• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Borra de Motor: é isso que dá não trocar óleo no tempo certo

Não sabe o que se passa com seu Precioso? Peça ajuda aqui...

Moderador: Equipe-D

Re: Borra de Motor: é isso que dá não trocar óleo no tempo certo

UNREAD_POSTpor Leandro Camargo » Qui, 11 Set 2008 20:12

E galera vcs não viram nada, já vi 1.0 mille fire fundir com 1600km rodados por causa de óleo sintético, o comando auxiliar que fica no bloco nem se via de tanta borra. Mas feio mesmo foi um skcania 6cc fundida por aquecimento, quando desmontaram a parte de baixo, tinha borra que mais parecia uma graxa velha, nos mancais, bielas, virabrequim, ali eu fiquei com dó do Davi, lavador da retífica.

:023:

Compartilhar

UNREAD_POSTpor _DuDu_ » Qui, 11 Set 2008 20:46

Enra... falar nisso vou trocar o oleo do meu carro :027:

UNREAD_POSTpor hgvini » Qui, 11 Set 2008 21:36

Leandro Camargo escreveu:E galera vcs não viram nada, já vi 1.0 mille fire fundir com 1600km rodados por causa de óleo sintético, o comando auxiliar que fica no bloco nem se via de tanta borra. Mas feio mesmo foi um skcania 6cc fundida por aquecimento, quando desmontaram a parte de baixo, tinha borra que mais parecia uma graxa velha, nos mancais, bielas, virabrequim, ali eu fiquei com dó do Davi, lavador da retífica.

:023:

Que que tem haver o óleo sintetico com a borra no motor fire?

UNREAD_POSTpor Pedro Vaz » Qui, 11 Set 2008 22:53

Ai vem os Apzeiros e dizem: Esse da Bmw e do Corolla é montagem... Só da borra em Marea.

fff

Eu troco o óleo do meu de 3 em 3 :032:

UNREAD_POSTpor ZooiM » Qui, 11 Set 2008 23:25

Peehdro escreveu:Ai vem os Apzeiros e dizem: Esse da Bmw e do Corolla é montagem... Só da borra em Marea.

fff

Nem sou APzeiro, mas o que eu acabo com a vida da FIAT é isso ai que vimos nos Mareas e Fire, no manual, veja bem, Manual de fábrica do carro manda trocar de 20 em 20mil, ai pega um leigo como meu sogro e acontece isso no motor, o problema nestes casos não é o Dono nem o motor e sim a Fábrica. Por isso vira motivo de chacota, lembro de um amigo que comprou um MT e rodou 30mil km com o carro e teve que fazer o motor. Trocou a primeira com 20mil e a segunda já foi quando fechou o motor.

Ps.: Agora aquela que o Opala 6cil da borra é sacanagem né...

UNREAD_POSTpor lcnoliveira » Qui, 18 Set 2008 09:48

[quote="ZooiM"
Nem sou APzeiro, mas o que eu acabo com a vida da FIAT é isso ai que vimos nos Mareas e Fire, no manual, veja bem, Manual de fábrica do carro manda trocar de 20 em 20mil, ai pega um leigo como meu sogro e acontece isso no motor, o problema nestes casos não é o Dono nem o motor e sim a Fábrica. Por isso vira motivo de chacota, lembro de um amigo que comprou um MT e rodou 30mil km com o carro e teve que fazer o motor. Trocou a primeira com 20mil e a segunda já foi quando fechou o motor.
[/quote]

Não concordo totalmente. Muitas vezes falta uma leitura mais atenta ao manual.
Me lembro bem que no manual do meu primeiro Palio Fire dizia que a troca de óleo era a cada 10 mil km. Mas tinha uma observação logo abaixo dizendo que carros que eram usados em situações severas deveriam ter esse período reduzido pela metade. E dizia também o que era situação severa: carros que se deslocam em trajetos curtos, longas distâncias e velocidade baixa, e por aí vai.
Resumindo, a maioria de nós usa o carro em condições severas.
Dessa forma entendo que, uma pessoa que tivesse que se deslocar diariamente entre Brasília e Goiânia, por exemplo, poderia sem muitos problemas fazer a troca de óleo conforme as especificações do manual, já que seu carro é usado mais em estrada, portanto trabalha a uma temperatura mais constante do que nós, que usamos o carro no pára-e-anda da cidade.

UNREAD_POSTpor Guilherme[Df] » Qui, 18 Set 2008 09:55

-HUNTER- escreveu:Meu carro tá pra travar fff

fffffffffffffffffffffffffffffffffff

UNREAD_POSTpor Bob_Isponja » Qui, 18 Set 2008 10:02

Guilherme[Df] escreveu:
-HUNTER- escreveu:Meu carro tá pra travar fff

fffffffffffffffffffffffffffffffffff

MILAGRE fff fff fff

UNREAD_POSTpor EltinhU.U » Qui, 18 Set 2008 10:08

ZooiM escreveu:
Peehdro escreveu:Ai vem os Apzeiros e dizem: Esse da Bmw e do Corolla é montagem... Só da borra em Marea.

fff

Ps.: Agora aquela que o Opala 6cil da borra é sacanagem né...

Concordo de que o furo maior foi da Fiat por não observar que a qualidade dos combustíveis brazucas é muito inferior ao europeu o que causa um processo de desnaturação do óleo muito mais precoce. A Audi tb cometeu o mesmo erro no manual e teve muito A3 de tiazinha que fazendo motor com 30-40 mkm.

Ambas as montadoras já fizeram as correções nos manuais.
Meu manco é ano 2000 e no manual já consta pra 10mkm (e aquele mesmo esquema reduzir pela metade em "condições severas"). Sempre troco com 6-7mil. Nem sei o que é borra :013:

UNREAD_POSTpor Marcelo Perlin » Qui, 26 Mar 2009 19:06

GA-SO-LI-NA BA-TI-ZA-DA!!!!
Isso mesmo, óleo muito velho tbm colabora, mas gasolina batizada é que causa essa borra. Um tanque pode ser suficiente para esse estrago. Lembrem-se que ninguém abre motor pra ver se tem borra, então ela vai acumulando a cada abastecimento com gasolina ruin. hahaha
Sério, verdade absoluta. É por isso que trocamos o óleo mais cedo que o recomendado pq não dá pra confiar na gasolina. O óleo novo bem aditivado é a melhor coisa pra limpar o motor... coloque um bom óleo, use 3000 km e troque novamente. Isso vai limpar parcialmente seu motor, por isso que o óleo fica preto, está cheio de verniz e carvão da gasolina mal queimada. A sujeira fica colada a parede do cilindro e os aneis tranferem pro óleo. O óleo tem função de lubrificar, refrigerar e limpar (detergente).
Observe semanalmente o nivel do óleo. Galera!!! Nós sabemos quando o carro, após abastecer, fica mais fraco... Observe a mudança de cor do lubrificante, é gasolina batizada.
Obs: com 6 meses o óleo perde seu aditivos, detergente, lubrificante. Fique atento.

UNREAD_POSTpor ADRIANO SERGIO » Qua, 13 Mai 2009 16:19

Coros amigo, boa tarde.
sera que tem alguma forma de fazer a limpeza do motor sem abri-lo?

UNREAD_POSTpor Mário Neto » Qua, 13 Mai 2009 16:28

Pedro Vaz escreveu:Ai vem os Apzeiros e dizem: Esse da Bmw e do Corolla é montagem... Só da borra em Marea.

fff

Ainda funde de mês em mês.. :sss:

UNREAD_POSTpor weuter » Qua, 13 Mai 2009 16:29

Pedro Vaz escreveu:Ai vem os Apzeiros e dizem: Esse da Bmw e do Corolla é montagem... Só da borra em Marea.

fff

pow pedro, fontes seguras me disseram que essas fotos são do seu fivetech :034: :034:
ffff

