Segundo as escrituras
religiosas, Deus criou o mundo em sete dias. Nesse tempo
teve que trabalhar bastante para criar, modificar, dimensionar
e finalizar todo o projeto de vida planejado para os habitantes
de Seu mundo. Se isso é verdade, lá pelo quarto
dia de trabalho, Deus inventou a partir do metal, a forja,
dando ao homem a capacidade de criar e inventar utilidades
para este material. Com conseqüentes quebras em seus
motores e peças, o homem achou uma ótima aplicação
para esta forma de tratamento do metal: sua utilização
em pistões e bielas. Desta forma, reduziu-se drasticamente
a chance de quebras e trincas nos motores mais preparados.
A Equipe da Cordova Special Motors foi abençoada
com essa capacidade de aplicar metais forjados à
indóceis motores, fazendo isso muito bem neste Chevrolet
Vectra 2006 de propriedade de Luciano Fernandez. Sim, você
está lendo certo. Este é dos novos modelos
que mal saíram da fábrica. Luciano mal acabou
de assinar a nota fiscal para entregar as chaves à
preparadora para ver seu novíssimo sedan, render
bem mais que outros Vectras pacatos que vemos todos os dias
pelas ruas.
Já completo de fábrica, este sedan conta com
várias mordomias para seu motorista (ou seria piloto)
e seus passageiros. Bancos e laterais das portas em couro,
controles do sistema de áudio no volante, ar condicionado
digital, trio elétrico, computador de bordo, ABS,
toca CD com MP3... são algumas regalias que a montadora
ofereceu para o motor de 2.0 litros puxar. Mas sempre há
quem se revolte com a pouca potência e baixo torque
dos modelos originais. Desta forma o proprietário
buscou uma nova alternativa para sanar suas necessidades
humanas e de quebra, agregar ao visual do Vectra um ar mais
jovial e esportivo.
Logo as rodas originais de 16” deram adeus. Em seus
lugares entraram belíssimas TSW Pace de 17”
devidamente revestidas com pneus Toyo Proxes 225/50”.
Para segurar o sedan nas aceleradas mais fortes sem deixar
a dianteira empinada, entraram em cena novas molas feitas
sob encomenda em São Paulo que deixaram a carroceria
mais perto do solo e de quebra asseguraram uma estabilidade
ainda melhor ao sedan da Chevrolet. Para garantir a iluminação
ao motorista/piloto um kit xenon de 8.000k clareia as estradas
por onde o sedan costuma espirrar.
Encostado na preparadora Cordova, o sedan recebeu das mãos
do preparador Fernando, um acerto fino para saciar a sede
de turbo de Luciano. Uma turbina Master Power APL 240 empurra
o ar para dentro dos cilindros, fazendo o endemoniado Vectra
deixar para trás muito esportivo desavisado da capacidade.
Para não correr um risco grande de quebras, Luciano
providenciou um jogo de pistões e bielas forjadas
para seu 2.0L. Agora o motor bi-combustível trabalha
apenas com álcool e recebe o auxílio de dois
bicos suplementares monopontos, comandados por um módulo
HIS enquanto o chip de injeção/ignição
foi re-mapeado para se adequar aos novos parâmetros.
Para resfriar o ar que vai para a admissão através
de canos de aço carbono em 2,5”, um intercooler
foi providenciado para “gelar” a mistura. Atualmente
a turbina trabalha sem filtro de ar devido ao seu posicionamento
restritivo e uma blow-off alivia a pressão de trabalho
enquanto uma wastegate regula toda a pressão da linha.
Dando vazão à queima, o escape foi todo re-feito
em canos de 2,5”, o que produz um ronco grave e instigante
que pede cada vez mais peso sobre o pedal direito.
Para observa a quantas “gira” o motor, Luciano
instalou em um suporte na coluna “A” três
manômetros Auto-Gauge da linha Smoke para monitorar
constantemente o motor. Estão presentes os manômetros
de pressão do óleo, turbo e da linha de combustível.
Ao lado do volante, na parte inferior, avistam-se o módulo
HIS e um hallmeter (também Auto Gauge) para manter
o condutor informado da mistura ar-combustível.
“Tendo Deus Terminado a obra que tinha feito, ao sétimo
dia descansou do seu trabalho, e ordenou que roncassem os
motores. Ele abençoou o sétimo dia como o
domingo da arrancada e o consagrou...” Amém! |
Ficha Técnica |
Marca: GM
- Chevolet
Veículo: Vectra
Modelo: Advantage 2.0
Ano: 2006
Motor: 2.0L 8 válvulas;
turbina APL 240; bicos auxiliares monopontos
controlados por módulo HIS, intercooler
frontal; pistões forjados, bielas forjadas;
válvula blow-off, chip re-mapeado, escape
em 2,5”
Suspensão: Molas esportivas
- Eibach
Freios: Originais
Rodas/Pneus: TSW Pace 17”
/ Toyo Proxes 225/50-17”
Exterior: Xenon 8.000k
Interior: Bancos e laterais
de porta em couro negro; manômetros de
óleo, combustível e turbo - Auto
Gauge Smoke; hallmeter;
módulo HIS.
-------------------------------------------
Cordova Special Motors
SOF Norte qd. 04 conj. B Lt. 10
Tel: (61) 3465-2240
|
|
|
|