Há tempos que a industria automobilística
nacional não lançava um carro tão exuberante
como o Fiat Punto. Talvez a letargia das montadoras tenha dado-se
pelo comodismo dos consumidores em gostar do básico e não
exigir muito destas empresas, diferente do que ocorre em outros
países. Como não se tem respostas positivas das empresas
montadoras, resta aos consumidores melhorarem seus veículos
da forma que acham mais conveniente e, comumente vemos pelas ruas
alguns exageros completamente desnecessários e muitas personalizações
de bom gosto. Marcos Junior aderiu ao segundo grupo e modificou
seu Fiat Punto Sporting Vermelho Modena inserindo alguns acessórios
e personalizando-o com muito bom gosto.
O motor de quatro cilindros em linha, oito válvulas e 1.796
cilindradas é capaz de gerar 115cv @ 5.500Rpm quando abastecido
com álcool e não sofreu quaisquer modificações.
Os planos de Marcos para seu Sporting eram outros...
O Punto recebeu um conjunto de bolsas de ar confeccionadas em borracha
desenvolvidas pela MBS e instaladas pela empresa brasiliense Suspen-Ar
para permitir a regulagem da amplitude da suspensão a qualquer
momento. Normalmente, Marcos utiliza uma regulagem mais baixa, priorizando
o conforto e o visual quando a carroceria circula a apenas alguns
centímetros chão. As rodas originais de 16”
foram substituídas por outras da TSW, modelo Devine9 e medidas
7,5x19”, calçadas com pneus Clear de medidas 215/35-19”.
Outro detalhe adicionado externamente foi a aplicação
de um adesivo preto fosco “unindo” as grades frontais
que, juntamente com os dois kits de xenon de 10.000k iluminando
os caminhos, tornaram ainda melhor de se ver quando o Punto Sporting
vermelho passa arrancando suspiros.
Internamente o Punto não sofreu grandes modificações,
mas a principal delas foi suficiente para encantar os apaixonados
por requinte. Os bancos e os detalhes das laterais de portas foram
forrados com couro importado na cor areia e contrastam fortemente
com os detalhes em vermelho, adotados pela montadora para o modelo,
atualizando e tornando o interior ainda mais aprazível aos
olhos e tato.
Por se tratar de um modelo completo (exceto pela ausência
do Teto Solar Skydome), o sistema sonoro que embala os passeios
do Punto Sporting recebeu apenas algumas melhorias para tocar em
alto e bom som. A unidade central foi mantida pois acompanha o desing
do painel e possui interface integrada para controle pelos botões
instalados no volante para o player e para as mídias removíveis
que podem ser acrescidas através do sistema Blue&Me original
do modelo. Com tanta facilidade, não dava pra abrir mão
de tamanha comodidade. Para compor ainda mais potência ao
sistema, foram instalados quatro kits de duas vias da japonesa Pioneer
modelo TS-1785 de 6” nas quatro portas, substituindo os falantes
originais. No tampão traseiro forrado em couro areia foram
acrescidos mais quatro triaxiais da Pioneer modelo TS-A6962S que
tocam forte em conjunto com os dois subwofers Pioneer modelo TS-W308
D2 de 12”. Para auxiliar o player a tocar todos os falantes,
estão disponíveis dois módulos: um Roadstar
Digital modelo 1200D e um Pyramid 800 Gold Series. Para equalizar
os níveis sonoros entrou em cena um crossover Pyramid modelo
CR-82.
“As alterações feitas foram mais puxadas para
a estética do carro. Confesso que não ganhei conforto,
porém, em questões estéticas, muitos acham
lindo e estou muito satisfeito com as alterações no
carro.” – diz Marcos, apaixonado por seu Sporting Chiq. |