UNREAD_POSTpor snowmeau » Qui, 11 Jun 2009 01:50

bom galera, eu coloco oleo de 5 mil km mineral e troco com 4 mil km, a gasolina contribui para causar a borra,mas tambem temos outros fatores, o uso severo, que e quando se roda em media 10 km por dia, o oleo nao aquece totalmente, o anda e para dos engarrafamentos contribui tambem para menor vida util do oleo ,uso de oleo nao recomendado.
esses dias mandei abrir o motor do carro por ter 1 pouco de borra e por estar suspirando 1 pouco, que indicava desgaste de aneis, ai mandei descarbonizar e trocar aneis,nao precisou de retifica.
a maneira correta de acabar com a borra e abrindo o motor, e as pecas sao colocadas em 1 produto quimico onde ficam em media 2 dias, saem do produto como novas,nao inventem de colocar produtos para descarbonizacao no motor, nunca vi 1 que resolva e voce ainda pode piorar a situacao em mais de 50% dos casos, a omega super troca do hnorte fazia esse servico, depois de terem que bancar motor novo para algumas pessoas eles nao oferecem mais o servico.
depois de que fiz tudo isso, o motor ficou como zero, e esse mecanico e da familia fazem 20 anos,nunca voltei nele 2 vezes pelo mesmo problema e ele me recomendou algumas coisas,siga quem achar conveniente, eu sempre segui, esse carro que fiz o servico ja comprei com borra.

-na parte da manha, ao ligar o carro, esperar no minimo 30 segundos antes de sair
-nao acelerar bruscamente ou arrancar bruscamente ate o motor estar totalmente aquecido, isso ocorre em media apos ter rodado 10km
-trocar o oleo sempre antes do prazo e trocar o filtro de oleo a cada troca,pois as impurezas do primeiro oleo ficam no filtro e se misturam com o novo oleo,resumindo:oleo novo,filtro novo.
-quem faz percursos curtos todos os dias, trocar o oleo mais cedo ainda,a cada 3000 km ou 3 meses
-e de vez em quando, tipo 1 vez por semana dar 1 esticada no carro,nao e esguelar nao,pega tipo 1 pista livre, da 1 esticadinha por alguns minutos

essas foram as dicas, e realmente ja ate li em sites especializados essas mesmas dicas,sao comprovadas,nao sao achismos,sao palavras ditas apos testes e por quem entende, espero ter ajudado alguem,abracos a todos.

UNREAD_POSTpor Marcola » Qui, 11 Jun 2009 09:41

O problema realmente é o dono, mas a durabilidade dos Five também é realmente um quesito indiscutível...

:sss:

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Sex, 12 Jun 2009 16:22

Mas do que adianta, trocar o óleo no tempo certo, se tem outro fator que implica na criação de borra...Que é a nossa maravilhosa gasolina de "qualidade" :026:

A comum é uma bomba, a aditivada é suspeita, pois vc não sabe os tipos de aditivos que são colocados nela e se ela passou pelo refino dos falsificadores, aí lasca mesmo os aditivos nela! A Podium, é o olho da cara e tbm não deve ser 100% pura!

Aí lasca tudo!!!

UNREAD_POSTpor Bass ilove » Dom, 28 Jun 2009 21:35

Dudufuddellys escreveu:Mas do que adianta, trocar o óleo no tempo certo, se tem outro fator que implica na criação de borra...Que é a nossa maravilhosa gasolina de "qualidade" :026:

A comum é uma bomba, a aditivada é suspeita, pois vc não sabe os tipos de aditivos que são colocados nela e se ela passou pelo refino dos falsificadores, aí lasca mesmo os aditivos nela! A Podium, é o olho da cara e tbm não deve ser 100% pura!

Aí lasca tudo!!!

Verdade, mas só de trocar o óleo no tempo certo já ajuda e muito....

:027:

UNREAD_POSTpor postal_weekend » Qui, 27 Ago 2009 11:13

Ainda bem que existem pessoas descuidads, se não fossem eu estaria passando fome! (brincadeiras a parte)

todos os dias vejo isso aqui na loja, por essa infelicidade (falta de manutenção do dono do veículo, por descuido ou falta de informação) as pessoas queimas os carros 16v e 20v.

numa revisão preventiva constando o surgimento de borra o certo:

fazer a descarbonização não somente do cabeçote, mas sim do motor completo incluindo o pescador, pode haver entupimento das galerias.

irei postar algumas fotos de cabeçotes de gol 16v e gol 8v com esse problema de insuficiencia de lubrificação.

