Harmonia. Esse é o principal adjetivo
desse Brava HGT 2005 de propriedade de Alexandre, conhecido como
Xandy, desde Janeiro de 2005. Com um projeto em mente e uma dúvida
na cabeça (ele não sabia se comprava um Marea ou um
Brava), Xandy optou pelo Brava e sempre primou por beleza e qualidade
na execução dos serviços efetuados em seu carro.
Buscando um visual mais agressivo para o hatch médio da Fiat,
as alterações foram sempre bem pensadas antes de executá-las,
para que não houvessem atropelos. Dessa forma a grade dianteira
foi substituída pelo modelo do Marea 2.4, o capô cedeu
espaço para o do Marea Turbo (com agressivas saídas
de ar) e o pára-choque dianteiro perdeu a grade inferior,
ganhando aletas de alumínio um spoiler integrado da Personal
Parts. Na lateral, o spoiler toma o lugar da discreta saia original,
enquanto na traseira, o pára-choque recebeu um discreto e
bem integrado spoiler também da Personal Parts, que completa
o body-kit.
Para não fazer feio, rodas originais de 15” da série
HGT foram encostadas dando espaço para as TSW Evo-R de 17”
com detalhes na cor da carroceria e recobertas com pneus Toyo Proxes
FZ4 de medida 205/40-17. Como a distância dentre pneu e lataria
ficou completamente desproporcional, Xandy providenciou molas esportivas
e amortecedores da paulistana TAG para reduzir a altura do conjunto
sem sacrificar o conforto. E o que é melhor, tudo legalizado.
Por falar em conforto, vamos adentrar à sala de estar do
Brava. O interior foi completamente forrado com couro caramelo!
As coifas de câmbio e freio de mão receberam esse mesmo
acabamento, juntamente com a forração parcial das
portas. Um luxo! O painel recebeu pintura em prata para destacar
e passar um ar de aço escovado, enquanto o volante original
deu Adeus e para seu lugar, providenciou-se um Shutt da linha Nitroxx
com acabamento vermelho para casar com a pintura externa. Ainda
da Shutt, avistam-se a manopla de câmbio modelo Vulcan, pedaleiras
e soleiras da linha Shuttuner com acabamento em fibra de carbono
e aço inox.
Para tornar o ambiente interno mais “aconchegante”,
um verdadeiro arsenal sonoro foi providenciado. No porta-malas estão
alojados dois subwoofers de 12” da Pioneer, modelo 306C; no
tampão traseiro, devidamente personalizado estão as
duas TS 6996 da Pioneer e logo abaixo, quatro cornetas QSL e dois
tweeters ST302 da Selenium. Nas portas, foram instalados kits de
médias freqüências da Beyma, que possuem uma qualidade
indiscutível. Para empurrar tudo isso, foram providenciados
um módulo Pyramid 1000 Pro e um Pile Drive 4.1n da Aquarius.
Da Pyramid ainda é o crossover que divide a freqüência
dos falantes, modelo CR-82. Todo o aparato é comandado pelo
DVD/CD da Booster BMTV-8500DVD, que possui tela de 7” automatizada.
Com isso o interior do Brava de Xandy ficou um espetáculo.
Com tanto visual e som, o motor não poderia ficar esquecido.
Foi convertido para álcool, recebeu um chip, remapeando sua
potência e um filtro esportivo. O escape recebeu duas ponteiras,
tornando o ronco do motor 1.8 16v um urro aprazível aos ouvidos
sensíveis.
Esse carro é uma síntese daquilo que bom gosto e paciência
podem fazer. Nada de emendas, recortes ou serviços mal concluídos.
Se cruzar com ele na rua, não provoque. A pimenta é
vermelha, o sangue é forte e esse não é apenas
mais um tuning qualquer.
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