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Duvidas e pedido de ajuda.

Fórum dedicado à Preparações de Rua ou Pista, Injeções Reprogamáveis, Projetos e etc...

Moderador: Equipe-D

Duvidas e pedido de ajuda.

UNREAD_POSTpor hugogw » Ter, 17 Jun 2014 00:57

Galera seguinte, tenho um celta 1.4 super ( foto dele no avatar >>>>>>>>>>>>>>>>>>> )
de uns dias pra cá andei estranhando o consumo e a forma de desenvolvimento do carro.
tava amarrado, beberrão e não tava com o rendimento certo. reparei que no ultimo dia ele começou a morrer totalmente e falhando geral, olhei cabos de vela, velas, filtros e tudo o que poderia ser avaliado numa pré revisão porém continuei com o mesmo problema. num determinado momento criei coragem e peguei umas velas antigas que havia trocado numa revisão anterior. técnicamente achei o problema, o carro parou de falhar e melhorou o consumo porém ele continua estranho na forma de andar, não sei se coloquei as velas erradas ou algo parecido. a questão é o carro antes com 3,5 a 4 mil rpms de 5ª marcha já estaria acima de 100 normalmente e tranquilo. só que agora com quase 4,5 mil rpms o carro chega nos 100 e morrendo. puts pra carro 1.4 tá errado, disseram que poderia ser correia, também dei uma olhada e me lembro que troquei com 49,870mil km ( ps: o carro tá com 89,635mil km) e não vi muito desgaste. alguém tem idéia do que pode ser? estive pensando se fizesse uma limpeza de bico e bico tbi poderia resolver isso, mas não acho que seja esse tipo de alimentação.
outra duvida, os cabos de vela de 10mm de silicone fazem uma grande diferença e terei que trocar alguma outra peça pra melhorar a voltagem e alimentação? filtro de duplo fluxo altera a mistura a grosso modo a ponto de afetar a alimentação?
se alguém puder dar um help agradeço.
ah, e eu vi que tinha um brother que comentou que repassaria o militec-01 no valor de 70 reais, alguém tem o contato?
:023:

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Re: Duvidas e pedido de ajuda.

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qui, 19 Jun 2014 10:17

hugogw escreveu:Galera seguinte, tenho um celta 1.4 super ( foto dele no avatar >>>>>>>>>>>>>>>>>>> )
de uns dias pra cá andei estranhando o consumo e a forma de desenvolvimento do carro.
tava amarrado, beberrão e não tava com o rendimento certo. reparei que no ultimo dia ele começou a morrer totalmente e falhando geral, olhei cabos de vela, velas, filtros e tudo o que poderia ser avaliado numa pré revisão porém continuei com o mesmo problema. num determinado momento criei coragem e peguei umas velas antigas que havia trocado numa revisão anterior. técnicamente achei o problema, o carro parou de falhar e melhorou o consumo porém ele continua estranho na forma de andar, não sei se coloquei as velas erradas ou algo parecido. a questão é o carro antes com 3,5 a 4 mil rpms de 5ª marcha já estaria acima de 100 normalmente e tranquilo. só que agora com quase 4,5 mil rpms o carro chega nos 100 e morrendo. puts pra carro 1.4 tá errado, disseram que poderia ser correia, também dei uma olhada e me lembro que troquei com 49,870mil km ( ps: o carro tá com 89,635mil km) e não vi muito desgaste. alguém tem idéia do que pode ser? estive pensando se fizesse uma limpeza de bico e bico tbi poderia resolver isso, mas não acho que seja esse tipo de alimentação.
outra duvida, os cabos de vela de 10mm de silicone fazem uma grande diferença e terei que trocar alguma outra peça pra melhorar a voltagem e alimentação? filtro de duplo fluxo altera a mistura a grosso modo a ponto de afetar a alimentação?
se alguém puder dar um help agradeço.
ah, e eu vi que tinha um brother que comentou que repassaria o militec-01 no valor de 70 reais, alguém tem o contato?
:023:



Hugo,

:arrow: Primeiramente, a rotação de um motor com problemas de funcionamento não difere da rotação de um motor em perfeito funcionamento em relação à velocidade atingida na mesma marcha num carro com câmbio manual como seu caso (as exceções seriam para alguns casos de problemas em carros com câmbios automáticos e CVT OU CASO O SEU CARRO MANUAL ESTEJA PATINANDO A EMBREAGEM).

