• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Golpe - Cheiro de falcatrua no ar

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Ter, 05 Out 2010 15:32

Pedro Cerqueira - Estado de Minas

Algumas lojas de escapamento têm retirado o catalisador ou induzido a troca da peça sem necessidade para comercializar sua cerâmica, composta por metais preciosos

Arquivo/Estado de Minas
Imagem
No catalisador genuíno o gás passa pela "colmeia" de cerâmica, enquanto
no falso a cerâmica é substituída por um tubo furado envolto com palha de aço

Motorista, cuidado! Tem gente de olho no catalisador do seu carro. Infelizmente não é a inspeção veicular e sim algumas lojas de escapamento. Isso porque a peça de cerâmica que fica no interior da carcaça de metal do catalisador é composta por três metais preciosos, platina, rádio e paládio. “Como a platina e o paládio valem mais que o ouro, existem empresas que procuram por esse material para reciclá-lo e extrair os metais valiosos”, explica Valdecir Rebelatto, da Mastra, que produz catalisadores.

Até aí tudo bem, mas acontece que algumas dessas lojas de escapamento se aproveitam da procura por esse material para retirar a cerâmica sem o conhecimento do dono do veículo, deixando a peça oca ou instalando um catalisador falso, quando a cerâmica é substituída por um tubo envolto com palha de aço ou algum outro material para abafar ruídos e preencher todo o espaço. Outra prática é induzir o proprietário do veículo a comprar um catalisador novo, sendo que ainda não é o momento de trocar a peça.

Uma fonte, que trabalhou numa empresa que compra a cerâmica de mecânicos ou donos de lojas de escapamento para retirar os metais, contou que o quilo desse material já chegou a ser vendido por R$ 120. Ele pediu para não ser identificado porque tem medo de sofrer alguma retaliação. Valdecir Rebelatto confirma que este alto valor estava sendo praticado até o início da crise, mas atualmente o valor do quilo da cerâmica caiu bastante, e é comercializado por aproximadamente R$ 35.

Como saber
Mas como o dono do carro pode saber se o catalisador está funcionando bem? A melhor forma é procurar por uma oficina íntegra, que tenha um equipamento para fazer a medição do gás expelido pelo veículo ou então um termômetro infravermelho, que identifica, por meio da temperatura do gás, se a peça está em boas condições. Mas Carlos Eduardo Moreira, da Umicore, fabricante de catalisadores, conta que, visualmente, essa tarefa não é fácil.

De acordo com ele, a quilometragem do veículo pode dar uma dica, já que o catalisador original é feito para durar pelo menos 80 mil quilômetros. Por isso, se o carro tem uma boa manutenção, funciona com combustível de qualidade ou a peça nunca esbarrou em algum lugar, dificilmente é preciso trocar o catalisador. Para não comprar gato por lebre, é preciso desconfiar dos catalisadores muito baratos. Carlos Eduardo garante que é impossível esta peça custar menos de R$200.

Se algum mecânico afirmar que a cerâmica está quebrada, a informação pode ser checada chacoalhando a peça. Outro aspecto que denuncia que o catalisador não está bom é a perda de potência do automóvel. Se existe a desconfiança que a cerâmica foi retirada, basta pegar um martelo para ver se a carcaça está oca. Quando a cerâmica é retirada ou um catalisador falso é instalado, o ruído emitido pelo escapamento aumenta. E não se esqueça, se for trocar o catalisador do carro nada de dar uma volta para tomar um cafezinho. Permaneça na oficina para ter certeza de que a peça será trocada.

Compartilhar

Re: Golpe - Cheiro de falcatrua no ar

UNREAD_POSTpor Bruno Rodrigues » Ter, 05 Out 2010 15:38

Nossa..é cada coisa que descobrem...
Mais um item para ficar de olho nas oficinas!!!!

