• ANÚNCIOS

  • PUBLICIDADE

Amortecedor - Troca preventiva é golpe

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Seg, 04 Out 2010 14:09

Amortecedor - Troca preventiva é golpe
Eduardo Aquino - Estado de Minas

Não existe quilometragem específica para sua substituição, que depende das condições em que o veículo rodou. Fuja também dos recondicionados, pois não oferecem segurança


Pascoal Humberto/Cofap/Divulgação

Imagem
Shocktester, da Cofap, consegue avaliar com precisão estado dos amortecedores


É comum ouvirmos da boca de alguns mecânicos, seja ele de oficina independente ou de concessionário, que o amortecedor deve ser trocado, de forma preventiva, aos 40 mil quilômetros. Pura enganação. Não existe um limite, pois isso depende das condições em que o carro foi usado. Outro golpe comum é o do amortecedor recondicionado. Trata-se de outra mentira, pois esse processo não é economicamente viável.

Substituição
O proprietário do veículo deve tomar cuidado com a lábia de alguns profissionais sem escrúpulos. Não existe um prazo definido para a durabilidade do amortecedor, que depende das condições em que o veículo foi usado. Por exemplo, enquanto um veículo que roda sobre estradas de terra esburacadas pode ter seus amortecedores destruídos aos 10 mil quilômetros, outro, que circula somente em Brasília, em ruas e avenidas asfaltadas e planas, pode atingir tranqüilamente os 100 mil quilômetros, sem qualquer problema.


Avaliações
Na verdade, o amortecedor somente deve ser trocado depois de algumas avaliações, que devem ser periódicas, mas que, nem sempre, são precisas. Aquele teste simples (de empurrar o carro nas extremidades, para observar se a carroceria balança mais de duas vezes, o que é um sinal de problema), somente detecta amortecedores completamente sem ação. De acordo com o coordenador de assistência técnica e desenvolvimento de produto da Magneti Marelli Cofap (fabricante de amortecedor), "existe um equipamento, chamado Shocktester, que mede a ressonância da suspensão de um carro sobre uma plataforma e ajuda bastante a identificar problemas com o amortecedor". Mas, a máquina não tem os parâmetros, para comparação, de todos os veículos vendidos no Brasil e existem apenas 100 unidades, nos pontos de venda da empresa, em todo o país.

Visual
A Monroe (fabricante) desenvolveu um sensor que consegue medir o funcionamento do amortecedor, mas essa tecnologia somente estará disponível no mercado no primeiro semestre de 2008. Mas, segundo o gerente de engenharia de serviços da Monroe (fabricante), Nilton Tadeu, a análise visual também é muito importante, para verificar se o componente sofreu alguma pancada, se está empenado ou se apresenta algum vazamento. Ele ressalta que a empresa também tem uma máquina para teste de amortecedor, mas são apenas duas unidades móveis em todo o país.

Recondicionado
Não coloque amortecedores recondicionados em seu carro, pois eles podem expor ao risco você e sua família. Primeiro, porque é economicamente inviável recondicionar amortecedores, ou seja, para se conseguir dar a ele as mesmas características originais, o custo seria igual (ou até maior) ao de um novo. Além disso, os componentes originais (retentores, válvulas, haste, batentes e óleo) não são vendidos no mercado. Por isso, eles não conseguem reproduzir as mesmas características de um novo.

Importância
Ao contrário do que sugere o nome, o amortecedor não amortece a pancada, pois isso é tarefa das molas. O componente impede as oscilações da carroceria, provocadas pela mola. Manter os amortecedores em bom estado é fundamental para o equilíbrio do carro, principalmente em curvas e em pisos irregulares. Ou seja, rodar com amortecedor desgastado pode significar uma saída de pista fatal numa curva ou ao trafegar sobre asfaltos remendados e lombadas, mesmo em baixas velocidades.

Compartilhar


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Seg, 04 Out 2010 14:14

Meus amortecedores estão com 224.000km rodados!

Ou seja, ainda são os originais de fábrica!


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor pak4to » Seg, 04 Out 2010 14:15

REPORTAGEM ANTIGA ESSA N!! SEMESTRE DE 2008!! MAS TÁ VALENDO!! :027:


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor Bob_Isponja » Seg, 04 Out 2010 14:18

Dudufuddellys escreveu:Meus amortecedores estão com 224.000km rodados!

Ou seja, ainda são os originais de fábrica!

Olokoooooooooo
Mas e o resto da suspensão já mandou dar uma olhada?
Coxins, buchas da balança, terminais da direção, pivô, coifa, batente?
Cambagem, caster?
São itens fundamentais para o bom funcionamento da suspensão não somente os amortecedores.
:027: :027: :027:


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Seg, 04 Out 2010 14:22

Dudufuddellys escreveu:Meus amortecedores estão com 224.000km rodados!

Ou seja, ainda são os originais de fábrica!


Eitaa!!!!!! :029: :029:


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor Bob_Isponja » Seg, 04 Out 2010 21:46

lotus_negra escreveu:
Dudufuddellys escreveu:Meus amortecedores estão com 224.000km rodados!