O que quero lhe explicar é que por exemplo um carro manual (com embreagem ok e sensores / instrumentos do painel que medem a velocidade e rotação em perfeito estado de funcionamento) onde em 5ª marcha a 100km/h o motor gira a 3000RPM (a menos que entre as medições vc tenha substituído as engrenagens ou todo o câmbio por outros com mais dentes ou menos dentes) sempre estará EXATAMENTE na mesma Rotação/Velocidade/Marcha. Ou seja, sempre estará a 3000RPM ao andar a 100km/h em 5ª marcha, isso não muda mesmo que o motor esteja bastante comprometido, até mesmo rajando ou fumando (se lhe restar força para atingir tal velocidade, não confundir "força", entendido aqui por potência/torque com rotação apesar de estarem relacionados sob alguns aspectos ok :sss: ).


:exc: A conexão entre as partes é mecânica (se dá pelo acoplamento total de discos/platôs e dentes entre as engrenagens) e como falei, se a rotação para atingir a mesma velocidade na mesma marcha está maior e vc não alterou nada no câmbio, obrigatoriamente o painel do seu carro está lhe mostrando a informação errada OU a embreagem do seu carro está patinando (deixando de passar a força do motor pro câmbio, por estar deslizando) causado por desgaste natural normal de todo carro (e esse desgaste acontece ainda mais rápido se vc dirige de forma mais agressiva). Neste último caso, se o desgaste da embreagem estiver muito ruim você percebe de ouvido, ao acelerar e escutar o motor girar mais alto e o carro não aumentar a velocidade ou então aumentar de forma mais lenta do que deveria, situação que costuma ficar mais evidente nas subidas de ladeiras. Geralmente ocorre também um odor de metal "derretido" nestes casos pelo atrito da embreagem deslizando em falso (sem completar o acoplamento). É mais um item que você terá de verificar e provavelmente trocar se necessário

Ou seja, você pode ter 2 problemas distintos. Um no motor e outro na embreagem ou nos sensores/instrumentos, se essa diferença de rotaçãoXvelocidadeXmarcha procede realmente. Sugiro refazer seus testes e conferir novamente. :exc:





:arrow: Sobre o problema de funcionamento do motor, a primeira coisa que eu indicaria vc a fazer antes de sair gastando dinheiro, paciência e tempo em "meXânicos" aproveitadores e "ofiXinas" boquetas que estão espalhados aos montes pelo país, seria levar este carro em uma oficina ESPECIALIZADA em carros com injeção eletrônica e conectar um scanner à central para verificar o que está causando a falha.

OBS: se vc quer continuar tentando resolver o problema do motor pelo "chutômetro" (a forma mais cara :032: :sss: ), meu conselho seria olhar os silenciadores de escape e principalmente o catalisador, que costumam quando ficam velhos a descolar os elementos internos e entupir a tubulação, dificultando a saída dos gases, deixando o carro extremamente manco e beberrão além de fazer o motor falhar. Ou então seu carro pode ter pulado dente de correia, ou mesmo na última troca da correia o mecânico ter deixado fora do ponto (e ponto errado também altera desempenho/consumo) pois meXânicos são mestres em fazer as coisas no olhômetro e nas coxas sem usar as ferramentas certas. Não acho difícil de ter acontecido as duas coisas.


Re: Duvidas e pedido de ajuda.

UNREAD_POSTpor hugogw » Sáb, 21 Jun 2014 15:56

Como nosso amigo icecub3 ajudou resolvi dar uma ida a uma especializada, passando o scanner no carro não encontramos outros problemas. e sim !! realmente os dois defeitos citados pelo nosso amigo estavam acontecendo, tive que fazer a troca do plato e flex e mais algumas coisas que não me recordo o nome. como vc já imaginava o meXânico deixou realmente o cara fora do ponto, e também fui a um conhecido especialista em escape e fiz a troca do condensador e escape completo. Custaram quase 2 mil estalecas tudo isso mas valeram a pena.
agora brother quando comprei a joia tinha menos de 40k de km agora chegando aos 90k apareceram algumas coisinhas. há um tipo de checkup de supensão e derivados? como sempre cuidei bem só fazia as trocas de óleo com 5w 40 100% sintético periodicamente e antes da km prevista. e não tive tempo de perguntar pro mecânico que me atendeu na especializada, aquela questão dos cabos de vela de 10mm geram alguma alteração de corrente no carro e qual a vantagem e desvantagem do filtro esportivo de duplo fluxo? se puder dar outro help agradeço. abs


Re: Duvidas e pedido de ajuda.

