Definitivamente a paciência é
uma virtude que poucos possuem. Nem todos se contentam em ir devagar
ao seu destino, ficar horas no anda-e-pára do trânsito,
encarar um engarrafamento na volta para casa... Certamente aqueles
que conseguem chegar a este grau de paciência não levam
a vida corrida de Euller. Ex-proprietário de um VW Gol G3
Prata 1.6, Euller cansou do desempenho pacato de seu VW e não
pensou duas vezes antes de partir pra cima do bloco do motor AP
e preparar seu carro de uso diário com alguns “quitutes”.
Originalmente 1.6, este G3 recebeu completa e fina preparação
para andar forte e rápido. A cilindrada do motor foi aumentada
por retífica com o uso do virabrequim de motores AP 1.8L
(86,5mm de diâmetro), bielas de 1.8 forjadas e também
pistões forjados de 92,5mm. O cabeçote recebeu um
bom trabalho de polimento de dutos e suas válvulas foram
substituídas por outras maiores de 40mm na admissão
e 33mm no escape. Para controlar a abertura dessas válvulas,
entrou em cena o comando que equipava o famoso Gol GTS: 0,49G. Com
o motor lacrado e pronto para receber mais fôlego, eis que
entra em cena a turbina Master Power .50 empurrando para dentro
do motor nada menos que 1,3Bar de pressão. Toda essa pressão
é controlada por duas válvulas: Uma de alívio
e outra de prioridade da Belquip que não “abrem o bico”
quando a turbina gira forte. Para dar conta de tamanha pressão,
Euller providenciou velas NGK P9EVG que recebem energia de cabos
de velas siliconados da MSD de 8,8mm de diâmetro.
Alimentando toda a cavalaria, uma bomba elétrica de Gol GTI
manda álcool sob pressão pela linha em mangueiras
especiais que despejam o combustível nos quatro bicos originais
trabalhados para maior vazão e um bico suplementar. Esses
bicos são coordenados pelo módulo de injeção
Digipulse Full. Todo o escape foi feito em canos de 2,5” para
dar a vazão necessária aos gases gerados pela usina.
A preparação ficou a cargo de Luis Cláudio,
o Kado, da Neo Motorsports.
Completo de fábrica, o Gol contava com ar-condicionado, vidros
e travas elétricas. Como o painel da versão 1.6 já
conta com conta-giros, o proprietário apenas se preocupou
em manter-se bastante informado com o funcionamento do motor instalando
num console sobre o porta-luvas, manômetros da pressão
de óleo, combustível e turbo da linha Competition
fabricados pela argentina Orlan Rober juntamente com um hallmeter
da brasileira ODG. Logo abaixo do MP3 Player, o módulo Full
controla o funcionamento do bico auxiliar.
Com o carro rodando forte, foi preciso re-pensar alguns pontos importantes
para se ter segurança nos passeios rápidos que Euller
faz pela cidade, por isso utilizou molas esportivas para segurar
o carro nas arrancadas (não deixando a dianteira “passarinhar”)
e nas desacelerações. Isso fez com que o carro ficasse
levemente mais baixo, agregando além de segurança
um ar de rebaixado que faz par com as enormes rodas Orbitais de
17” calçadas com pneus Champiro 205/40-ZR17”.
Com faróis de máscara negra e milhas embutidas no
pára-choque, este G3 não se inibe ao querer passar
por carros de maior cilindrada: É farol alto na traseira
de Audi, BMW e Mercedes e um belo espirro ao passar para que os
motoristas não fiquem chateados ao ver um simples VW Gol
passando rápido, afinal este não é um Gol simples.
Apressado, Euller não tem tempo a perder e acelera fundo. |