Imagine a seguinte situação:
402 metros, pista livre, pinheirinho, este Marea alinhado, pronto
para arrancar. A luz vermelha se acende e segue descendo à
mesma velocidade que a adrenalina do piloto aumenta. Quando a luz
verde se acende, a descarga de adrenalina no corpo, força
o pé direto com tamanha intensidade que fica difícil
para os pneus aderirem ao asfalto. No limite de giros, as trocas
de marchas são cada vez mais intensas e a velocidade sobe
vertiginosamente. No meio da reta, escuta-se o ruído afinando
e uma leve fumaça branca fazendo com que os pneus Yokohama
Advan 195/55-15” dêem uma leve “fritada”.
Não se sabe ao certo a velocidade final do bólido,
mas certamente, em 402 metros ele está a quase 200 km/h,
tamanha brutalidade contida no motor deste Marea Turbo preparado
pela empresa Motortechnik.
Ao encarar o veículo, assusta-se com a natural aparência
que, com a adoção de um enorme intercooler praticamente
saltando fora do pára-choque, adverte aos mais desavisados
sobre a real intenção deste Fiat: Engolir asfalto
o mais rápido possível e sem dó. Quem sofre
com isso são as rodas TSW modelo VX-1 e pneus de 15”
que tem a obrigação de passar ao solo, toda a potência
e torque gerados pelo ignorante motor 2.0 litros de 20v e 5 cilindros,
com pistões e bielas forjados, sobrealimentados pela turbina
original mas retrabalhada para exercer 1,2 Bar de pressão
constantes. Para que a alimentação não ficasse
deficiente, as curvas de potência e torque foram alteradas
por meio de programação no chip da centralina. Além
de tudo isso, uma reluzente garrafa de óxido nitroso ocupa
um lugar de destaque no porta-malas e manda cerca de 70 cv extras,
ao se liberar a chave num console logo a frente da alavanca de câmbio.
Para controlar tudo isso e manter o motoris... ops... piloto informado,
manômetros da Auto Meter linha silver estão sempre
ao alcance dos olhos. Junto a chave de controle do nitro, o manômetro
de pressão do “gás do riso”, pressão
do combustível e do óleo. Junto à coluna, fica
isolado o frenético manômetro da pressão do
turbo.
Visando adequar o visual ao desempenho descomunal, o pára-choque
dianteiro foi redesenhado para caber o graúdo intercooler
e recebeu apliques de fibra na parte inferior com novas entradas
de ar e pequenas asas laterais. A traseira teve suas emendas retiradas
e recebeu duas belas ponteiras de 6” da marca Ractive. A lateral
precisou apenas de uma saia em fibra de vidro, com um desenho bastante
agressivo, para fazer com que a “advertência visual”
ao mais desatentos fosse completada.
Quem pensa que em um carro tão ignorante, o conforto ficou
em segundo plano, está muito enganado. Ao abrir-se as portas,
belas soleiras em alumínio da marca italiana Momo o recepcionam
para apresentar o aconchegante interior completamente forrado em
couro cinza. Pedaleiras de alumínio com pontos em borracha,
também da Momo, tornam a pisada firme e sem escorregões.
O volante permanece original, pois possui controle do volume e,
principalmente, o air-bag. Segurança antes de tudo.
Como o projeto de som original não agradava ao proprietário,
a unidade central foi substituída por um MP3-Player Kenwood-Z919,
disqueteira Kenwood Excelon KDC-CX89 e um equalizador Symmetry EPX
2 da Rockford Fosgate. O Sub-Grave, vai em forma de dois subwofers
Eclipse Aluminum de 10” instalados em caixa band-pass no fundo
do porta-malas, juntamente com o módulo Lanzar Opti-Drive
1000.1D. A potência sonora é uma verdadeira ameaça
aos ouvidos incautos. A pressão é tamanha, que os
passageiros do banco traseiro sentem as batidas do grave nas costas
quando o volume é elevado, sem contar a qualidade proporcionada
pelos alto-falantes de 6x9" da Eclipse, instalados no tampão
e alimentados pelo módulo Kenwood KAC-748. Em cada porta
dianteira, em meio forro de porta muito bem trabalhado, foram instalados:
um Kit Componente de 3 vias e um Kit Componente 2 vias, ambos da
Marca Eclipse, comandados pelo módulo Lanzar Opti-Drive 100.4,
proporcionando um belo espetáculo dentro do veículo.
Para aqueles que tentarem se aventurar a qualquer tipo de “brincadeira”
com esse Marea, lembrem-se: A pressão da turbina é
alta, nem tente emparelhar, pois se preciso, o nitro será
acionado para apimentar a brincadeira. E aí, Pura Pressão
???
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