UNREAD_POSTpor lexus21 » Qui, 27 Ago 2009 11:31

RAPAZ OLEO EU TROCO COM 4MIL NO MAXIMO, EU TINHA UMA PARATI Q O MOTOR DELA FICOU DESSE JEITO, DEPOIS Q FIZ UM CURSO DE MECANICA NO SENAI APRENDI TUDO

OLEO PODE SER O QUE FOR É 1,000 KM POR LITRO!

Re: Borra de Motor: é isso que dá não trocar óleo no tempo c

UNREAD_POSTpor edutango » Sex, 09 Jul 2010 19:25

Marea ,perguntei muito sobre a questão da borra nesse modelo já que um amigo tinha na Itália e lá nunca houve esse tipo de problema
1=Selenia k 15w 40==esse óleo original é 5w40 SM aqui deve ser o mesmo br tecno emvasado pela suspeita FL
2= O conduite do 5*cilindro do fivetech é meio espremido e precisa de um óleo mais fino para seu perfeito escoamento

UNREAD_POSTpor walisson.toledo » Sex, 09 Jul 2010 19:36

Pois eh Dinho, no meu gol deu isso ai tbm...o carro tava batendo tucho e fumando...mandei fazer a limpeza ficou joia!!!
ah naum sei se jah sitaram ai um protudo e talz, ma o meu mecanico e outros disseram q esse produto naum vale nada, ele limpa, mas naum o bastante!!!
o certo e abrir e limpar manualmete!

oh 1.0 16v eh o q mais dah eh isso e por isso q nego fala q naum presta...pq tem q dar manutenção sim, e muitaaaaa, mas pensa em um motor DOHC 16v grande e q sai em muitos carros importados, como o Cerato 1.6 16v DOHC....

UNREAD_POSTpor Ramires » Sex, 09 Jul 2010 21:15

Fui ver um Marea pra comprar, ano 2003, e me surpreendi com o tanto que o carro já tinha rodado, 137.000 Km, pelo ano achei muito.
Mas por outro lado o motor parecia um sino, muito silencioso, e no test drive andou muito. Depois falam que motor de marea não aguenta, se bem cuidado aguenta muito.
O carro era unico dono, impecavel, muito lindo mesmo e bem cuidado, o dono me mostrou notas de manutenção só feita em autorizada, oleo só sintético com trocas em no maximo 7.000km, e em todas as trocas era trocado tbem o filtro de oleo.
Só não deu negócio porque o camarada pediu R$24.000, não achei muito pelo carro ser muito bom, mas ai eu não quis mexer com financiamento e deixei queto.
Mas ali eu vi e confirmei, carro realmente é dono...

TTS........................................................................................Imagem Imagem

UNREAD_POSTpor edutango » Sex, 16 Jul 2010 11:14

Ramires escreveu:Fui ver um Marea pra comprar, ano 2003, e me surpreendi com o tanto que o carro já tinha rodado, 137.000 Km, pelo ano achei muito.
Mas por outro lado o motor parecia um sino, muito silencioso, e no test drive andou muito. Depois falam que motor de marea não aguenta, se bem cuidado aguenta muito.
O carro era unico dono, impecavel, muito lindo mesmo e bem cuidado, o dono me mostrou notas de manutenção só feita em autorizada, oleo só sintético com trocas em no maximo 7.000km, e em todas as trocas era trocado tbem o filtro de oleo.
Só não deu negócio porque o camarada pediu R$24.000, não achei muito pelo carro ser muito bom, mas ai eu não quis mexer com financiamento e deixei queto.
Mas ali eu vi e confirmei, carro realmente é dono...

Marea é [era]umbom carro pior que o 2*dono são os 3* 4* por ahi
TTS........................................................................................Imagem Imagem

UNREAD_POSTpor postal_weekend » Sex, 16 Jul 2010 11:23

se der uma quimica e trocar os retentores, fica igual novo!

bem isso se num tiver fundido os comandos!

AnteriorPróximo

Retornar para Mecânica em Geral & Dúvidas