• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Como extrair o Melhor Rendimento do Câmbio Automático

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

Como extrair o Melhor Rendimento do Câmbio Automático

UNREAD_POSTpor annymss » Qui, 30 Dez 2010 09:21

A transmissao automática opera as mudanças de marcha sem interferencia do motorista e efetua o trabalho da embreagem seja nas mudanças, seja nas saídas e paradas de modo automático.

Além do ganho significativo em conforto, tende a preservar o motor de maus tratos, pois impede a variaçao brusca de rotaçao que se pode obter num câmbio manual. Por nao se tratar de sistema mecânico por engrenagens, ocorre ligeira perda de rendimento, com reflexos também no consumo. Mas essa diferença vem se reduzindo com seu aprimoramento.

Imagem

Dirigir um automóvel de câmbio automático é mais simples do que pode parecer. Com raras variaçoes, suas posiçoes de trabalho sao: P, parking ou estacionamento; R, reverse ou marcha a ré; N, neutral ou ponto-morto; D(drive), 3, 2 e 1, marchas a frente. Alguns modelos possuem cinco marchas, outros quatro ou mesmo tres. Há marcas que adotam a letra L, de low (baixa), para a primeira marcha. Na maior parte do tempo mantém-se a posiçao D, que permite operar em todas as marchas, de acordo com a velocidade, topografia e pressao no acelerador. As posiçoes inferiores devem ser utilizadas apenas para obter freio-motor, como ao descer uma serra. Como o câmbio tende a subir marchas quando a aceleraçao é aliviada ou interrompida, manter uma marcha inferior (como 3 ou 2) pode ser útil em situaçoes específicas, como no trânsito urbano ou numa estrada em aclive.

Imagem

A posiçao P deve ser mantida com o veículo estacionado e é indicada para ligar e desligar o motor em alguns modelos a chave nao pode ser retirada com a transmissao em outra posiçao. Um cuidado importante é sempre frear ao engatar D e ao permanecer parado com qualquer marcha engatada: como o carro de câmbio automático é naturalmente acelerado, soltar o freio leva-o a andar lentamente, o que pode causar acidentes.

No trânsito pesado ou ao parar por mais de um minuto, passar ao ponto-morto elimina a necessidade de frear e representa ligeira economia de combustível. Todo veículo de transmissao automática possui um recurso denominado kick-down. Consiste num botao sob o acelerador que, pressionado pelo uso de todo o curso do pedal, provoca reduçao de marcha para melhorar as respostas do motor. Basta aliviar a pressao no acelerador para que uma marcha superior seja novamente engatada. Um ligeiro retardo nesta operaçao, retendo mais as marchas reduzidas, é a principal diferença dos programas esportivos que algumas transmissoes oferecem. Outra é a possibilidade de acelerar até um regime de giros superior ao atingido no programa convencional ou "econômico". O botao ou seletor do programa esportivo pode ser acionado com o veículo em movimento e em qualquer velocidade sem nenhum problema. Finalmente, o programa de "inverno" permite sair em terceira marcha e mostra-se adequado a terrenos de baixa aderencia, como neve, gelo e lama.

No caso de aclives, os fabricantes recomendam usar o freio de serviço ou o de estacionamento para manter o carro imobilizado, e nao o acelerador. Mas, conforme a inclinaçao, apenas soltar os pedais pode ser suficiente para a parada.

No caso da embreagem automática adotada por alguns modelos, como o Mercedes Classe A, é imperativo frear o veículo nestas condiçoes, pois a transmissao convencional nao tem a capacidade de mante-lo imóvel em subidas. Ainda assim há maior facilidade que num modelo sem o recurso, pois a ausencia de pedal de embreagem facilita o uso do pé esquerdo para frear.

Compartilhar

Re: Como extrair o Melhor Rendimento do Câmbio Automático

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qui, 30 Dez 2010 09:42

Bem interessante a matéria, já andei em vários automáticos mas nunca dirigi um (só fui de carona rsrsrss). É importante conhecer para não fazer besteira na hora de dirigir um carro deste tipo, facilita muito a vida, mas em troca cobra bastante atenção até se adaptar. Cultura do brasileiro ao contrário do americano é carro com câmbio manual, mas isso vem mudando nos últimos anos.

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 30 Dez 2010 10:39

O PUG 307 do meu irmão é com câmbio automático ehehheh. Muito gostoso de se dirigir um carro automático!

Estou revendo meus conceitos quanto à carros com câmbios automáticos! :sss:

Por falar nisso o PUG 307 2.0 - 16V é super econômico! Meu irmão com 1/2 taque rodou 5 dias sem problemas!

:017: :017: :017: :029:

UNREAD_POSTpor rafamotadf » Qui, 30 Dez 2010 11:36

Antes de pegar o civic criticava d+ carros automáticos. Depois que acostumei, nem quero saber de carro manual mais...Muitos falam que o carro bebe muito, o câmbio da problema d+ e é muito mais lento que os demais...meu carro faz 11,5km/l na cidade no ar-condicionado. Quando liga o ar ele da uma pesada no motor(coisa normal em todo carro)nas baixas rotações ele da uma lerdada, mas depois que enche vai embora. Desempenho dele é muito bom. Amigos meus hoje que andavam só de carro com câmbio manual, hoje estão só querendo saber de carros automáticos
Editado pela última vez por rafamotadf em Qui, 30 Dez 2010 14:52, num total de 1 vezes

UNREAD_POSTpor dagonias » Qui, 30 Dez 2010 11:56

Icecub3 escreveu:Bem interessante a matéria, já andei em vários automáticos mas nunca dirigi um (só fui de carona rsrsrss). É importante conhecer para não fazer besteira na hora de dirigir um carro deste tipo, facilita muito a vida, mas em troca cobra bastante atenção até se adaptar. Cultura do brasileiro ao contrário do americano é carro com câmbio manual, mas isso vem mudando nos últimos anos.

Cara posso falar por mim, depois que você pega um carro automático, você só volta para um MT se for por necessidade mesmo. Cambio AT é muito bom e não é problemático, problemática é a nossa cabeça por achar que é ruim.
No meu Carro consigo medias de 12km/l aqui em bsb e na estrada a 140km/h ele faz 13,5km/h a 140 eu estou a 3200rpm! anda tranquilo demais.
No anda e para então, pô não tem coisa melhor. Nada de se preocupar com marchas e tudo mais. Meu cambio não tem embreagem, logo não me preocupo com isso e a vida útil dele ultrapassa e muito a minha intenção de ficar com o carro.
Recomento a todos!

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 30 Dez 2010 12:03

Problemáticos foram só os primeiros carros nacionais com câmbio automático!

O condutor dinossauro nunca havia dirigido um carro AT e por isso não sabia usar!

Um exemplo clássico de carro problemático que eu ouvia por aí, era o GM Monza Classic AT, diziam que o câmbio deste carro por ser AT era muito problemático e quebrava com facilidade!

Lendas de mexânicos e pessoas ignorantes!

UNREAD_POSTpor Fhabyo » Qui, 30 Dez 2010 12:11

Boa materia! Estou com planos de comprar um siena dualogic, andei no estilo do meu primo e amei. Usar como automatico ou manual com sistema sequencial é muito gostoso!!!
Não se compara o conforto de um automatico com um cambio manual, agora está bem mais acessivel, e os modelos mais comerciais já vem com + essa opção, palio, siena, corsa, ecosport, spacefox.

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qui, 30 Dez 2010 12:47

Na minha opinião, o maior diferencial entre o automático e o manual (acionamento mecânico) é justamente pelo apelo mais esportivo do manual em contraste com a comodidade do automático. O que mais prejudica em alguns carros (como o I30 por exemplo), é o fato de vir com somente 4 velocidades, isso prejudica bastante a performance do motor, aumenta o consumo (apesar dos mais recentes empregarem conversores de torque mais eficazes, que consequentemente ajudaram a reduzir o consumo) e deixa os solavancos maiores durante as trocas. Mas esta nova geração de automáticos promete consolidar num só câmbio tudo que o motorista deseja, com recursos de esportividade, como deixar o motorista levar o giro até o limite de corte, permitir reduções mais severas, acelerações mais rápidas com um número maior de marchas, hoje temos alguns modelos automáticos com até 6 velocidades. Futuramente acho que a maioria dos carros serão automáticos, mas com o opcional de condução em modo esportivo, dando ao motorista a sensação de esportividade da troca manual, apesar de todo o processo ser feito por controles e atuadores eletro-hidráulicos. Em suma será como dirigir de verdade usando um controle de videogame.
Editado pela última vez por Icecub3 em Sex, 31 Dez 2010 09:44, num total de 1 vezes

UNREAD_POSTpor Saddam » Qui, 30 Dez 2010 13:04

Meu primeiro carro foi auto, um vectra cd , cambio auto eh uma maravilha e facilita muito a vida ... ate quebrar kkk

UNREAD_POSTpor rafamotadf » Qui, 30 Dez 2010 14:57

Saddam escreveu:Meu primeiro carro foi auto, um vectra cd , cambio auto eh uma maravilha e facilita muito a vida ... ate quebrar kkk

kkkkkkkkkkkkkkkkkk..o do civic do meu amigo detonou o câmbio depois dos 300 mil e o idiota deixou de troca o óleo

UNREAD_POSTpor _L_A_E_R_T_E_ » Qui, 30 Dez 2010 15:40

Saddam escreveu:Meu primeiro carro foi auto, um vectra cd , cambio auto eh uma maravilha e facilita muito a vida ... ate quebrar kkk

:haha: :haha: :haha: :haha: :haha: :haha: :haha: :haha:

UNREAD_POSTpor dagonias » Sex, 31 Dez 2010 08:52

rafamotadf escreveu:

kkkkkkkkkkkkkkkkkk..o do civic do meu amigo detonou o câmbio depois dos 300 mil e o idiota deixou de troca o óleo

Mas sabe qual o problema disso dai? Tem muito mexanico que diz que nao precisa trocar oleo de cambio AT. ABSURDO!!!! Todo óleo tem vida útil. O meu ta chegando a primeira troca, a de 80k. Vou trocar sem pestanejar e ter cambio para mais nao sei quantos anos! hehehe
Agora como o nosso colega do Fiesta falou: Cambio de 4 Marchas é o calcanhar de aquiles do meu carro. As vezes parece que tem um buraco entre a 4ª e a 3ª. Voce vai pisando... pisando... e derrepente a 3ª entra e acorda a cavalaria do bicho de uma vez! heheheh
Porem pra viajar eh legal. Ando a 170km/h com quase 4000RPM. Looooooooooooooooooooooga!!!!

UNREAD_POSTpor Bob_Isponja » Sex, 31 Dez 2010 08:59

dagonias escreveu:
rafamotadf escreveu:

Mas sabe qual o problema disso dai? Tem muito mexanico que diz que nao precisa trocar oleo de cambio AT. ABSURDO!!!! Todo óleo tem vida útil. O meu ta chegando a primeira troca, a de 80k. Vou trocar sem pestanejar e ter cambio para mais nao sei quantos anos! hehehe
Agora como o nosso colega do Fiesta falou: Cambio de 4 Marchas é o calcanhar de aquiles do meu carro. As vezes parece que tem um buraco entre a 4ª e a 3ª. Voce vai pisando... pisando... e derrepente a 3ª entra e acorda a cavalaria do bicho de uma vez! heheheh
Porem pra viajar eh legal. Ando a 170km/h com quase 4000RPM. Looooooooooooooooooooooga!!!!

Cabuloso viajei no natal, jettazão em 3mil rpm´s tem a velocidadea 150km/h muito baixa a rotação... o meu mesmo em 3000rpm´fica certinho em 110km/h

UNREAD_POSTpor CVLEAL » Sex, 31 Dez 2010 09:09

o meu com 120 ja ta no 5 mil
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

UNREAD_POSTpor Bob_Isponja » Sex, 31 Dez 2010 09:16

CVLEAL escreveu:o meu com 120 ja ta no 5 mil

fff fff fff fff fff

UNREAD_POSTpor Saddam » Sáb, 01 Jan 2011 15:20

dagonias escreveu:Porem pra viajar eh legal. Ando a 170km/h com quase 4000RPM. Looooooooooooooooooooooga!!!!

Pra viajar eh otimo, o cambio do vectra a 120km ta a uns 2500 , 3k rpm

UNREAD_POSTpor two_two » Sáb, 01 Jan 2011 15:51

CVLEAL escreveu:o meu com 120 ja ta no 5 mil

aquele fiestinha que eu tinha devia cortar giro a 120 fff fff fff fff

UNREAD_POSTpor Fhabyo » Sáb, 01 Jan 2011 16:19

Galerinha!! Cambio automatico é um LUXO!!!
Pena que o brasileiro ainda não se acostumou a esse conforto, necessidade de troca de oleo, e constante verificação no nivel do oleo, ao contrario do que falam, esses cambios dão poucas manutenção, é claro sob devido acompanhamento. Estou de olho no siena dualogic muito chic, carro popular automatico com recurso de TOP LINHA.

Retornar para Matérias