É impossível ficar indiferente
ao ver uma bela mulher passar. Esteja ela perto ou longe, sua estonteante
beleza é capaz de chamar atenção até
mesmo do mais fiel dos homens. Uma bela mulher é capaz de
fazer com que homens sérios e centrados percam a cabeça,
nem que seja por poucos instantes.
Assim acontece hoje em dia e aconteceu em 1959 quando o então
presidente da Datsun (hoje Nissan), Katsuji Kawamata decidiu homenagear
o musical “My Fair Lady”, que assistira na Broadway
com um emblema “FairLady” no Datsun SP212.
O divertimento do Sr. Kawamata rendeu àquela linhagem uma
insígnia que fora passada de geração em geração
e hoje repousa sob o domínio da linha 350Z, um típico
esportivo japonês. A linhagem “Z” vem desde o
Datsun 240Z de 1970 e denomina os veículos esportivos da
marca. Do 240Z, o Nissan 350Z FairLady herdou também alguns
traços marcantes do desing, tanto interno quanto externo,
mas com grande personalidade para o modelo atual e também
semelhanças na configuração, logicamente com
grandes melhorias tecnológicas.
Foi justamente esse modelo que cativou o brasileiro residente nos
Estados Unidos, Victor Francisco, de 23 anos. “No dia em que
fui comprar este carro estava na dúvida entre ele ou um Audi
TT com bancos de couro, conversível e com tração
Quattro. Estava quase comprando o Audi, mas de última hora
decidi comprar o 350Z. Me chamou atenção seu desing
e o estilo” – relata. É fácil compreender
o fascínio que o belo coupé prata exerce. Baixo, desing
exclusivo e com ótimos equipamentos, é um dos carros
mais comercializados em seu segmento.
Para não correr o risco de se deparar com um modelo igual
ao seu, Victor tratou de adquirir rapidamente um jogo de rodas Stern
modelo ST-2 de 19” calçadas com pneus Falken GR3 FK451
de medidas 255/40-19”. A suspensão e os freios permaneceram
originais pois o motor não sofreu qualquer tipo de alteração.
Originalmente equipado com um motor de 6 cilindros dispostos em
“V” a 60° de 3.5 litros (VQ35DE) com sistema de
comando de válvulas variável (CVTCS) capaz de gerar
287cv @ 6.500rpm e 247lb-ft de torque, este 350Z faz de 0 a 100km/h
em 5,7 segundos e chega à velocidade máxima de 250km/h.
O responsável por mandar toda a potência para as rodas
traseiras é um câmbio de 6 marchas seqüenciais.
Apenas “isso” o torna um brinquedo tão interessante.
Internamente a esportividade exala por todos os cantos do interior.
Contando com apenas dois lugares, os bancos concha são forrados
em couro e as pedaleiras são em alumínio. O volante
de três raios tem o tamanho exato para uma tocada precisa
e a posição de pilotagem é perfeita com o câmbio
na altura certa e bem ao alcance. Mais três mostradores analógicos,
logo acima do GPS System, mantêm Victor informado constantemente
sobre as condições do carro.
A outra alteração efetuada diz respeito ao sistema
de som. No local originalmente ocupado por um toca-fitas, agora
consta um DVD Player Jensen modelo VM9511TS com tela retrátil
e touch-screen. Os auto-falantes permaneceram originais mas nem
por isso devem ser menosprezados pois tratam-se de dois kits de
2 vias Bose devidamente instalados nas portas e logo atrás
dos bancos. Detrás dos bancos também se encontram
dois subwofers de 10” da Bose que, tocando forte no pequeno
habitáculo, fazem o som de qualidade e graves a satisfazerem
até mesmo os mais exagerados.
“O carro, aos meus olhos já era bonito, por isso apenas
comprei as rodas pra dar um toque a mais". É como uma
bela dama que vai retocar a maquiagem e faz mais um coração
apaixonado.
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