Ou seja, ainda são os originais de fábrica!


Eitaa!!!!!! :029: :029:

Ai dps nós trocamos a primeira vez ai já era, nunca mais dura nem 100mil fff


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Ter, 05 Out 2010 15:03

Bob_Isponja escreveu:
Dudufuddellys escreveu:Meus amortecedores estão com 224.000km rodados!

Ou seja, ainda são os originais de fábrica!

Olokoooooooooo
Mas e o resto da suspensão já mandou dar uma olhada?
Coxins, buchas da balança, terminais da direção, pivô, coifa, batente?
Cambagem, caster?
São itens fundamentais para o bom funcionamento da suspensão não somente os amortecedores.
:027: :027: :027:


Estão tudo Ok, pelo menos eu acho, de vez em quando ouço um pequeno barulho na parte da frente, mas tá de boa!

Pivô, um foi trocado a dois meses!

Caster já foi feito - ok

Cambagem não precisou ser feito, quando mandei alinhar e balancear as rodas - ok

Buchas de balança, acho que ainda estão boas - ok

Terminais da direção não sei - :sss:

O ruim de qualquer Corsa é que não pode ver um buraco na frente que desalinha fácil, precisando fazer caster sempre!

:025:

Bob_Isponja escreveu:
Ai dps nós trocamos a primeira vez ai já era, nunca mais dura nem 100mil fff


Pura verdade!

Trocou na primeira vez, já era! Não dura que nem veio de fábrica! :( :( :(


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor GTI » Ter, 05 Out 2010 15:17

Sei não heim, mas se brincar os do meu carro ainda são originais rsrsrs. Acho que ele tá com 170.000. Sei lá, só sei que não tá precisando mexer. kkkkkkkkkk


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor pak4to » Ter, 05 Out 2010 15:22

GTI escreveu:Sei não heim, mas se brincar os do meu carro ainda são originais rsrsrs. Acho que ele tá com 170.000. Sei lá, só sei que não tá precisando mexer. kkkkkkkkkk

troquei do quadradinho q tinha com 150.000km!! nas curvas em alta já não segurava!! mas tem uma fiorino do meu trampo q tá com 440.000km e nunca trocou!!! serio mesmo, nunca trocou!! mas ele n servem mais de nada tb na alta, se passar um quebra-mola na alta, a traseira vai kikar at capotar!! :025:


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor RABUJENTO » Ter, 05 Out 2010 15:29

que circula somente em Brasília, em ruas e avenidas asfaltadas e planas, pode atingir tranqüilamente os 100 mil quilômetros, sem qualquer problema.


SÓ ESSE TRECHO DO TEXTO Q EU SOU CONTRA, ASFALTO EM BRASILIA JÁ FOI BOM, A 50 ANOS ATRÁS, HOJE EM DIA É UM PORCARIA...AI FALAM Q NO PLANO É MELHOR, MENTIRA ANDA NA W3 SUL, FAZ AS TESOURINHAS....POST LEGAL


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor fabiomtb » Ter, 05 Out 2010 15:49

Esse Shocktester tem uma malandragen nele,se o operador da maquina deixar os pontos de fixação folgados,condena até
carro zero .


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor GTI » Ter, 05 Out 2010 15:58

pak4to escreveu:
GTI escreveu:Sei não heim, mas se brincar os do meu carro ainda são originais rsrsrs. Acho que ele tá com 170.000. Sei lá, só sei que não tá precisando mexer. kkkkkkkkkk

troquei do quadradinho q tinha com 150.000km!! nas curvas em alta já não segurava!! mas tem uma fiorino do meu trampo q tá com 440.000km e nunca trocou!!! serio mesmo, nunca trocou!! mas ele n servem mais de nada tb na alta, se passar um quebra-mola na alta, a traseira vai kikar at capotar!! :025:


O meu então já deve ter sido trocado. Mesmo que o carro não seja tão rodado o tempo de vida dele já seria de 17 anos. Bom, quando tiver que trocar eu descubro. rsrsrs


Re: Amortecedor - Troca preventiva é golpe

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Ter, 05 Out 2010 16:08

RABUJENTO escreveu:que circula somente em Brasília, em ruas e avenidas asfaltadas e planas, pode atingir tranqüilamente os 100 mil quilômetros, sem qualquer problema.


SÓ ESSE TRECHO DO TEXTO Q EU SOU CONTRA, ASFALTO EM BRASILIA JÁ FOI BOM, A 50 ANOS ATRÁS, HOJE EM DIA É UM PORCARIA...AI FALAM Q NO PLANO É MELHOR, MENTIRA ANDA NA W3 SUL, FAZ AS TESOURINHAS....POST LEGAL



Rapaz, asfalto bom em Brasília é somente em alguns trechos do Eixo Monumental e do Eixão Sul e Norte!

Fora isso é tristeza no DF inteiro!

Brasília por ser a Capital Federal, está abandonada a mais de 16 anos, imagine as outras satélites que não vê um asfalto descente desde a sua criação?!



Retornar para Matérias

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante