Um dos maiores sucessos da indústria
nacional, o VW Gol fez sua história e ainda hoje cativa inúmeros
fãs, principalmente em suas versões esportivas. A
história não foi diferente com Cristiano e Renato,
dois amigos que tratam seus exemplares a pão-de-ló
e muito zelo.
O primeiro carro nacional com injeção eletrônica
chegou ao mercado causando furor e quebrando alguns paradigmas.
A carroceria "quadrada" que tanto agradava aos entusiastas,
recebera no ano de 1988 o mesmo motor do VW Santana de quatro cilindros
e 2.000cc equipado com a injeção Bosh LE-Jetronic,
o GTi passara a desenvolver 112cv @ 5.600Rpm com torque de 17,5Kgfm
@ 3.400Rpm. Com o motor AP-2000i do Santana e uma carroceria de
pouco mais de 1.000kg, o VW Gol GTI era capaz de acelerar de 0 a
100km/h em 9,2 segundos e atingir a velocidade máxima de
185km/h. Estas marcas ajudaram a contruir a imagem de carro esportivo
que a VW tanto desejara.
Em 1991 a linha Gol ganhara novos traços e, principalmente,
novas rodas. Herdadas do carro-conceito Orbit, as famosas rodas
orbitais foram incorporadas aos GTI. Com novos traços arredondados
nos faróis, mas sem descaracterizar a linha, a versão
GTI ia ganhando cada vez mais admiradores mesmo com a chegada dos
Ford Escort XR3 e Chevrolet Kadett GSI.
Apaixonados por seus VWs, Cristiano e Renato vêem em seus
carros de uso diário a realização de sonhos,
ainda mais quando se nota o carinho com que tratam seus carros.
Ambos são os segundos donos dos exemplares.
Cristiano comprou seu GTI Amarelo Sunny a alguns anos e mudou pouquíssimas
coisas. Algumas foram por gosto pessoal, outras apenas para manutenção.
Fora da originalidade, ao se abrir o capô, encontra-se apenas
uma barra estrutural superior ligando as duas torres de suspensão
dianteiras. No inteiror apenas um CD-Player Sony CDXMP57 foge da
originalidade. No mais, é possível aproveitar todo
o conforto dos bancos Recaro com forração original
em ótimo estado e a comodidade da direção-hidráulica
em conjunto com o ar-condicionado.
As rodas orbitais "gominho" de 15" foram devidamente
calçadas com pneus Toyo Proxes4 e o veículo não
sofreu qualquer tipo de modificação na suspensão
e mantém sua maneabilidade e estabilidade intáctas.
Já o Gol GTI Branco Nacar de Renato deve estar pensando com
seus pistões: "Não poderia estar melhor."
Comprado também a poucos meses, este GTI já recebeu
um trato completo em relação à renovação
de peças e uma leve apimentada no motor.
Internamente, após a aquisição, o carro recebeu
novo carpete e mais nada. Os bancos Recaro ostentam a forração
original em ótimo estado e de quebra ainda possui o toca-fitas
original da linha VW Volksline da época de lançamento.
No motor, um trato para extrair um pouco mais do que os 112cv originais.
Um comando 276º orientado por uma polia regulável da
Beep Turbo ajudam o cabeçote preparado pela AD Performance
a melhorar o fluxo no AP2000i.
Externamente, Renato tratou de trocar as lanternas traseiras por
novas e retocar a pintura dos pára-choques para que ficasse
perfeito dentre outros detalhes mínimos, como o aro do emblema
"VW" traseiro e a substituição dos adesivos.
A suspensão recebeu um leve trabalho nas torres, deixando
a carroceria mais perto dos pneus Yokohama A.Drive de medidas 195/50-15"
que recobrem as rodas orbital "gomão".
Indiscutivelmente os dois exemplares são extremamente bem
cuidados e seus proprietários podem se orgulhar deles. Como
são carros de uso diário, não é difícil
ver pessoas se esforçando para acompanhar com o olhar os
passeios e as idas-e-vindas destes belos VWs.
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