UNREAD_POSTpor GOIA » Ter, 05 Out 2010 15:39

a pior verdade das oficinas:
E não se esqueça, nada de dar uma volta para tomar um cafezinho. Permaneça na oficina para ter certeza de que a peça será trocada.
Editado pela última vez por GOIA em Ter, 05 Out 2010 15:43, num total de 1 vezes

UNREAD_POSTpor Timao » Ter, 05 Out 2010 15:40

aaah esses fdps

=/

UNREAD_POSTpor OMEGA » Ter, 05 Out 2010 15:43

Teve uma vezz q quebrou a paradinha de dentro do catalizado ai tava fazendo barrulho levei pro cara ver oq fazer...

ai ele falou e so tira o restante depois vc compra outro...

o cara tirou e nem me cobrou nada saiu todo sorridenteeeeeeeee hihihihii

paraece q esse produdo preciso e tal... Pessoal usa para fazer drogas e tal...

Lir em algum lugar isso mais não lembro... So sei q tem haver com drogas

alguem sabe falar sobre...

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Ter, 05 Out 2010 16:01

No meu caso eu sei quando o catalisador está funcionando quando não sente o cheiro de gasolina queimada pelo escape!

Sente aquele cheiro característico de gases catalisados. :sss:

fff

UNREAD_POSTpor duke » Ter, 05 Out 2010 16:32

a melhor coisa que existe e um mecanico de confiança da Familia

UNREAD_POSTpor GTI » Ter, 05 Out 2010 16:39

Dudufuddellys escreveu:No meu caso eu sei quando o catalisador está funcionando quando não sente o cheiro de gasolina queimada pelo escape!

fff

Você diz aquele cheiro de bost@???
fff

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Ter, 05 Out 2010 16:47

GTI escreveu:
Dudufuddellys escreveu:No meu caso eu sei quando o catalisador está funcionando quando não sente o cheiro de gasolina queimada pelo escape!

fff

fff

fff fff

UNREAD_POSTpor magotron » Ter, 05 Out 2010 17:02

+ uma lenda urbana, para extrair os tais metais preciosos em quantidade suficiente para valer algo, teriam que roubar uns 1000 catalizadores por dia, é igual metais preciosos das placas de computadores e demais eletrônicos, todo mundo ouviu, mas ninguem sabe quem compra e vende, não sejam trouxas :haha:

UNREAD_POSTpor junior69 » Ter, 02 Nov 2010 14:24

A 1 ano atrás fui numa loja (muito feia a loja) trocar o catalizador pois fedia quando funcionava o carro, e o cara me ofereceu outro serviço opcional, cortar o catalizador e colocar um cano direto , segundo ele ficava original e saia pela metade do preço. k k k k k k

Sai correndo dessa loja, nunca mais voltei ..

Passei em outra loja e coloquei um catalizador zero. rsrs

UNREAD_POSTpor hgvini » Ter, 02 Nov 2010 14:52

magotron escreveu:+ uma lenda urbana, para extrair os tais metais preciosos em quantidade suficiente para valer algo, teriam que roubar uns 1000 catalizadores por dia, é igual metais preciosos das placas de computadores e demais eletrônicos, todo mundo ouviu, mas ninguem sabe quem compra e vende, não sejam trouxas :haha:

Eu também acredito que o custo do processo para separar esses metais preciosos dos outros componentes é maior que o lucro.

UNREAD_POSTpor farao » Ter, 02 Nov 2010 15:00

krambaaaaa ficar de olhooo

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Ter, 02 Nov 2010 15:17

GTI escreveu:

fff

fff

HAahahah Realmente, esses carros novos e com motores pequenos fedem pra poha quando forçam muito!

UNREAD_POSTpor Alanfilezinho » Ter, 02 Nov 2010 15:18

De um jeito ou de outro eles querem ganhar!!!!

UNREAD_POSTpor Leco » Sex, 24 Dez 2010 16:08

GTI escreveu:

fff

fff

é ovo podre!!! huehuehueheuheuh

UNREAD_POSTpor Fhabyo » Sex, 24 Dez 2010 17:25

Galerinha melhor que vender um catalizador novo! É vender o catalizador novo, pegar o velho e vender o miolo,
tem um pessoal que compra o miolo do catalizador e paga em média 50,00.

Retornar para Matérias