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GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

Quer modificar seu carro e não tem idéia do que fazer ??? Aqui você poderá entrar em debate sobre o que cairá melhor em sua máquina...

Moderador: Equipe-D

GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor anderson gondim » Ter, 04 Jan 2011 18:32

Olá a todos!!

Por duvida própria (hehe) andei fuçando a net pra entender um pouco mais de off set, tala, etc... Ai fiz um apanhado e to colocando aqui porque acredito que deve ser uma duvida que muitos tenham.. eu mesmo não entendia "esse tal" de off set.. agora já melhorou... hehe
Segue ai:
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Tudo o que você tem que saber ao decidir colocar ou trocar as rodas do seu carro.

TALA: é a largura da roda. Essa medida está convencionada em polegadas. Normalmente vem junto com a medida do diametro da roda. Por exemplo: caso você encontre nas medições da roda a seguinte informação: 15x6", o primeiro valor é do diametro da roda e o segundo valor é a largura da roda em polegadas.

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OFFSET (ET): é a diferença entre a metade da largura da roda e a superfície de apoio da roda no veículo. As medições de OFFSET estão convencionadas em milímetros. As rodas podem ter:
- Offset positivo: a diferença é maior que zero. A superfície de apoio é mais interna à roda. Na prática, significa que quanto maior for o offset, mais para "dentro" ficará a roda.
- Offset negativo: a diferença é menor que zero. A superfície de apoio da roda é mais externa. Significa que quanto menor for o offset, mais para "fora" ficará roda.

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Obs.1: É aconselhável que as duas medidas acima sejam levadas em consideração, para evitar futuros problemas, como pneus raspando no paralama.

Obs.2: Caso você queira colocar aros maiores que 15", mesmo seguindo as medidas acima, talvez seja necessário realizar modificações nos paralamas, como rebatê-los ou alargá-los.

Aros:

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- Aro 13: Pneus recomendados na medida 165/70.
- Aro 14: Para quem quer colocar aro 14, é aconselhável colocar pneus 185/60.
- Aro 15: As medidas recomendadas são 195/50 ou 195/45.
- Aro 16: A maioria das rodas de aro 16 tem tala 7" e off-set menor ou igual a 40mm, o que pode necessitar que os paralamas sejam rebatidos ou alargados. Além disso, é aconselhável que sejam utilizados pneus com a medidas 195/45.
- Aro 17: A maioria das rodas de aro 17 têm tala 7" ou maior. Além disso, é necessário prestar bastante atenção no offset das rodas. O mais aconselhável é que o offset seja maior que 40mm, porém poucas são as marcas que têm essa medida. A medida de pneu mais indicada é a 205/40. Mesmo seguindo todas essas medidas, talvez seja necessário rebater ou alargar os paralamas.

Sempre que for aumentar:

1.Verifique se o perímetro total do pneu é o mesmo ou está em torno de 2% para mais ou para menos do original.

2.Verifique sempre o espaço no pára-lama para certificar-se que o novo pneu caiba e não toque nas peças de suspensão.

3.Verifique sempre a capacidade de carga do novo pneu. Se a escolha não permite capacidade de carga adequada, terá que mudar para um de 10 mm mais largo para poder alcançar a capacidade de carga desejada.

A variação permitida no perímetro, segundo normas internacionais, é de +/- 2% para carros e +/- 4% para picapes. O importante é tentar manter o perímetro mais próximo do tamanho original!

PCD - Furação:

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PCD é o diâmetro de um círculo imaginário que passa pelo centro de cada um dos furos de fixação da roda. Essas especificações são determinadas pelos fabricantes dos veículos, em função do projeto desenvolvido por sua engenharia. Dependendo da procedência do veículos, a medida do diâmetro de furação pode ser expressa em milímetros ou polegadas. Por exemplo:
Um PCD 5 furos x 4 3/4, corresponde a 5 furos de 120,65 mm.
As rodas do Fiat Palio tem 4 furos x 98 mm de diâmetro; do Corsa e Celta, 4 furos x 100mm; do ford Ka, 4 furos x 108 mm.

Parafuso Correto:
O parafuso correto é aquele de aço, de boa qualidade, cromados ou não, adequado ao alojamento especificado na roda (cônico ou esférico) e que na prática, assegure seis ou sete voltas do parafuso, no respectivo furo.

Atenção! Se a roda do estepe for de aço estampado, deixe junto do estepe os parafusos originais, mais curtos, necessários à afixação no veículo, de modo que ao substituir a roda de liga leve pelo estepe de aço estampado, não prejudique a fixação do estepe ou os componentes do freio do veículo.

Anel Centralizador:
A maioria dos veículos (automóveis de passeio) tem um encaixe de cubo, que assegura a centralização da roda. O diâmetro desse encaixe varia de fabricante para fabricante e, muitas vezes de modelo para modelo de veículo. Apesar dessa variação ser muito pequena, milímetro ou décimos de milímetro, ao se instalar uma roda, cujo cubo não encaixa perfeitamente, há grandes chances de não se conseguir um bom balanceamento do conjunto roda/pneu. Por exemplo:
As furações de um Celta (GM) e de um Gol (VW) são coincidentes (4 x 100mm), porém os encaixes dos cubos são diferentes. O do Celta tem 56,6mm e o do Gol, 57,1mm. Dessa forma, uma roda específica para o Celta não serviria num Gol, enquanto uma roda de Gol poderia ser instalada num Celta, mas o balanceamento do conjunto estaria prejudicado por uma pequena folga de 0,5mm. Os anéis centralizadores permitem a utilização de um mesmo modelo de roda, em vários modelos e marcas de veículos, cujo PCD (nº de furos e diâmetro) sejam exatamente iguais.


espero ter ajudado!!!
Editado pela última vez por Dinho em Qua, 05 Jan 2011 23:26, no total de 2 vez
Razão: editado e fixado

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Re: [INFO] Off Set?? Tala??? Entenda aqui!

UNREAD_POSTpor Dheko » Ter, 04 Jan 2011 22:40

Muito bom Brother. Eu tinha essa dúvida tbm.

Vlw!!


Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor FABRICIOPUG » Qui, 30 Jun 2011 15:28

:clap:
AH SIM. AGORA TENDI.
:clap:


Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor hamerson » Ter, 03 Jul 2012 10:54

botei fé nesse anuncio,muito bom mesmo...




Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor RBorba » Ter, 03 Jul 2012 11:31

Muito massa mesmo...legal essa iniciativa :023: , duvidas de muitos aqui (rs) :sss:
abraço


Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor alvino » Ter, 03 Jul 2012 11:34

Postei minha dúvida em um tópico pessoal, mas como este tbm diz respeito a rodas e pneus, vou aproveitar.

Seguinte, estou a trocar de rodas mas estou indeciso quanto ao Aro 18 ou 19. Isso pq não sei se o perfil 40 da roda 18 traz conforto e segurança maior do que o perfil 35 das rodas 19.

Quem tem rodas grandes, poderá me ajudar.
Em relação a empenar rodas, buchos nos pneus, etc.. O perfil 40 ganha do perfil 35 ? Existem uma diferença boa nesse quesito ??

Por vontade mesmo, queria colocar o perfil 35, com os aros 19, mas não quero ter trabalho em ter que desempenar rodas todo mês.. quem tem rodão aí.. tem muito trabalho com isso?


Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor cajobao » Seg, 24 Set 2012 16:41

Show lek... Valeu pela informação!


Re: GUIA DE RODAS: Off Set e Tala.

UNREAD_POSTpor maikon dutra » Ter, 04 Jun 2013 10:52

offset nao fazia ideia bacanaa



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