A marca é Chevrolet. O esportivo? Corvette!
Que quando chegou ao mercado em sua primeira versão, em 1953,
foi considerado por muitos o primeiro veículo esportivo 100%
norte-americano. Próximo de completar seu 60º aniversário,
fica difícil imaginar alguma característica do modelo
que não seja relacionada a robustez, velocidade e desempenho.
Difícil, mas não impossível. Pois este modelo
2008, propriedade de um empresário brasiliense que prefere
não ser identificado, desmistifica o Corvette. Isso porque
o sistema multimídia desenvolvido pela Automundi, de Ribeirão
Preto, interior de São Paulo, faz com que os 400 cavalos
de potência gerados pelo motor sejam apenas um mero detalhe.
Mas de onde vem a ligação entre o proprietário
de Brasília e a oficina, do interior de São Paulo?
O próprio empresário é quem explica. “Há
mais de um ano eu fui a São Paulo comprar um Corvette. Mas
uma concessionária me deixou mais de seis meses na fila de
espera e desisti. Tempos depois, pela internet, fiquei sabendo de
um modelo que estava à venda em Ribeirão. Fui até
lá e comprei. Na própria concessionária, comentei
que desejava um som de qualidade e eles me indicaram a loja”,
conta. E na Automundi, o proprietário Luiz Fernando Pompei,
37 anos, explica que o sistema foi desenvolvido “com total
liberdade”. E prossegue. “Ele só não queria
perder o espaço do bagageiro e exigia conectividade total.
Além disso, fez questão de dizer que precisava de
potência e qualidade com a capota aberta ou fechada”,
diz.
SÓ PRIMEIRA LINHA
Com poucas restrições e uma pérola em mãos,
Pompei capitaneou o sistema a uma central multimídia Alpine
IVA W205, com tela integrada de 6,5” e compatibilidade com
Ipod e Bluetooth. Nas portas, o som é reproduzido por um
kit duas vias dB Drive 680.2 e, atrás, por coaxiais da mesma
marca, todos nos locais originais definidos pelo fabricante.
Já no porta-malas, para atender aos anseios do proprietário,
Pompei precisou utilizar seu conhecimento. “Precisamos virar
os subwoofers na direção do vidro, para criar o efeito
de palco sonoro e não perder a definição quando
a capota estiver levantada” explica. Dito e feito: os dois
reprodutores de graves da Clarion de 10” foram montados numa
caixa selada de 25 litros e dividem o espaço com um capacitor
digital dB Link 2F.
A potencialização fica a cargo de um amplificador
Alpine cinco canais, modelo MRA F350, que alimenta o estéreo
e outro, da mesma marca, mono, modelo MRD M1005 para os dois subs.
Changer Alpine S634, canal central dB Drive 640.2 e cabeamento completo,
conectores e porta-fusíveis Monster Cable são os outros
acessórios que compõem o projeto.
Sobre o desempenho do conjunto, Pompei afirma que a intenção
foi extrair o máximo das característcas de cada aparelho.
“O custo-benefício do projeto é excelente. Trabalhamos
com uma sobra de potência proposital nos subwoofers para que
eles pudessem trabalhar um pouco abaixo dos seus limites, o que
gera menos distorção e aumento da qualidade na reprodução”,
explica.
E é assinado embaixo por seu cliente, que vai além
e já faz planos pro futuro. “Esse carro merecia um
som de qualidade e esse sistema que tenho hoje me deixou muito satisfeito.
Porém, como alguém que gosta de som e nunca está
satisfeito, no próximo projeto quero algo ainda mais potente”,
revela.
A CEREJA DO BOLO
Ainda na Automundi, pequenas modificações no exterior
foram realizadas para dar um quê a mais de sofisticação
– é o caso da câmera de ré e sensor, para
auxiliar as manobras, kit de xenônio na luz baixa e faróis
de milha e máscara negra nas lanternas e faróis.
Além disso, aqueles generosos 400 cavalos que mal fazem sombra
ao qualificado sistema multimídia, foram obtidos através
de pequenas modificações na mecânica, como a
adesão de um kit de escape dimensionado Borla, novo filtro
de ar e remapeamento do chip de potência.
O empresário promete para o final do ano um projeto ainda
mais potente. Porém, para aumentar ainda mais o suspense,
ele não revela qual será o veículo, nem mesmo
se upgrades mecânicos e modificações no corpo
acompanharão o trabalho. Mas não há problema:
para outro projeto cinco estrelas, Car Stereo Tuning estará
sempre de portas abertas.
|