Sossegado, assim é
Renato Malcotti (mais conhecido nos fóruns como Blue
Jazz). O apelido utilizado faz jus e é exclusivo,
afinal, qual outro Uno Turbo possui a belíssima tonalidade
utilizada primeiramente nas peruas Audi RS4?
Renato adquiriu seu Uno Turbo ‘94 praticamente por
acidente. Em uma viagem à Rio Verde, voltando do
Mato Grosso, Renato viu o carro parado em uma churrascaria
e ficou encantado. Buscou saber de quem era e apresentou-se
como proprietário do veículo o churrasqueiro
do restaurante. O carro apresentava a estrutura bem conservada
e estava financiado, porém, o ex-proprietário
não estava conseguindo pagar o financiamento do veículo
e Renato logo fez uma proposta irrecusável. O contrato
verbal foi fechado e Renato voltou para Brasília
com o carro já pensando em um projeto inédito
para o primeiro carro turbinado fabricado no Brasil.
“Na parte mecânica a primeira idéia era
fazer um 1.4 forte com um turbinão e nitro,mas logo
foi deixada de lado pois o nitro não casaria bem
no projeto por se tratar de um motor de baixa litragem.”.
Para o a parte interior e de estética, o projeto
visava bancos concha fixos e pintar o carro de branco pérola.
Porém, em uma de suas viagens à São
Paulo, Renato viu a cor que mudaria drasticamente seus planos
em uma Audi RS4: O Blue Jazz. Começaram então
os encontros e desencontros de um projeto que se tornaria
referência em personalização, bom gosto
e desempenho.
Como nem tudo são flores, alguns imprevistos aconteceram.
Levado a uma empresa de funilaria e lanternagem por indicação
de um conhecido, o responsável pela pintura do veículo
sumiu com algumas peças originais do veículo
como partes do teto-solar, estribos e interior. Após
o incidente, Renato conseguiu adquirir novamente todas as
peças faltantes e encaminhou o Uno Turbo à
outra empresa para que fosse realizada a pintura. Já
com a pintura em perfeito estado, o carro foi encaminhado
à Flash Turbo em Brasília e por conta de uma
goteira o carro teve que ser novamente repintado, mas todo
o trabalho valeu a pena. A cor naturalmente esportiva chama
atenção e se destaca dentre tantos outros
Unos Turbos.
Mas o projeto ainda estava apenas começando. Com
a parte estética pronta, o pessoal da Flash Turbo
tratou de elevar a cilindrada deste Uno para 1.6L que posteriormente
cairia nas habilidosas mãos de um grande amigo de
Renato, Rodrigo da VTEC Powerchips para um ótimo
acerto da centra eletrônica GM, mas isso é
assunto para daqui a pouco. O cabeçote recebeu um
extenso trabalho de fluxo executado pela Paula Faria de
São Paulo com válvulas de escape em 42mm com
molas mais rígidas para evitar a flutuação
destas em altas rotações e uma leve abertura
do coletor de admissão. Os pistões e bielas
agora são forjados da marca Iapel e previnem o motor
contra indesejáveis quebras. Com a cilindrada aumentada,
cabeçote trabalhado e nova turbina, um novo comando
foi encomendado à Sobe e tem graduação
282º x 292º específico para carros turbos
de rua. A turbina utilizada é uma APL 525 atualmente
regulada para gerar 1,8Bar de pressão por válvula
blow-off da Belquip e o excesso é despejado pela
de prioridade também Belquip, pois o carro está
em fase de amaciamento. “Após essa etapa, a
pressão vai ficar em 2,2Bar” – Afirma
Renato. Todo o sistema de injeção é
derivado do Corsa MPFI que conta com nada menos que oito
bicos. Trabalhando na bancada primária , controlado
pela injeção GM, estão quatro bicos
da Blazer 4.3 V6. Na bancada secundária observam-se
os quatro bicos originais do Uno Turbo que começam
a atuar já aos 0,6Bar e são controlados por
um módulo HIS. As encarregadas por enviar álcool
aos bicos são duas bombas elétricas de GTI.
Para dar vazão aos gases gerados, o escapamento é
inteiramente em aço carbono de 2,5” desde o
coletor até a ponteira, passando por apenas um abafador.
O sistema de ignição é composto por
bobina GM do tipo cabeçuda, cabos de velas de 8mm
da americana MSD e velas frias de grau 9 da Eletrospark.
O acerto final ficou por conta do Rodrigo da VTEC Powerchips
que dedicou-se bastante para poder acertar toda o “maquinário”.
