Zwitter - Ramstein
"Ich bin alleine doch nicht allein
ich kann mit mir zusammen sein
ich küsse früh mein Spiegelbild
und schlafe abends mit mir ein
wenn die anderen Mädchen suchten
konnt ich mich schon selbst befruchten
so bin ich dann auch nicht verzagt
wenn einer zu mir "Fick dich" sagt
Zwitter
ich bin so verliebt
Zwitter
Ich bin in mich verliebt"
Pode até parecer complicado ler e entender a letra da música
acima, e realmente é! Zwitter em alemão significa
"hermafrodita", aquele que possui os dois sexos em um
só corpo. Quer coisa mais complicada que isso?! Enfim, assim
também são conhecidos os VW Fuscas fabricados entre
Outubro de 1952 e meados de 1953 e foi assim apelidado por possuir
as características dos modelos "Split" e "Oval"
misturados em um só carro. Brincadeirinha de mau gosto, hein?!
A dupla janela traseira é característica dos modelos
"Split", mas internamente o painel não ostenta
os dois porta-luvas característicos dos modelos mais antigos,
e sim um painel mais harmonioso e com apenas um porta-luvas. A lenda
reza que o nome foi dado por um grupo de VWs ingleses na década
de '70 para apelidar essa safra produzida por aproximadamente seis
meses.
Rodrigo Speltri é o proprietário deste belo exemplar
que circula constantemente pelas ruas de São Paulo. O modelo
é um dos primeiros exemplares de '53 (primeira série)
e fora restaurado mantendo os padrões originais, mas apenas
na restauração...
Externamente o que mais chama a atenção no Zwitter
são as belas rodas nacionais da extinta Fumagalli. Confeccionadas
em aço e com um desenho bastante peculiar, as rodas apresentam
medidas distintas, sendo as dianteiras de medidas 5,5x15" calçadas
com pneus 185/55-15" e as traseiras de medidas 7x15" com
pneus 205/55-15" que devido à formação
do conjunto, conferiram ao veículo um ar bastante encorpado.
A suspensão dianteira conta com duas catracas (superior e
inferior), sendo encurtada em 3cm e os facões traseiros foram
apenas regulados. Sobre o a tampa do motor está uma grelha,
conhecida como "dentadura de baiano", cromada e as sinaleiras
laterais no estilo "bananinha", juntamente com o capô
em formato de "W", os vidros laterais traseiros basculantes,
as telas mosquiteiras nos vidros laterais dianteiros e as lanternas
bipartidas completam o charme deste Zwitter.
Internamente toda a forração foi re-feita seguindo
o estilo original, inclusive com o vaso de flores no painel. O volante
"asa de morcego" original recebeu uma capa de couro bege
trançado para melhorar a condução e o visual
interno. Rodrigo instalou um toca-fitas Pioneer KP500, o primeiro
da marca no Brasil, logo abaixo do painel com o auto-falante instalado
por detrás do painel, em local original.
O motor e o câmbio foram substituidos por conjunto 1.600cc
a ar dos VWs mais modernos com carburação simples,
mas sendo o motor travestido de 1.200cc e o câmbio utilizando
semi-eixos dos motores 1.200cc por serem mais curtos e melhorarem
o desempenho do simpático Zwitter. Rodrigo ainda encontrou
um galão de reserva de 5 litros de época e logo tratou
de instalá-lo. O novo conjunto deixou o VW com mais ânimo
e disposição, inclusive para encarar subidas de serra,
como o Pico do Jaraguá, onde boa parte das fotos deste ensaio
foram feitas.
No Brasil, esta geração é bastante rara e modelos
em péssimo estado de conservação são
vendidos a preços que beiram os dois dígitos de milhar.
Encontrar um Zwitter pelas ruas não é nada fácil,
mas se você mora em São Paulo, pode ter a chance de
encontrar um deles pelo caminho, passeando no final de semana. Se
o vir, olhe em volta. Muito provavelemente ele estará acompanhado
por mais alguns VWs a ar devidamente personalizados com acessórios
de época, pertencentes aos membros do grupo Brazilian Folks
( http://www.brazilianfolks.blogspot.com
). Apreciadores do movimento Old School originado nos EUA
nas décadas de '50 e '60, os carros do grupo apresentam um
visual extremamente cuidado, com vários detalhes característicos
e alguns deles rodam baixo e com belas rodas remetentes ao estilo,
como o Zwitter de Rodrigo.
Hoje as rodas Fumagalli não estão mais instaladas
e o Zwitter'53 aguarda ansiosamente por um jogo de rodas BRM de
15" importadas para tornar o conjunto, acredite, ainda mais
harmonioso.