Olhe bem. Este não é mais um
carro de rua travestido no estilo racing. Repare nos pneus, a altura,
as rodas, os adesivos... dá vontade de acelerar. O grande
símbolo da italianíssima Abarth sobre o capô
e o teto sanam quaisquer dúvidas que possam existir a respeito
do potencial deste Stilo vermelho, que chama atenção
por onde quer que apareça.
Montado pela Fiat para servir de réplica do carro que compete
nos campeonatos de turismo que acontecem Brasil afora e divulgar
a versão “brava” deste modelo, este Stilo é
cuidado com muito carinho por Marcelo Mazzaro, um dos maiores entusiastas
da marca na capital federal. Mazzaro desfila por Brasília
em uma Marea Weekend, mas confessa que gosta mesmo é de acelerar
o hatch. “A pegada deste carro é uma coisa impressionante!”.
A cor destaca-se pela completa ausência de irregularidades.
Adesivos dão o tom e o número na porta deixa claro
para que este bólido ganhou as pistas. Pistas? Não!
Apesar de toda a aparência de carro de competição,
este Stilo só participa de eventos e foi inteiramente confeccionado
pela Fiat para agregar ao modelo um ar mais esportivo. Toda a estrutura
do veículo foi re-trabalhada na própria fábrica,
por uma equipe responsável, destacada da linha de produção.
Optou-se por utilizar a versão Abarth, com motor 2.4 20v
mas que recebeu alguns mimos extras para tornar este Fiat bastante
aprazível aos olhos, ouvidos, pés...
Com o uso de materiais nobres para ajudar a reduzir seu peso e equipamentos
de ponta, este Fiat deixa muito marmanjo babando feito criança
ao se deparar com o estilo deste Stilo. Abra a porta do piloto,
pule a gaiola de proteção, acomode-se no banco concha
da marca Corsa, gire a chave, aperte o botão de partida e
acelere de leve para sentir um rugido vindo por debaixo dos seus
pés. O barulho incomoda um pouco de início, mas logo
se acostuma com a indocilidade deste Fiat que, definitivamente,
não foi feito para as ruas. Sem carpetes, forros, mantas
acústicas e demais adereços (utilizados para emudecer
o som do motor), o urro vindo do cofre é instigante para
quem está ao comando e amedrontador para os que observam
o ritual de partida do Stilo. Com o escape lateral de 2,5”
saindo por um recorte na caixa de ar do Stilo, a sinfonia dos cinco
cilindros do motor mais parece uma carícia nos tímpanos
dos loucos por velocidade. Uma leve pressionada no acelerador e
o giro sobe vertiginosamente. É impressionante a sincronia
e o acerto empregados, deixando o pé de quem acelera e o
Fivetech (apelido dos motores de cinco cilindros da Fiat) querendo
mais e mais.
Olhou bem para o painel? Todo o plástico ao qual estamos
acostumados deu lugar a uma peça única em fibra de
carbono puro, formando o painel, abrigando o quadro de instrumentos
original da versão “comercializável” do
Stilo e mais um relógio de pressão do óleo
da Autometer. No local originalmente destinado ao aparelho de som,
repousa o controle de ignição da Longacre. O confortável
volante original com air-bag saiu de cena para que um modelo Lico
com aro coberto por alcântara entrasse em seu lugar. As pedaleiras
são derivadas do Marea Turbo e a alavanca de câmbio
foi re-trabalhada para suspender a manopla, deixando-a mais perto
do piloto facilitando as trocas de marchas no câmbio re-escalonado.
O interior do veículo foi totalmente reestruturado com tubos
de aço carbono de 2” e pontos de torção
reforçado com o uso de barras agregadas à estrutura.
Com isso, a torção do veículo praticamente
inexiste e o veículo perdeu aquele “molejo” característicos
dos carros de rua. A carroceria é travada.
A suspensão é baixa e as rodas grandes e largas. Para
deixar os pneus lambendo a lataria sem raspar nos pára-lamas,
utilizaram-se molas esportivas e rodas Binno B-970 7,5 x 18”
recobertas com pneus Pirelli P-Zero 235/645-18”. Os freios
agora possuem pastilhas de competição e só
utilizam fluido DOT-5.
Se algum dia encontrar este carro exposto, perca seu tempo. Cada
detalhe deste carro remete à um verdadeiro carro de circuito.
Uma verdadeira obra de arte sobre rodas. Este carro estará
exposto no encontro comemorativo de 30 Anos da Fiat no Brasil que
acontece no dia 16/07, no estacionamento do Shopping Península.
Vale a pena conferir de perto e instigar-se com o conjunto deste
Stilo. Definitivamente, um Stilo único.
|