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Dom, 22 Jun 2014 21:05

hugogw escreveu:Como nosso amigo icecub3 ajudou resolvi dar uma ida a uma especializada, passando o scanner no carro não encontramos outros problemas. e sim !! realmente os dois defeitos citados pelo nosso amigo estavam acontecendo, tive que fazer a troca do plato e flex e mais algumas coisas que não me recordo o nome. como vc já imaginava o meXânico deixou realmente o cara fora do ponto, e também fui a um conhecido especialista em escape e fiz a troca do condensador e escape completo. Custaram quase 2 mil estalecas tudo isso mas valeram a pena.
agora brother quando comprei a joia tinha menos de 40k de km agora chegando aos 90k apareceram algumas coisinhas. há um tipo de checkup de supensão e derivados? como sempre cuidei bem só fazia as trocas de óleo com 5w 40 100% sintético periodicamente e antes da km prevista. e não tive tempo de perguntar pro mecânico que me atendeu na especializada, aquela questão dos cabos de vela de 10mm geram alguma alteração de corrente no carro e qual a vantagem e desvantagem do filtro esportivo de duplo fluxo? se puder dar outro help agradeço. abs


Com 90 mil km já é de se pensar em partir pra um checkup geral de suspensão. Se esse carro nunca passou por qualquer tipo de manutenção em suspensão, muito provavelmente já está com a maior parte dos componentes deste sistema comprometidos ou então em fase final de vida útil, especialmente nos seguintes casos que abreviam a durabilidade:
1- se seu carro estiver rebaixado
2-usando rodas maiores ou mais largas ou pesadas que as originais
3- se você conduz de forma mais esportiva
4-roda sobre estradas/ruas com asfalto ruim ou sem pavimento.

O componente que menos costuma sofrer são as molas (se vc anda com pouco peso no carro), o restante pode fazer um checkup geral, verificando borrachas, bieletas, batentes, terminais, rolamentos das colunas (kit coxim) e amortecedores. Outras peças mais robustas como balanças, braços, mangas de eixo e cubos costumam durar mais tempo, apenas é importante verificar desgaste delas para evitar surpresas.

Aproveite para verificar também o sistema de freios (discos, pastilhas, tambores e sapatas/lonas), flexíveis (as mangueiras que passam o fluído), hidrovácuo e fazer uma sangria para trocar o fluído de freio, pois com o tempo este fluído se deteriora e contamina com umidade "apodrecendo" dentro das tubulações, causando corrosão, desgaste prematuro, endurecimento do pedal e perda do poder de frenagem do carro, mesmo que os discos/tambores/pastilhas/lonas sejam novos.

Cabos de vela: Com maior resistividade (geralmente mais espessos) podem exigir mais das bobinas e causar queima prematura das mesmas além de diminuir o potencial da centelha. Só modifique em relação aos originais caso você esteja aumentando a potencia do sistema de ignição por motivos de preparação do motor ou melhorias para diminuição no consumo.

Sobre filtro esportivo: A menos que vc faça alguma outra alteração no motor que vise aumento de performance (como aumento de taxa, reprogramação de central, trabalho para aumento do fluxo de ar em qualquer parte da admissão ou escape), o uso de filtro esportivo cônico duplo fluxo por si só em motores aspirados de pequena cilindrada é puramente jogar dinheiro no lixo, podendo deixar o carro mais fraco de desempenho em baixa rotação e mais beberrão, (ainda que muita gente vá lhe dizer ao contrário, mas é só vc pesquisar os testes feitos por especialistas idôneos na internet pra ver que na grande maioria dos carros, o uso do filtro isoladamente só trouxe pioras)... A única coisa que vc vai ver de diferente usando esse filtro sozinho é um ronco mais grave do motor quando pisar com vontade no acelerador, mas não se empolgue, seu carro estará mais lento que antes...:sss:



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