De muito já se sabe da existência
das famosas Autobähn. São estradas localizadas na Alemanha,
onde não existe limite de velocidade. Por lá, Ferraris,
Porsches, Lamborghinis, dentre outros bólidos, circulam em
velocidades muito acima dos 200 km/h.
Para esse tipo de ambiente “veloz”, a Volkswagem desenvolveu
o motor 1.8 Turbo de que equipa o Golf, Jetta (o Bora de lá)
e o Passat que foram importados para o Brasil. Para muitos, um motor
com 150 cv de potência e 21,4 kgf, chega a ser exagero. Para
outros, parece que falta alguma coisa a mais.
Para Jean Paul (JP como é conhecido pelos amigos), esses
150 cavalos de seu VW Passat ´99 eram na verdade pôneis
e ele queria um pouco mais. Enviou seu “pacato” sedan
de “caminhão-cegonha” para São Paulo aos
cuidados da Herrera Motors para colocar uma pimenta extra no motor
e fazer com que as retas da Capital Federal ficassem um pouco mais
curtas.
Já nas mãos dos habilidosos preparadores da Herrera,
a turbina ganhou um kit de up-grade tendo sua parte quente aumentada
para .46 e a parte fria para .50, um intercooler de grandes dimensões
que ocupa toda a grade inferior central do para-choque dianteiro,
filtro de ar de duplo fluxo e um bico injetor pra ajudar na alimentação
controlado por módulo HIS. Foram trocadas a bomba de combustível
e a válvula de alívio que agora é uma blow-off
feita artesanalmente na Herrera Motors.
Tudo isso aliado à um bom re-mapeamento do chip, fez com
que o motor saltasse sua cavalaria para 337 cv a 5.700 RPM com o
torque de 33,0 kgf a 3.800 RPM. Agora o Passat roda consumindo álcool
para render ainda mais. Resumindo em miúdos: agora os pôneis
são alazões!
Para controlar o motor, foram instalados no confortável interior
do sedan três belos manômetros da linha Cobalt da AutoMetter,
com iluminação azulada, na coluna ao lado do motorista.
São eles: Turbo, Combustível e HallMeter (mede a mistura
do ar e do combustível).
Para controlar seu novo haras, JP trocou as rodas originais de 16”
por um jogo de Mangels modelo Winner5 de, assentadas em baixos Michelin
Pilot 225/45-17” o que conferiu ao visual do carro, um ar
bem menos “patrão” e bem mais esportivo!
No interior, a única alteração estética
foi a troca da manopla de câmbio por uma Momo. Para ouvir,
foi instalado um toca CD Sony Mp3 no local do toca-fitas original,
um módulo Technik de 1.000w e um subwofer de 12” da
Bravox para auxiliar os falantes originais do veículo. No
mais, nada foi alterado, pois o sedan já vem completo de
fábrica.
“Já dei 270 km/h nesse carro, mas como os freios ainda
não foram alterados, fiquei com medo de pisar e não
conseguir parar, aí aliviei.” Como se pode ver, esse
Passat está no ponto pra andar em Autobahns. Ah se tivéssemos
isso aqui no Brasil...
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