• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Comum, aditivada ou premium; veja a diferença entre elas

Fórum dedicado à Preparações de Rua ou Pista, Injeções Reprogamáveis, Projetos e etc...

Moderador: Equipe-D

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Seg, 22 Set 2014 11:48

22/09/2014 09h30 - Atualizado em 22/09/2014 09h30
Entenda as características dos principais combustíveis oferecidos no mercado brasileiro

Em todos os postos brasileiros em que você chega com o carro há basicamente três tipos de gasolina: comum, aditivada e premium. Mas, além do preço por litro, qual a diferença entre elas? Tem o mesmo efeito no motor do carro? Se você ainda não prestou a atenção nisso, fiquei atento às dicas. O uso do combustível faz toda a diferença para o motor do seu veículo.

Imagem
Motorista precisa saber a diferença entre os tipos de
gasolina para não errar na escolha

Importante: independentemente se é comum, aditivada ou premium, toda gasolina automotiva vendida no Brasil tem 25% de etanol anidro. Está na lei esse mesmo percentual para todas, não importa a marca. Não caia nessa conversa que determinada marca tem mais ou menos etanol. Esclarecido esse ponto, veja as diferenças entre os principais combustíveis existentes hoje.

Comum
A gasolina comum é o combustível bruto que sai das refinarias acrescido dos 25% de etanol anidro. Ele não contém nenhum tipo de aditivo e é basicamente igual em todas as marcas. Por não ter aditivos, é o combustível menos recomendado para os automóveis porque não contém em sua fórmula substâncias que protegem o motor.
Combustíveis comuns, sem aditivo, deixam resíduos de combustão depositados sobre as válvulas de admissão do motor, comprometendo a mistura entre o ar e o combustível ao longo do tempo. Em médio prazo, a sujeira compromete o funcionamento do veículo, o que pode resultar em aumento de consumo de combustível.

Aditivada
A aditivada também tem os 25% de etanol anidro. Porém, ela é composta por aditivos químicos que ajudam na limpeza do motor. Cada marca tem sua fórmula específica de aditivada. Em geral, todas têm detergentes e dispersantes. O detergente desprende a sujeira e o dispersante faz com que ela seja quebrada para ser eliminada pelo sistema de combustão. Nos aditivos ainda estão anticorrosivos e antioxidantes.
A gasolina Shell V-Power Nitro+, a aditivada dos Postos Shell, por exemplo, traz um benefício a mais. Ela tem uma substância chamada FMT (Friction Modification Technology), desenvolvida no mesmo laboratório que testa os combustíveis para a equipe Ferrari de Fórmula 1. O FMT cria uma película de proteção nas partes internas do motor que reduz a fricção (atrito). Com menos atrito, a energia que seria desperdiçada pelo motor é melhor aproveitada em forma de potência nas acelerações.

Premium
Como manda a lei, a premium também tem os 25% de etanol anidro. Ela é composta por aditivos usados na gasolina aditivada que ajudam na conservação e limpeza do motor. A principal diferença é em relação à octanagem. Enquanto a comum e a aditivada têm 87 octanas (ou IAD – índice anti detonante), a premium tem 91 octanas.
A octanagem é a medida de resistência da gasolina à queima espontânea que ocorre dentro da câmara de combustão. Assim, com maior octanagem é possível que os motores operem com maiores taxas de compressão, o que se traduz em melhor eficiência. Mas é importante saber que a octanagem terá efeito significativo somente nos carros de alta compressão. Ou seja, nos mais potentes, geralmente os esportivos de luxo. Nos demais veículos, o efeito da premium é imperceptível.

Imagem
Informe publicitário (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Re: Comum, aditivada ou premium; veja a diferença entre elas

UNREAD_POSTpor jakka » Seg, 22 Set 2014 17:19

Além da Podium que possui 95 Octanas.

A Premium é a nova da Ipiranga com 91 Octanas.

A Grid é uma nova aditivada boa da BR e dizem que possui 91 Octanas.

A V Power é uma aditivada da Shell com 87 Octanas.

