• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

10 mods de baixo custo para melhorar o desempenho do carro!

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

10 mods de baixo custo para melhorar o desempenho do carro!

UNREAD_POSTpor annymss » Qui, 20 Jan 2011 10:30

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/aotd_upgrades_top.jpg

Não existe receita mágica para extrair uma quantidade enorme de potência sem modificações extensas e caras, ou sem trabalhar com o motor no limite. Carroll Shelby já dizia que nada substitui o volume de deslocamento (mas um turbo também dá uma boa ajuda). Indo um pouco contra essa lógica, pedimos a vocês sugestões de modificações fáceis e acessíveis - e arranjamos mais algumas dicas coletadas nas melhores oficinas.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_cames.jpg
1- Mudança do comando de válvulas

O comando de válvulas (ou árvore de cames) controla o tempo de abertura das válvulas de escape e admissão. Quanto mais ar, mais combustão, o que resulta no aumento de potência. Um comando de válvulas mais "nervoso" é das formas mais baratas de se obter um aumento significativo de potência (e também de consumo, por outro lado).

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_volante_do_motor.jpg
2- Alívio do volante do motor

O volante do motor é a peça que transfere a energia mecânica do movimento do virabrequim para a transmissão e para as rodas. Um volante aliviado precisará de menos torque para vencer a inércia e ganhar rotação. Colocando em palavras simples: o giro sobe mais rápido e você precisará fazer menos reduções de marcha. Esta modificação, contudo, pode ser uma faca de dois gumes, pois uma redução drástica da massa do volante faz com que ele perca parte da capacidade de acumular energia, o que vai exigir mais reduções de marcha, dificultando as retomadas de velocidade e arrancadas.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_susp_esportiva_0.jpg
3- Altura da suspensão

Os carros saem de fábrica com uma calibragem de suspensão adequada à proposta do modelo. Mas ao contrário de esportivos, alguns Citroën e outros modelos mais caros, a suspensão dos carros "de passeio" é ajustada de forma fixa, e genérica. Como o objetivo aqui é aprimorar o desempenho do carro, amortecedores com carga maior e molas mais rígidas já dão conta do recado. A redução da altura na medida certa também traz ganhos significativos pois reduz o ponto G centro de gravidade contribuindo para reduzir a rolagem da carroceria. Nesse caso, devem ser usadas molas e amortecedores ainda mais rígidos para não perder o curso de suspensão.

Imagem
http://www.geminiimport.com.br/ec/Produtos/col%20escape%20dodge%20sum-g9040_w.jpg
4- Coletor de escape redimensionado

O coletor de escape é a peça que extrai dos cilindros os gases resultantes da combustão e permite a admissão de ar renovado para um novo ciclo. Aumentar o fluxo deste coletor reduz a contrapressão e faz com que mais ar renovado seja admitido, aumentando a combustão e consequentemente gerando mais potência.

Imagem
http://www.ancona.com.br/loja/images/02871.jpg
5- Controle de ignição

A combustão no cilindro é gerada pela ignição das velas por uma bobina que converte a tensão da bateria. Um carro original de fábrica usa menos tensão que o limite de sua bobina. Aumentar a potência da faísca otimiza a queima do combustível, reduz emissões, aumenta a vida útil das velas e pode até melhorar o consumo de combustível em alguns casos. A instalação de um controle de ignição mais potente é essencial quando se faz alguma modificação que altera a potência do motor, caso da substituição do comando de válvulas.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_rodas.jpg
6- Rodas e pneus

A alteração de rodas e pneus deve ser feita com limite e bom-senso. Rodas grandes foram inventadas para possibilitar a instalação de discos de freio maiores. A rolagem da carroceria está mais ligada à suspensão que às rodas, portanto esqueça o devaneio adolescente-gangsta de instalar rodas gigantes no seu carro. Elas servirão apenas para deixar ele mais pesado e tornar a direção mais lenta e pesada. Além disso, pneus muito largos roubam aceleração e não costumam avisar o motorista quando estão no limite. A questão da dobra dos flancos, neste nível de modificação, pode ser contornada com mais pressão de calibragem. Nesse caso nossa sugestão é pessoal: confie na engenharia do fabricante. Na hora de trocar as rodas, veja qual a medida máxima oferecida para o modelo e sempre mantenha os pneus calibrados.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/aotd_upgrades_headlights.jpg
7- Faróis

Já falamos sobre o assunto por aqui e vamos repetir: faróis não são elementos estéticos. Dirigir à noite é um dos grandes prazeres da vida, e você depende de bons faróis para poder desfrutar disso. As lâmpadas brancas, que simulam a luz do dia com temperaturas de cor variando entre 4000 K e 7000 K, não são proibidas e não precisam de adaptações nos refletores dos faróis. Já as lâmpadas de xenônio requerem refletores superelipsoidais para direcionar o facho e não ofuscar o resto do mundo. Boa parte dos modelos nacionais já têm opções com esse tipo de refletor. E atenção: jamais altere a cor das lâmpadas dos faróis e mantenha sempre a altura do facho bem regulada.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_reducao_de_pesp.jpg
8- Redução de peso

Peso é a única coisa que se perde quando se alivia um carro. Como estepe e suas ferramentas são de porte obrigatório, livre-se de tapetes, revestimento térmico e acústico, caixa de subwoofer, alto-falantes (e seus imãs pesadíssimos), caixa de ferramentas auxiliares (não as básicas) e tudo que for supérfluo. Uma redução de 100 kg pode se equivaler a um aumento de 10 cv na potência – dado que vai fazer você pensar duas vezes antes de viajar com o casal de sogros levemente acima do peso. Um estepe de liga leve com pneu de uso temporário também ajuda. Em alguns carros é possível retirar a folha de madeira que cobre o fundo do porta-malas. Em casos extremos é possível substituir capô e para-lamas por peças de fibra. E se você estiver possuído pelo espírito de Colin Chapman, pode ainda remover banco traseiro e forrações internas.

Imagem
http://www.jalopnik.com.br/sites/default/files/Contesini/preparacao_mangueira.jpg
9- Mangueira de óleo do freio

Seu carro sai da fábrica com mangueiras de borracha para o óleo do freio. Com o movimento das rodas, essas mangueiras esticam e deformam, alterando a pressão do óleo que corre em seu interior. A solução é instalar mangueiras com malha de aço, que mantêm a forma original transferindo a pressão máxima em qualquer situação, melhorando a resposta dos freios.

Imagem
http://www.fazerfacil.com.br/imagens/modulo_injecao.jpg
10- Remapeamento/reprogramação da injeção eletrônica

O módulo da injeção eletrônica controla a quantidade de combustível injetada no motor. Os módulos mais modernos são auto-adaptativos, e em casos de pequenas alterações no motor não precisam de modificações. Em muitos carros a resposta do módulo tem um pequeno atraso em relação ao comando do acelerador, deixando um "buraco" na aceleração (similar ao lag do turbo). Nesse caso um remapeamento deixaria o carro mais arisco, com respostas mais diretas aos toques no acelerador.

Fonte.: jalopnik
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/dez-modificacoes-de-baixo-custo-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-carro

Compartilhar

Re: 10 mods de baixo custo para melhorar o desempenho do car

UNREAD_POSTpor PAPADA » Qui, 20 Jan 2011 10:42

caramba parabens otima materia :023: agora sei p/ meu carro ta meio lerdo p/ andar só a caixa de grave pesa uns 100 kilos :sss:

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 20 Jan 2011 10:52

annymss escreveu:

O módulo da injeção eletrônica controla a quantidade de combustível injetada no motor. Os módulos mais modernos são auto-adaptativos, e em casos de pequenas alterações no motor não precisam de modificações. Em muitos carros a resposta do módulo tem um pequeno atraso em relação ao comando do acelerador, deixando um "buraco" na aceleração (similar ao lag do turbo). Nesse caso um remapeamento deixaria o carro mais arisco, com respostas mais diretas aos toques no acelerador.

http://www.jalopnik.com.br/conteudo/dez-modificacoes-de-baixo-custo-para-melhorar-o-desempenho-do-seu-carro

Huuuummm, isso é típico nos carros da GM com sistema EFI e MPFI! Se vc pisar um pouco mais no acelerador, o módulo vai entender que o carro precisa de mais força (aceleração) alguns segundos depois! O carro dá uma amarradinha, pra depois entender o quê o condutor quis dizer!

UNREAD_POSTpor lygero » Qui, 20 Jan 2011 11:14

Dudufuddellys escreveu:
annymss escreveu:

Huuuummm, isso é típico nos carros da GM com sistema EFI e MPFI! Se vc pisar um pouco mais no acelerador, o módulo vai entender que o carro precisa de mais força (aceleração) alguns segundos depois! O carro dá uma amarradinha, pra depois entender o quê o condutor quis dizer!

iiiisssssssso mesmoooooooo

meu corsa é MPFI, ele dá um lagzinho

UNREAD_POSTpor Rusty_UCB » Qui, 20 Jan 2011 11:22

Muito boa a matéria!

Me serve de incentivo para tentar melhorar o desempenho do meu carro em se tratanto de saída... O carro amarrado para arrancar aff... Se não souber sair com motor "cheio" vai ficar para traz da maioria dos 1.6 e 1.4 novos. Vou ver se melhoro a saída dele, pois, a GM vacilou nos 2.0 que é meu caso, motor só despeja potência a partir dos 4000rpm (muitooooo lerdo) :018: enquanto que nos 2.2 já se sente ela passando os 2500rpm.

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 20 Jan 2011 11:24

lygero escreveu:
Dudufuddellys escreveu:
annymss escreveu:

iiiisssssssso mesmoooooooo

meu corsa é MPFI, ele dá um lagzinho

Lagzona vc quis dizer ehehehhehe. O meu tbm é MPFI e principalmente quando vc vai precisar fazer uma retomada de velocidade com redução, dá uma amarrada! Ou mesmo quer sair um pouco mais rápido, o carro amarra e falha!

:009:
Editado pela última vez por Dudufuddellys em Qui, 20 Jan 2011 11:29, num total de 1 vezes

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 20 Jan 2011 11:25

Rusty_UCB escreveu:Muito boa a matéria!

Me serve de incentivo para tentar melhorar o desempenho do meu carro em se tratanto de saída... O carro amarrado para arrancar aff... Se não souber sair com motor "cheio" vai ficar para traz da maioria dos 1.6 e 1.4 novos. Vou ver se melhoro a saída dele, pois, a GM vacilou nos 2.0 que é meu caso, motor só despeja potência a partir dos 4000rpm (muitooooo lerdo) :018: enquanto que nos 2.2 já se sente ela passando os 2500rpm.

O seu é 16V? Se sim, qualquer carro acima de 8V demora mais para o regime de torque entrar! Isso é normal!

E qualquer motor 8v despeja o torque em rotações baixa mesmo, mas em compensação, em giros altos o motor sofre de sufocamento devido à pouca quantidade de válvulas, aí vai perdendo torque conforme o giro sobe, ao contrário de um motor 16V que a tendência é só de ir mantendo o torque em altos giros.

UNREAD_POSTpor Rusty_UCB » Qui, 20 Jan 2011 12:57

Dudufuddellys escreveu:

O seu é 16V? Se sim, qualquer carro acima de 8V demora mais para o regime de torque entrar! Isso é normal!

E qualquer motor 8v despeja o torque em rotações baixa mesmo, mas em compensação, em giros altos o motor sofre de sufocamento devido à pouca quantidade de válvulas, aí vai perdendo torque conforme o giro sobe, ao contrário de um motor 16V que a tendência é só de ir mantendo o torque em altos giros.

Sim dudu o meu é 16V, já tinha pesquisado no Vectraclube sobre isso achando que o carro tava com algum problema específico. Mas pelo visto cronico dos motores dessa linha mesmo...heheheh Ainda mais o 2.0 16V que como comentei demoram mais ainda para jogar potência. Li que nos 2.2 16V a GM deu uma melhorada nisso, deixando o carro mais esperto em baixas rotações. A vantagem desse motor é que na estrada o bixo tem uma final da p.orra... fff Quero ver oq posso fazer para melhorar seu desempenho sem precisar mexer muito no motor dele, para andar aqui dentro mesmo, pois, meu trajeto é 90% urbano no ano. As vezes fico puto com a lerderza dele...rs

UNREAD_POSTpor Saddam » Qui, 20 Jan 2011 13:00

Eu dei minha opinião lá no jalopnik a favor do comando, acho que é o mais básico dos up´s

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Qui, 20 Jan 2011 13:04

Rusty_UCB escreveu:
Dudufuddellys escreveu:

Sim dudu o meu é 16V, já tinha pesquisado no Vectraclube sobre isso achando que o carro tava com algum problema específico. Mas pelo visto cronico dos motores dessa linha mesmo...heheheh Ainda mais o 2.0 16V que como comentei demoram mais ainda para jogar potência. Li que nos 2.2 16V a GM deu uma melhorada nisso, deixando o carro mais esperto em baixas rotações. A vantagem desse motor é que na estrada o bixo tem uma final da p.orra... fff Quero ver oq posso fazer para melhorar seu desempenho sem precisar mexer muito no motor dele, para andar aqui dentro mesmo, pois, meu trajeto é 90% urbano no ano. As vezes fico puto com a lerderza dele...rs

Aí já não é do motor e sim do câmbio, seu carro tem o famoso super câmbio alongado! Que saiu na maioria dos Vectras CD, a vantagem de um câmbio alongado é que o motor trabalha suave e o consumo de combustível assim com o regime de rotações em velocidade alta, se mantém baixos. A contra-partida é que o câmbio se torna incômodo nas retomadas de velocidade e reduzidas, vc vai exigir mais e consequentemente jogar uma marcha menor para se conseguir uma retomada de velocidade.

Retornar para Matérias