Todos temos em casa algum objeto o qual possuímos
grande estima e zelamos com todo o cuidado possível. Geralmente,
para qualquer aficcionado por carros, esse objeto trata-se do veículo
e é a ele que se dedicam grande parte das economias e boa
parte do tempo útil. Com Gabriel Almeida, um dos moderadores
de nosso fórum, não é diferente. Proprietário
de um VW Bora 2001, prata, versão Confortline (a mais top
disponível para o modelo), o rapaz investiu (muito bem, diga-se
de passagem) uma boa grana para diferenciar seu veículo dos
demais Boras que vemos rodando por aí. Discrição,
luxo e conforto foram os adjetivos utilizados para a personalização
do carro que abandonou de vez aquela cara de carro de avô.
As primeiras a “darem as caras” foram as belíssimas
rodas 19” originais do sedan Audi A8. Estas foram devidamente
calçadas com pneus da japonesa Yokohama de medidas 215/35-19”
que mais se parecem com fitas isolantes de tão baixos. Como
as medidas de off-set e furação entre o Bora e o Audi
A8 são idênticas, não foi necessária
nenhuma alteração drástica para que o novo
conjunto entrasse como uma luva na espaçosa caixa de roda
do VW. Não até que Gabriel decidisse baixar o carro.
Para não perder conforto e agregar um visual ainda mais DUB
ao seu carro de uso cotidiano, foi instalado um kit de suspensão
a ar que comanda a altura por eixo individualmente fazendo, em sua
posição mais baixa, as rodas traseiras serem literalmente
engolidas pelos pára-lamas. Assim, não se perdeu nada
no conforto do sedan de luxo e de quebra ainda se entorta pescoços
daqueles que vêem o carro em “repouso”.
À noite, o Bora é um show a parte. Com as diamantadas
rodas de 19” refletindo boa parte das luzes da cidade, Gabriel
resolveu arrepiar instalando um kit xenon de 8.000K nos faróis.
A luz azulada faz os olhares desviarem para verem a passagem do
VW desfilando e roncando bonito com o auxílio do escape completo
de 2,5” em aço inox terminando em uma bela ponteira
Raceway que ajuda a fechar o pacote externo.
Porém, nem só de beleza vive este VW. Quem ousar acelerar
do lado pensando em despachar mais um “bonitinho”, pode
se dar muito mal. Com seu chip re-mapeado pela TAF Racing, o escape
redimensionado e o filtro esportivo duplo fluxo de grandes dimensões,
este Bora dá trabalho para muitos desavisados. Essa preparação
foi feita pensando em melhorar um pouco o desempenho do carro, já
que com as pesadas rodas de 19” e o peso extra da sonorização,
o carro ficou um pouco moroso quando original. Era para ser só
isso: revigorar o desempenho do sedan. Nada mais. Mas... uma coisa
sempre puxa outra e como se pode perceber, este é o maior
mimo de Gabriel. Nada mais justo que alguns “aperitivos”
para tornar o carro mais ágil em algumas situações.
Foi aí que entrou a cereja do sorvete em forma de um kit
Nitro da NOS com um fogger que injeta instantaneamente cerca de
50cv extras ao motor. “Brevemente deverá ser convertido
para álcool e ganhar um kit turbo para rodar tranqüilo
com seus 0,8 Bar de pressão” – promete o zeloso
proprietário.
Se por fora o Bora chama muita atenção mesmo sem parafernálias
visuais, aos se abrir o porta-malas não é possível
se afirmar a mesma coisa. Logo de cara avistam-se dois subwofers
Kicker Solo-Baric S10L7 empurrados por um módulo Roadstar
Digital de 1200 watts, o que garante umas boas pancadas nos ouvidos
dos ocupantes. Para sustentar os graves, ainda entrou em cena um
mega capacitor da Rockford Fosgate. Para atenuar os graves vindos
da mala, saíram os falantes originais e entraram dois kits
de médios da Bravox modelo CC60D comandados por um módulo
Piramid Super Pró 600. Tudo isso comandado por um Pioneer
DEH-P7700MP que, de quebra, tem a iluminação idêntica
ao painel do VW, deixando o interior bastante harmonioso. Por se
falar em harmonia, o conjunto de manoplas e pedaleiras Momo casou
perfeitamente com a proposta de Gabriel em personalizar seu veículo
de forma sóbria e luxuosa. Com acabamento em couro, alumínio
e fibra de carbono é necessário se parar por alguns
instantes para apreciar a beleza do conjunto que não apresenta
rebarbas ou emendas em suas adaptações. Um verdadeiro
primor que agregado aos bancos e laterais de portas forrados em
couro legítimo (de fábrica), torna a versão
Confortline ainda mais luxuosa e exclusiva.
Com luxo, conforto, discrição e uma bela promessa
de maior performance para sua jóia, Gabriel não pára
por aqui. “Estou trocando as rodas, quem sabe por umas maiores”
– diz ele. Provavelmente essa matéria não teve
seu fim por aqui e certamente esta belíssima máquina
não deverá parar de receber mimos de seu dono e elogios
dos que têm a oportunidade de apreciar uma das mais belas
pratas de nossa casa.
|