• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Mecânico que ensina a ligar carro com boldo faz sucesso...

Fórum dedicado à Preparações de Rua ou Pista, Injeções Reprogamáveis, Projetos e etc...

Moderador: Equipe-D

Mecânico que ensina a ligar carro com boldo faz sucesso...

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Ter, 16 Set 2014 08:02

16/09/2014 07h07 - Atualizado em 16/09/2014 07h10
Mecânico que ensina a ligar carro com boldo faz sucesso na internet
'Dr. Macete' reproduz no G1 a artimanha que ensinou em canal na web.
Ele diz que frequenta oficina desde os 14 anos e aprendeu tudo com o pai.
Glauco Araújo, do G1, em São Paulo

Matéria completa com os vídeos, aqui

O mecânico Everson Boer, de Campinas (SP), é conhecido desde 2011 como Dr. Macete, personagem que criou para ilustrar os mais de 100 vídeos que tem na internet com dicas inusitadas para carros. A filmagem em que ele usa um galho de boldo para fazer um veículo dar partida tem 112.390 visualizações. O macete, diz ele, é indicado a quem perdeu o cabo de bobina do motor depois de removê-lo para evitar o roubo do carro.

A dica simples, porém, tem seus riscos, que o próprio Dr. Macete lembra: “É preciso tomar cuidado porque, se uma das folhas ficar em contato com a lataria do carro e alguém encostar no carro pode levar um choque. Tensão primária e secundária dão choque".

O cabo da bobina, assim como os cabos de vela, possui alta resistência à corrente elétrica, com o objetivo de elevar a tensão no sistema e produzir uma faísca na ponta da vela suficiente para queimar a mistura ar-combustível e fazer a combustão no motor.

O galho faz as vezes do cabo porque "todo organismo vivo contém uma solução que conduz corrente elétrica, composta por água e sais dissolvidos", explica Adaulto Pessoa, professor de química do Cursinho da Poli. "Essa mistura cria uma solução eletrolítica. Pode ser qualquer galho, não só o de boldo."

Mas a artimanha não pode ser usada em qualquer carro. "O quebra-galho funciona para veículos mais antigos, produzidos antes do ano 2000, que têm esse cabo de bobina, e para pequenos percursos, pois ele (o boldo) só funcionará enquanto estiver úmido", explica o colunista do G1, Denis Marum. "Antigamente, os veículos possuíam a bobina e distribuidor separados ligados pelo cabo. Nos carros mais modernos existe uma peça única, fazendo a função da bobina e do distribuidor, eliminando o cabo."

"Aqui na oficina vem carro novo e carro velho. Ainda tem cliente com carro que usa bobina", diz o mecânico. Ao explicar a dica no YouTube, Dr. Macete brinca, recomendando que o motorista carregue um pé de boldo no porta-malas, para substituir o galho que ficar seco.

Como tudo começou
O mecânico de 35 anos conta que foi o pai, Claudemir Boer, que o ensinou a profissão. “Não fiz cursos técnicos. Eu sempre seguia meu pai desde pequeno na oficina e fui aprendendo. Foi ele que me ensinou tudo que sei, até a receita do boldo."

Os vídeos não são a principal ocupação de Boer, cuja pequena oficina, instalada em um bairro calmo de Campinas, está sempre cheia. No início, a ideia era só manter o cliente informado. “Comecei publicando um vídeo que era sobre o carro de um cliente, só para ele ver o carro na oficina. Aí foi tendo visualização, a coisa foi aumentando e eu pensei: quem está vendo esse negócio aí? Eu não avisei meu pai, nem minha mãe", brinca Dr. Macete.

Segundo ele, os vídeos fizeram a clientela aumentar. "A audiência total dos vídeos já passou de 5 milhões", afirma. "Já atendi uma mulher de Ibiúna, que viu os meus vídeos. Um mecânico quis cobrar uma fortuna para consertar o carro dela e ela veio até aqui para eu consertar. Mais recentemente, um vizinho meu, que não me conhecia, trouxe o carro depois de ver o meu canal na internet."
Dr. Macete explica que se inspirou em outros vídeos sobre carros na internet para fazer seu próprio conteúdo. "Eu via na internet alguns vídeos sobre mecânica e me interessei em fazer vídeos com dicas. Faço os vídeos tanto para os donos dos carros, para mecânicos, para quem entende e não entende nada de carro”, afirma. O canal de Boer no YouTube tem 28 mil inscritos.

Outros macetes
Em outro vídeo que postou na internet e reproduziu no vídeo acima, Dr. Macete ensina como ligar um carro que está com a bateria descarregada. Ele usa duas chaves de roda para dar carga e funcionar o carro (assista ao lado).

“São dicas para ajudar o motorista em uma situação inesperada, em um lugar inseguro, sem apoio técnico", diz Boer.
Marum, colunista do G1, confirma que a famosa "chupeta", apesar de não ser recomendada pelas montadoras, é um procedimento muito utilizado. Porém, a recomendação é ter cabos apropriados para isso, vendidos em lojas de autopeças. "Os dois carros devem estar desligados; quando for dar a partida, é bom estar a uma distância segura", observa. "Esse procedimento oferece riscos. Se uma das baterias estiver com vazamento de ácido, poderá ocorrer a explosão da bateria."

Dr. Macete também ensina a magnetizar uma chave de fenda (veja no vídeo ao lado). A dica, dedicada a quem adora "fuçar" no carro, é para conseguir pegar alguma peça ou parafuso que caia em um espaço apertadinho do motor, "onde não seja possível colocar a mão", diz o mecânico.
"A ideia é boa e funciona", comenta Marum. "Apenas verifique se não há vazamento de ácido na bateria, bornes com aquele pó branco são indício que a bateria possui vazamento e o risco de explosão é maior. Além disso, faça o procedimento longe de líquidos inflamáveis: uma pequena faísca poderá gerar um incêndio em sua garagem."

Coadjuvantes
Dr. Macete não aparece sozinho nos vídeos. Ele criou outros três personagens para dividir a atenção nos vídeos. Um deles é o Macetinho, uma marionete feita de caixa de leite, retalho de pano e fios de lã. "A Ana Maria Braga tem o Louro José e eu tenho o Macetinho. Ele é o perguntador, é ele que faz as perguntas com as dúvidas dos internautas."
O outro é o Mascotinho, um rato de plástico que ele coloca, geralmente sobre o motor, para ilustrar alguma explicação técnica. E o terceiro personagem é humano e chamado por ele de Macetão. "Ele é igual cabeça de bacalhau, ninguém vê. Aparece em partes, nunca mostra o rosto. Ele faz de tudo, me ajuda nas filmagens."

Imagem
Everson Boer é conhecido como Dr. Macete e faz sucesso na internet com vídeos de dicas de mecânica
(Foto: Glauco Araújo/G1)

Compartilhar

Re: Mecânico que ensina a ligar carro com boldo faz sucesso.

UNREAD_POSTpor HILDER. » Ter, 16 Set 2014 11:38

legal, qualquer madeira umida e condutora de energia porem como esquenta chega uma hora que a madeira nao resolve ai basta molhar... ele deveria ter explicado isso.... Poremmmmmmmm agora os PEBAS que nao sabiam disso agora ja sabem rssss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Retornar para Mecânica em Geral, Preparações & Projetos