Uma concepção complexa, um imperfeito
pensar. Belo de se ver, empolgante de se andar. Resumo simples e
completo do que é customizar. Partindo de algo simples, evoluindo
a um pensamento mais complexo, chegando aos finalmentes e o conceber
de uma obra-prima. Um carro antigo, conservação impecável,
detalhes atraentes, olhares atraídos. Pronto, já estás
fisgado pela customização.
Partindo daquilo que é diferente e não distanciando-se
muito da personalização simples e criteriosa, João
S. W. Pachêco Filho, de 53 anos, ou simplesmente Pachêco
optou por um veículo luxuoso, completo e raro neste estado
de conservação para implementar uma customização.
A escolha recaiu sobre um Ford Landau da década de 80, um
dos últimos a serem produzidos. Com seu pujante motor 302”
(cerca de 5.0L) V8 trabalhado com carinho para render alguns cavalos
extras além daqueles 198 cv originais.
Os cabos de vela são MSD de 8.0mm e tem destaque garantido
no cofre do motor. A cor amarela destoa do cofre pintado em preto
fosco e das peças cromadas do motor, enquanto o bloco ganhou
pintura na cor laranja. Uma buzina marítima avisa aos mais
desatentos para saírem da frente pois ali está desfilando
um clássico brasileiro. O escapamento fora completamente
refeito desde o bloco com canos de 2,5” formando um 8x2 finalizando
em duas ponteiras RaceWay modelo SR5, logo após o pára-choques
traseiro. O responsável pela transmissão é
o câmbio na coluna de direção original.
Internamente o carro é um primor. O estofado em tecido lembra
enormes poltronas tamanho o conforto. Sem um trinco ou marca de
ressecamento, o painel original do Landau ostenta todos os comandos,
manômetros e sinalizadores funcionando perfeitamente. O toque
moderno aparece afixado por debaixo do painel em forma de um DVD
portátil com tela LCD de 7” que transmite o áudio
para um CD-Player Pioneer.
Externamente não é possível notar sequer uma
imperfeição na enorme carroceria do Landau. Parece
ter acabado de sair da fábrica, tamanho o zelo, cuidado e
carinho de Pachêco com seu Landau. Para cuidar bem de seus
brinquedos, Pachêco tem em casa uma mini-oficina onde é
possível realizar pequenos reparos e personalizações
em seus Ford´s. Além deste Landau, Pachêco também
é proprietário do Ford Ka com motor GM 1.6L da matéria
“
Transfusão
Cardíaca”.
O conjunto de rodagem merece um capítulo a parte. A suspensão
original teve suas molas encolhidas em pouco mais de 5 cm, o que
já foi o suficiente para o Landau praticamente rastejar.
A primeira impressão é de que o carro é dotado
de suspensão a ar e que basta apertar um botão para
que a imensa carroceria se erga e o carro ande. Ledo engano. O sistema
é fixo e, segundo o proprietário, o conforto não
foi afetado em nada. É de dar calafrios ao ver as gigantes
rodas Mangels modelo Driver de 8,5x20” calçadas com
pneus Yokohama Advan Sport 265/40-20” na dianteira e 265/50-20”
na traseira passando tão perto da imaculada carroceria do
sedan, mas não raspa em nada mesmo rebaixado. Pensando em
uma pintura mais discreta, Pachêco optou pelo modelo preto
brilhante com bordas diamantadas, deixando o luxuoso sedan com um
ar mais robusto e encorpado.
A idéia é simples mas requer bom gosto, a concepção
um pouco trabalhosa e exige experiência que Pachêco
acumulou ao longo dos anos. A beleza encanta e andar com um Landau
montado em aros 20” pela capital federal é de deixar
os passantes com torcicolo. Um custom simples mas que chama atenção
nos detalhes.