Periferic Turbo
Diante de novas tendências que não param de surgir dentre os aficionados por carros, a confusão imperava quando se tratava de definir um estilo de personalização para os veículos. É um legítimo tuning? Seria um DUB? Um V-Dub? Um Vip Style?

Bem, para ajudar um pouco mais na confusão, criou-se mais um estilo de personalização para definir os carros que não sofrem mutações extremas e optam por um visual mais “clean”, apenas com rodas grandes e evidenciação de alguns detalhes, apenas para destacar os pormenores. Mesmo sem saber, Alex (o proprietário desse belo exemplar de VW Gol G3) encaixou-se nesse perfil e de quebra ainda trouxe mais alguns “extras”.

O Gol G3 preto equipado com belas rodas Kromma Type-V de 17” forradas com pneus 205/40-17”, recebeu a grade frontal cromada da série SuperSurf da Saveiro, juntamente com as capas dos retrovisores, também cromados. No pára-choque dianteiro a grade inferior foi extirpada e uma tela de alumínio prateada dá o tom na concordância. Como se pode notar, acessórios externos não são muitos, apenas suficientes para não deixar esse G3 passar desapercebido.

Internamente a receita se repete. Nada de painel colorido ou acessórios desnecessários. Um volante Momo Apache destaca-se ante aos olhos devido à cor escolhida para detalhar o interior: vermelho. Nesse tom também acompanha a manopla de câmbio, da mesma marca. O painel, já completo, permaneceu original, apenas ganhando manômetros de pressão de óleo, combustível e um hallmeter da ODG para monitorar o motor turbinado. Turbo??? Sim! Além de um visual pra lá de invocado, esse Gol 1.6 recebeu um belo talento no motor para mostrar que o estilo “periferic” é um dos mais abrangentes e, atualmente, um dos mais usuais dentre os amantes de carros bem tratados e sem exageros.

Para os momentos em que o trânsito caótico atrapalha as aceleradas, Alex providenciou uma bela parafernália sonora para entreter os ocupantes com boas pancadas na orelha. Quem comanda o arsenal é uma unidade central da Sony que, acoplada à uma disqueteira de 10 discos da mesma marca, toca muita música de qualidade pelos 2 kits de duas vias da Bravox, com graves garantidos pelo subwofer DUB Spider de 12”. Para que o som não ficasse distorcido ou com baixa qualidade, um módulo Pyramid de 600w foi providenciado para ajudar na festa.

O motor originalmente 1.6 foi encaminhado para a Cordova Special Motors e saiu de lá reforçado com uma turbina Garret APL .42 x .60 girando a 0,8Bar de pressão, o escape foi todo refeito em aço carbono de 2” terminando em um belo abafador/ponteira Raceway L3Tin em aço inox. Para suprir a sede do Gol, foram retrabalhados 4 bicos do Omega a álcool que agora tem vazão de 150lbs, que recebem gentilmente o suco de cana por meio de um dosador HPI da RaceTurbo. Pra ganhar fôlego, um filtro de ar monofluxo foi providenciado para liberar a admissão. Na ignição, apenas velas NGK de grau térmico 9. Segundo Alex, que utiliza o veículo no dia-a-dia, o carro ficou liso e bastante forte, atendendo bem às suas expectativas.

Com tamanha disposição para representar mais um estilo de personalização, esse VW faz bonito e inaugura em nosso site um segmento que promete (se já não é) febre em todo o país.
Texto: Rafael Souza | Fotos: Rodrigo Lira
Digus.com.br © 2008 - Todos os direitos reservados.
Topo