Não são todos que tem a coragem
e a audácia de personalizar um veículo exclusivo,
ainda mais se tratando de um exemplar que sequer desembarcou oficialmente
em terras brasileiras. Um dos sonhos de consumo de muitos aficionados
por carros, o VW Golf sempre agradou por seu estilo, conforto e
motorização. Em se tratando da versão esportiva
GTI, agregue à lista a palavra “esportividade”.
Na versão Mk3, a primeira importada oficialmente para o Brasil,
a versão GTI contava apenas com uma roupagem mais esportiva,
já que seu motor era o mesmo da versão GLX de quatro
portas. Na versão seguinte, o Golf GTI era o único
a receber o elástico motor de 1.800 cilindradas, 20 válvulas,
Turbo, que o elevou verdadeiramente ao quesito de esportivo nacional
com seus 150 cv (posteriormente 180 cv). Ao lançar a versão
Mk5 nos mercados Americano e Europeu, com motorização
de 2.0L Turbo de 197 cv, sitema de injeção FSI (Fuel
Stratified Injection, injeção de combustível
estratificada) e capaz de fazer de 0 a 100 Km/h em 6,9 segundos,
a VW deixou a comunidade de apaixonados por este modelo em frenesi
no Brasil e acabou por decepcioná-los ao lançar uma
versão “4,5”. Uma mistura de estilos entre a
versão Mk4 e Mk5. Aqueles que puderam adquirir a versão
Mk5 desembolsaram um alto valor pela exclusividade em terras brasileiras.
Como reside na Guiana Francesa e apenas passa as férias no
Brasil, o empresário Rafael de Castro resolveu trazer do
país vizinho uma das versões que pululam os sonhos
dos apaixonados por este modelo, para que a empresa Fast Tuning
de Goiânia personaliza-lo e sonoriza-lo. Rafael queria apenas
um som que fosse compatível à esportividade do Golf
e foi incentivado por José Humberto, o Beto da Fast Tuning,
a incrementar ainda mais fazendo um projeto exclusivo e inovador.
Na parte externa, modificar alguma coisa neste modelo seria algo
impensável, certo? Para o pessoal da Fast Tuning juntamente
com Rafael, a resposta é não! As já belas rodas
originais de 17” foram substituídas por modelos TSW
Apex de 19” calçadas com pneus Toyo 235/35-19”
e o para-choque traseiro personalizado deixaram o modelo com um
ar ainda mais robusto.
Contando com o profissionalismo e a criatividade da Fast Tuning,
Rafael deixou com que a sonorização ficasse a cargo
da empresa para elaborar e efetuar um projeto grande. Das portas
é possível observar o início do exagero: Um
par de Tweeters ST302 da Selenium é acompanhado por dois
pares de MidBass Premium IIe Export de 5" da Bravox e quatro
pares de MidBass Endurence E2KMB6 de 6" também da Bravox,
perfeitamente acomodados em um acabamento primoroso, sem danificar
a forração interna.
Na tampa traseira confeccionada em fibra de vidro com partes em
acrílico transparente estão os dois pares de 6x9”
da Piooner. Logo abaixo encontram-se os dois (ir)responsáveis
por fazerem o chão tremer: Um par de subwofers de 12”
com 3.000 watts RMS (cada um!!!) da Pionner devidamente instalados
em caixas dutadas de 44 litros cada. À frente, enterrados
no acabamento em fibra com pintura flakes, estão os dois
capacitores digitais de 1.2 farad, que em conjunto com as duas baterias
adicionais, sustentam todo o sistema sonoro contra indesejáveis
quedas. Para melhor dividir o som, foi utilizado ainda um crossovers
de cinco vias.
Quem cuida da integridade dos falantes são dois módulos
Roadstar RD-1200D para os subwofers e mais dois módulos de
quatro canais para os falantes internos, também da marca
Roadstar. Estes módulos perderam suas carcaças e tem
seus componentes internos expostos através de uma placa de
acrílico, que divide o ambiente com os módulos, de
um aquário iluminado por barras de néon e com bolhas
geradas por uma bomba de aquário. Todo o acabamento do porta-malas
e tampa traseira foi feito com o uso de MDF, para as caixas acústicas,
recoberta com fibra de vidro pintada num tom escuro com flakes coloridos.
O visual impressiona, assim como o som e a aparência do veículo.
Quem comanda todo o aparato é uma unidade de DVD Pyle com
tela retrátil de 7” e sistema touch-screen. Quem vai
atrás também tem a diversão garantida por duas
telas de 6” da Booster instaladas nos encostos de cabeça
dos bancos dianteiros.
A pressão do som é capaz de fazer o coração
bater descompassado ao se ouvir o som num volume elevado, mas a
presença de um Golf GTI Mk5 também é capaz
de causar arritmia devido à exclusividade, imponência
e agressividade. Ao se deparar com este modelo pelas ruas, não
tenha dúvidas: Pare, olhe e tenha um enfarto.
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