“Sonho é pra ser inatingível,
caríssimo, transcendental, dificílimo de obter. Senão,
não é sonho, é meta!”
A frase acima descreve perfeitamente aquilo que o microempresário
Luis Carlos “Júnior”, de 26 anos passava ao sonhar
com um Fiat Marea. Tão logo conseguiu realizar seu sonho
ao adquirir um belo exemplar no final de 2004 de uma senhora que
havia comprado-o de seu irmão, que por sua vez, era o primeiro
proprietário.
“Já o comprei com idéia de turbinar, no entanto,
o desejo foi crescendo com o passar dos dias, pois fui tomando gosto
pelo carro e não queria me desfazer dele para adquirir um
turbo de fábrica, então, como gosto e tenho um pouco
de conhecimento em relação a preparações,
em junho de 2007, com apoio de minha esposa, coloquei em ação
o tão sonhado projeto de preparação deste Marea
HLX, que originalmente é 2.0 20 válvulas de 142 cv’s.
Entrei em contato com o amigo Luciano da AutoTech, preparador conceituado
aqui em Brasília e com bastante experiência em Marea,
partimos para a execução do projeto, usando inicialmente
uma turbina Biaggio Super 50 Reflow com pistões grafitados
vindos do Marea Turbo e bielas forjadas PowerTech. O virabrequim
recebeu trabalho de nitretação, substituímos
as bronzinas originais, trabalhamos a bomba de óleo e tudo
mais o que foi necessário.”
Recentemente, Júnior refez a pressurização
em aço inox e substituiu a turbina Biaggio por uma Garret
GT2860RS modificada, com caixa quente .64 e caixa fria .53 empurrando
1,2Bar para dentro do motor. A válvula de prioridade utilizada
para devolver à atmosfera o ar não utilizado é
uma HKS SSQV. Para saciar a fome do Marea, Júnior está
preparando a instalação de um catch-tank que não
deixará faltar álcool na linha, mesmo com o sedan
da Fiat contando com uma bomba de combustível interna Walbro
e uma externa de Gol GTI. Para não deixar Júnior perder
a rotação nas trocas de marcha, o shift-light acende
com 7.500 Rpm com corte de giro regulado para 8.000 Rpm.
A suspensão teve as molas Eibach Sportline retiradas pois
o carro havia ficado excessivamente baixo e em seu lugar estão
as originais, mas Júnior pretende voltar a utilizar as RedCoil.
Os amortecedores foram retrabalhados pela Gass e fornecem ao Marea
uma melhor estabilidade, compatível com o novo desempenho
do veículo. As rodas foram substituídas pelas do modelo
mais atual e de maior motorização, o 2.4L, mas mantendo
o mesmo aro e com pneus das medidas originais.
Internamente o Marea de Júnior esbanja o conforto peculiar
aos sedans da Fiat. Bancos em couro e volante Shutt modelo R1 foram
instalados e no mais, apenas instrumentos de monitoramento auxiliam
o condutor. O shift-ligth é uma caneta da ODG enquanto manômetros
Belquip de pressão do óleo, pressão de combustível
e pressão do turbo dão ao motorista todas as informações
necessárias. O veículo ainda utiliza um hallmeter
ODG com termopar para analisar a quantas anda a queima da mistura
ar/combustível.
O sonho de Júnior foi transformado em meta e tudo aquilo
que ele buscava foi realizado. Agora suas metas de atingir a velocidade
máxima indicada no velocímetro são bem mais
fáceis e os 240km/h chegam em uma velocidade assombrosa. |