UNREAD_POSTpor Alez » Qua, 24 Set 2014 16:28

O que aprendi foi que vai depender do motor que equipa o carro para saber qual a melhor escolha de combustível.

UNREAD_POSTpor jakka » Qui, 25 Set 2014 13:20

Alez escreveu:O que aprendi foi que vai depender do motor que equipa o carro para saber qual a melhor escolha de combustível.

E da taxa

UNREAD_POSTpor Alez » Qui, 25 Set 2014 13:43

jakka escreveu:
Alez escreveu:O que aprendi foi que vai depender do motor que equipa o carro para saber qual a melhor escolha de combustível.

E da taxa

Taxa de compressão?

Sempre refiro-me a motor original, gasolina ou flex.

Tem diferença?

Pode explicar melhor essa questão da taxa?

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Qui, 25 Set 2014 17:55

Estou usando a Grid na minha motoca tem um mês e vou depois fazer o teste com a comum para ver se tem alguma diferença.

UNREAD_POSTpor DanielFla » Qui, 25 Set 2014 21:20

Jued escreveu:E o Etanol 113 Octanas!!!

E viva o turbo!!! É cana na veia!!!!

UNREAD_POSTpor two_two » Sex, 26 Set 2014 10:22

só uso aditivada da ipiranga ou do BR.

mas sempre no mesmo posto.

já a V-Power é bem de vez em quando. rs

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Qua, 01 Out 2014 15:31

two_two escreveu:só uso aditivada da ipiranga ou do BR.

A v-power é ruim mlk?Pois abasteci hoje ela a R$ 3,04.

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Qua, 01 Out 2014 17:19

FABRICIUS escreveu:

V-Power por esse preço? Ou é uma promoção muito boa ou tem umas doses de água aí no meio.

Preço médio dela é 3,25. Uso ela e a aditivada do Ipiranga.

Esses dias estava pensando, 2007/2008 enchia o tanque do carro de podium por 2,90, hoje pago mais do que isso em uma gasolina ruim. Podium por 4,00 eu não agüento, deixei se usar.

Enviado do meu Motorola StarTac usando o Tapatalk

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Qua, 01 Out 2014 17:39

Hugo_Roriz escreveu:
FABRICIUS escreveu:

V-Power por esse preço? Ou é uma promoção muito boa ou tem umas doses de água aí no meio.

Esses dias estava pensando, 2007/2008 enchia o tanque do carro de podium por 2,90, hoje pago mais do que isso em uma gasolina ruim. Podium por 4,00 eu não agüento, deixei se usar.

Foi por este preço, pois era promoção para motos...no ipiranga no setor hoteleiro sul. Agora R$ 4,00 na podium é doído, só usarei se for uma 1.000cc para cima.

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Qua, 01 Out 2014 22:25

FABRICIUS escreveu:
Hugo_Roriz escreveu:
FABRICIUS escreveu:

Foi por este preço, pois era promoção para motos...no ipiranga no setor hoteleiro sul. Agora R$ 4,00 na podium é doído, só usarei se for uma 1.000cc para cima.

Você ta falando da Ipiranga aditivada ou da V-Power? Direto abasteço nesse posto, dizem que o da torre de Tv direto e lacrado por gasolina adulterada.

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Qui, 02 Out 2014 09:14

Hugo_Roriz escreveu:
FABRICIUS escreveu:
Hugo_Roriz escreveu:
FABRICIUS escreveu:

Você ta falando da Ipiranga aditivada ou da V-Power? Direto abasteço nesse posto, dizem que o da torre de Tv direto e lacrado por gasolina adulterada.

Falei errado. Abasteci no shell que vc disse com a v-power para testar, pois antes só abastecia com a grid. Agora posto da torre eu passo longe.

Enviado de meu MT15a usando o Tapatalk 2

UNREAD_POSTpor two_two » Qui, 02 Out 2014 14:16

a V-Power é pelo preço.

quando eu encho o tanque coloco ela, pq a diferença é pouca.

na época que a aditivada foi a 3,25 ela foi pra 3,30

=X

Retornar para Mecânica em Geral, Preparações & Projetos