Já ao adquirir sua Volkswagen Saveiro
1.6 em 2000, Josafá Neto, já tinha em mente um projeto
sonoro e visual bastante distintos. A Saveiro não recebeu
um pingo de veneno, para não comprometer a durabilidade.
Chegou a utilizar um filtro de ar cônico de duplo fluxo, mas
fora retirado devido a sujeira acumulada.
Para deixar a Saveiro com um visual não muito chamativo,
Neto equipou a pick-up com rodas 17”, tampa da caçamba
em fibra de vidro, suspensão a ar e películas espelhadas
em tom azulado nos vidros. Só que surgiu um imprevisto. Como
as rodas 17” pregavam no pára-lama, o assoalho da Saveiro
não descia até o chão quando as bolsas da suspensão
a ar, montadas pela empresa Suspen-Ar, estavam vazias. Para satisfazer
o desejo de “pregar” a pick-up no chão, as rodas
17” foram substituídas por rodas Girus Racing de 16”
montadas em baixos pneus 205/45-16” que agora são,
literalmente, engolidos pelos pára-lamas.
Para arrematar o visual, o pára-choque dianteiro fora substituído
pelo modelo da última versão da família G3.
A tampa traseira teve a enorme logo da VW extirpado e um ótimo
trabalho de funilaria realizado para que não ficassem marcas.
No interior, uma manopla de câmbio Shark Cromada (Shutt) para
combinar com os detalhes de acabamento do console central e a coluna
de instrumentos com os manômetros de pressão. Dessa
forma, o visual da Saveiro ficou bastante limpo tornando o carro
chamativo somente quando anda "baixo" e/ou o sistema sonoro
está ligado.
Ao dar o “play” no toca MP3 Player DEH-460 MP da Pioneer,
tampe bem os ouvidos, pois no sistema de som montado pela Acustic
e com up-grade da Suspen-Ar, a pancada é ignorante tanto
dentro da pequena cabine da Saveiro quanto fora. Novos forros de
porta foram moldados para receber nada menos que 08 pares de TS
6986 da Pioneer e 03 tweeters Selenium ST-302 em cada porta. Mas
é na caçamba que a pick-up de Neto demonstra o poderio
de animar as festas. Lá estão alocadas mais 05 pares
de TS 6986 e 04 subwoofers de 12” modelo 306C da Pioneer que
batem forte e fazem o coração querer pular pela boca
tamanha a pancada do grave gerado.
Pro sistema, foram instalados 02 módulos Pyramid Gold Series
800 modelo PB5106X, responsáveis pelo som dos 6x9”
instalados nas portas, 01 Pyramid Super Pro 600 para auxiliar os
falantes 6x9” da caçamba e tweeters. Para agüentar
a pressão dos subs, um módulo Fosgate Punch 700S foi
devidamente instalado, junto com os outros módulos, logo
atrás dos bancos. Para dividir as frequências sonoras
e dar uma apimentada aos graves, médios e agudos, Neto providenciou
um Crossover Pyramid CR-82, o que permitiu um som bastante linear,
que toca alto e com boa qualidade. Para segurar tamanha potência,
foram instalados um alternador auxiliar de 120 Amp. e mais 2 baterias
de 150 Ampères.
Chegando na balada é só liberar o ar da suspensão,
aumentar o volume, fazer a vista dos passantes embaralhar, o corpo
tremer, o queixo cair e tornar aquela música que se costuma
ouvir alta, um verdadeiro tormento auditivo.
|