Reza a lenda que apenas cinco carros destes
foram produzidos. Todos com placas GKU-46** e foram inicialmente
de propriedade de executivos da Fiat na época do lançamento.
Esta cor foi utilizada como chamariz para os comerciais de lançamento
do Uno Turbo em 1994, que em conjunto com pára-choques redesenhados,
saias laterais e spoilers integrados, além de um belo motor
1.4L Turbo fizeram deste, o primeiro carro turbo nacional de fábrica.
Dos ditos 5 carros, de apenas três se tem notícias.
Um deles está em Brasília, um em Goiânia e outro
em Rio Verde e este último é o alvo desta matéria.
De propriedade de Kennedy, este Uno Turbo foi mantido original até
onde era possível, mas ainda assim, alguns itens foram adicionados
visando maior personalidade (como se precisasse...).
Comprado em Santo André-SP, este Uno Turbo encontrava-se
em bom estado de conservação, mas apenas "bom"
não era o suficiente para Kennedy que re-fez toda a suspensão,
motor e freios do carro, além de dar um trato completo na
elétrica e exterior do veículo.
Um motor parcial novo foi colocado no local do anterior assim como
uma nova turbina. Todos os parâmetros foram verificados e
sensores foram trocados quando da revisão completa, deixando
o carro praticamente novo. A suspensão recebeu a mesma atenção
e foram trocadas buchas, batentes, bandejas e demais peças
como amortecedores foram instaladas novas. Um zelo extremo com um
dos carros esportivos nacionais mais raros do país.
Nenhum dos Modenas sairam de fábrica com ar-condicionado
e nem teto solar. Ao menos um destes problemas foi resolvido com
a instalação de um teto solar elétrico da Webasto.
No motor, a tampa de válvulas foi pintada de amarelo, mas
nenhuma outra alteração ou melhoramento foi feito
no bravo motor 1.4L de 8 válvulas capaz de gerar 118cv @
5.750Rpm enquanto o torque era de 17,5Kgfm @ 3.500Rpm. Tudo isso
aliado a um baixo peso de 975Kg, fazia com que o Uno Turbo acelerasse
de 0-100km/h em apenas 9,2 segundos e atingisse a velocidade máxima
de 195km/h. Um verdadeiro foguete sobre rodas que até hoje
faz sucesso entre os apaixonados.
A intenção do proprietário é fazer deste
Modena um dos, senão o mais conservado Uno Turbo do Brasil.
Para isso ele não anda economizando esforços. Hoje
o carro está avaliado em cerca de R$ 20.000,00 e ao menos
metade deste valor já foi gasto com revisões, manutenção
e peças que, além de raras de serem encontradas, são
caras.
Internamente, poucas mudanças são notadas, já
que o interior completo não aceita bem muitas perfumarias.
O painel de instrumentos foi completamente re-grafado e seu fundo
foi pintado de amarelo para combinar com a cor da carroceria. Uma
coluna de instrumentos agora ajuda o proprietário a acompanhar
melhor o desempenho do motor demonstrando através dos equipamentos
a mistura de ar/combustível (hallmeter), manovacuômetro
e pressão da linha de combustível, além de
um discreto shift-ligth que avisa a hora correta da troca de marchas
para não exceder o giro do motor e colocar em risco esta
preciosidade.
Como "exclusividade de fábrica" não é
o suficiente, Kennedy acabou de adquirir um sistema completo de
ar-condicionado original dos Unos Turbo fabricados em 1995 e em
breve efetuará a instalação, tornando seu exclusivo
Modena, ainda mais particular já que nenhum dos cinco Unos
Turbo desta cor foram fabricados com este acessório.
Desenhado por Giorgetto Giurgiaro em 1983, o Uno continua em produção
até hoje sob o nome de Mille, mas o Uno Turbo foi descontinuado
pela Fiat em 1996 tendo uma curta e marcante tragetória,
mas que certamente já fez (e ainda faz) muitos proprietários
felizes, assim como já fez vários outros proprietários
de veículos "esportivos" mais atuais passarem bastante
raiva.
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