Num trabalho esmerado, nota-se que o acerto do chip central
contribui para uma marcha lenta lisa, sem engasgos ou falhas
a cerca de 900 Rpm. A subida de giro é tão
limpa quanto a marcha lenta, cortando à altos 7.800
Rpm por um pré-corte da ODG e não apresenta
os incômodos “buracos” que se observa
em carros preparados sem o devido acerto. Definitivamente
o trabalho dedicado por Rodrigo fez a diferença no
funcionamento. “O cara parou tudo o que estava fazendo
para se debruçar em cima da central eletrônica
do Blue Jazz, não tenho como agradecer o trabalho
e a dedicação do Rodrigo. O cara foi muito
amigo.” – declara Renato. A falta de dinamômetro
em Brasília nos faz dever a cavalaria gerada, “mas
menos de 250cv eu te asseguro que não tem. O carro
é ignorante nas acelerações”,
complementa o proprietário muitíssimo satisfeito
com seu Blue Jazz.
Externamente nota-se o cuidado e a atenção
nos detalhes. O carro possui todos os logotipos originais
da versão mais brava dos Unos, faltando apenas a
faixa degradê que corre pelas portas. “Tenho
as duas originais em casa, mas ainda não tive tempo
para colocá-las”. As rodas utilizadas são
as belíssimas Binno B1080 calçadas em baixos
pneus Yokohama da linha A.Drive de medidas 205/40-17”
que sofrem para tracionar a cada troca de marchas, esmerilhando
o asfalto a cada troca de marchas. A embreagem de 1.200
libras da Displatô transmite bem o tranco e nessa
hora quem sofre são os pneus.
Para segurar o carro em arrancadas mais fortes, a eficiente
suspensão original conta com o reforço de
um “H” na estrutura inferior para não
forçar demais a estrutura do veículo, mas
que mesmo com todo o aparato ainda castiga o monobloco do
Uno. Os quatro amortecedores originais foram re-trabalhados
para maior carga e na traseira, o feixe de molas perdeu
a mola menor. Para frear, o Uno Turbo Blue Jazz utiliza
apenas o sistema original. “Esses freios são
bons nem para a versão original, mas já tenho
para instalar o kit de freios do Tempra Turbo com discos
ventilados na dianteira e sólidos na traseira”,
informa Renato.
Internamente o Uno Turbo é completamente original.
Bancos, volante, forrações... Absolutamente
tudo é como veio de fábrica, mas com alguns
“extras” para manter o motorista/piloto sempre
bem informado. No local originalmente ocupado pelo cinzeiro
encontram-se três manômetros de 60mm da Orlan
Rober que são responsáveis por informar a
pressão da turbina e das duas bombas de combustível.
Mais abaixo, encontram-se os manômetros de pressão
do óleo e o hallmeter. No porta-moedas estão
instalados os módulos HIS e o pré-corte da
ODG que também controla a shift-light instalada ao
lado do painel original. No interior não podiam faltar
os cintos de segurança vermelhos e Renato conseguiu
todos zerados em concessionárias que, por incrível
que pareça, algumas ainda possuem raras peças
em estoque.
Por mais sossegado que o proprietário pareça,
ele curte mesmo é acelerar. Além deste Uno
Turbo Blue Jazz, Renato ainda guarda na garagem um outro
Uno Turbo ’95 vermelho que roda com escape de 2,5”
e turbina GT25 e uma BMW M3 que está encostada para
receber um empurrãozinho extra de um caracol. Por
isso Renato parece ser tão calmo, também,
com tantas válvulas de alívio para o stress
cotidiano, fica fácil entender o porque.
Renato agradece ao apoio dos amigos do Uno Turbo Clube do
Brasil, Flash Preparações e ao amigo Rodrigo
da VTEC Powerchips por toda a atenção, carinho,
trabalho e apoio empregados na realização
de seu projeto em forma de reconhecimento pelos esforços. |
Ficha Técnica |
Marca: Fiat
Veículo:
Uno Turbo
Ano: 1994
Motor: Fiasa
1.600cc, 8 válvulas, cabeçote
Paula Faria trabalhado em bancada de fluxo,
turbina APL 525,
8 bicos injetores, válvula blow-off Belquip,
válvula de prioridade Belquip, pistões
e bielas forjadas Iapel, comando Sobe, escape
em 2,5” com abafador, cabos de velas MSD
8mm, velas Eletrospark grau 9, sistema de injeção/ignição
MPFI.
Embreagem: Displatô
- 1.200 Lbs
Suspensão:
Molas dianteiras originais, feixe traseiro re-trabalhado,
amortecedores re-calibrados para maior carga.
Freios: Sistema
original do Uno Turbo
Rodas/Pneus:
Binno B1080 7x17”, pneus Yokohama A.Drive
205/40-17”
Exterior: Abertura
das portas por controle remoto.
Interior: Cintos
de segurança vermelhos, manômetros
Orlan Rober Competition 60mm, módulos
Pré-Stage ODG, HIS, Shift Light, painel
original re-calibrado
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Flash Turbo
SDEM Qd. 03 Conj. A Lt. 20
Setor M Norte - Taguatinga - DF
Tel: (61) 8448-6148
VTEC Powerchips
Tel: (61) 3233-9627 / 8132-3006
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