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BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Rainier » Sex, 28 Jan 2011 14:23

Tirei essa de um site que no final da materia tem o link
Achei muito interessante.

Suspensão eletrônica Bose

Imagem

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Link do vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=eSi6J-QK1lw


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Link do vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=hNlJ8OGTfNU&feature=related


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Link do vídeohttp://www.youtube.com/watch?v=Lyf4rfT7bHU&feature=related

Até pouco tempo atrás, eu era um absoluto fanático por novas tecnologias automotivas.

De uns quatro ou cinco anos para cá, mudei um pouco esse meu comportamento, por conviver mais com pessoas que possuem carros antigos ou quase, ou ainda carros velhos com injeção de combustível com comando eletrônico, e que serão antigos de algum valor histórico em breve.
Pois bem, a quantidade de problemas de todo tipo e gravidade que se enxerga em carros com razoável conteúdo eletrônico, ditos modernos, me fez mudar um pouco de opinião.
Sempre comentamos no AUTOentusiastas as virtudes de carros antigos, e frequentemente discutimos um pouco sobre novidades técnicas. E sempre vimos opiniões de todos os tipos, como "antigo é que é bom", "feito para durar", ou na outra ponta "carro velho não é minha praia mesmo", "falem mais de novidades", coisas desse tipo.
Como não podemos ser radicais em nada nesse mundo, estava dia desses pesquisando um pouco sobre suspensões, e encontrei material sobre uma suspensão que promete ser revolucionária em concepção e funcionamento, e da qual havia me esquecido, pois foi apresentada há cinco anos.
Suspensão eletrônica Bose.
A marca Bose dispensa qualquer apresentação para quem tem um mínimo de curiosidade sobre equipamentos de som automotivo ou residencial.
A empresa usa o nome do Dr. Amar Gopal Bose, um americano de mãe indiana, nascido em 1929, que estudou engenharia elétrica no MIT (Massachussets Institute of Technology), a mais renomada escola de engenharia do mundo, e se tornou professor por lá até o ano 2000. Essa empresa fabrica sistemas de som de alta qualidade, calcado em pesquisas acústicas, aplicando-as de forma prática.
Em 2004, a Bose apresentou um trabalho para a indústria de automóveis, fora da área acústica , uma suspensão ativa. O Dr. Bose explicou, à época, ser fascinado por suspensões, pela dualidade do que ela deve entregar ao veículo: conforto e controle das rodas. A oposição de uma função em relação a outra o fez pensar muito, desde 1957 quando comprou um Pontiac modelo 58 com suspensão a ar, e passou 10 anos com ele, estudando, fazendo a manutenção e aprendendo. Não é que o grande mestre do som é também entusiasta de carros? Logo depois do Pontiac, veio um Citroen DS com a famosa suspensão hidropneumática, que tanta dor de cabeça trouxe aos proprietários sem fácil acesso a peças de reposição e especialistas que a pudessem manter, e mais conhecimento foi acumulado.
Em 1980 o Dr. Amar formou um grupo composto por pessoas do MIT e de sua empresa, para desenvolver a suspensão ideal, utilizando algumas das especialidades da empresa, nesse caso amplificação de potência, velocidade de acionamento de contatos elétricos e eletrônica básica.
Do início do desenvolvimento até a apresentação do protótipo, vinte e quatro anos se passaram, em sigilo.
O maior problema era ter a capacidade de processamento de dados para que os componentes trabalhassem com a velocidade suficiente para poder ser considerado uma suspensão ativa de verdade. Vejam o filme ao final do texto, tenho certeza que vocês irão se surpreender.
O protótipo, batizado de BSS (Bose Suspension System) foi instalado em um Lexus LS400 ano 94, o carro mais bem isolado e silencioso na época em que foi lançado, e que foi a referência nessas características por um bom tempo. Segundo as informações divulgadas em 2004, não houve alterações na estrutura do carro, apenas na própria suspensão e eletrônica do carro.
Conceitualmente, o sistema é simples, composto de motores eletromagnéticos lineares, que trabalham mais ou menos como alto-falantes, ou seja, se movimentam em dois sentidos opostos em uma mesma direção, ao serem submetidos a um campo elétrico de uma bobina, gerado por corrente elétrica. Nessa suspensão, as torres, que são como amortecedores, se extendem ou retraem na velocidade e com o curso necessário para cada situação. Os motores elétricos de cada um dos quatro cantos do carro tem amplificadores de potência, e são regenerativos, ou seja, absorvem energia quando as forças da roda agem na torre, armazenando energia para a reação, para o motor empurrar a roda para baixo. Sensores em várias posições leem o solo à frente do carro e enviam informações para uma central eletrônica.
Nesse protótipo, o processador de controle era um Pentium III de 750 MHz, já um pouco lento para os dias atuais de nossos computadores pessoais. A suspensão dianteira tem aparência similar a uma coluna McPherson, a traseira são dois braços triangulares sobrepostos, o famoso double-wishbone. As molas são barras de torção (Dodges antigos, Fusca, S10, Pajeros grandes), e há amortecedores passivos de pequenas dimensões, como os dos carros normais, para caso de problemas nos sistema. Barras estabilizadoras são totalmente dispensáveis, assim como geometrias de direção elaboradas para compensar a inclinação do carro. Simplesmente isso não é preciso com essa invenção.
Claro que a tecnologia de alto nível tem sua contrapartida, que é o custo e a massa de todas as peças. No protótipo, esse aumento foi de 45 kg, e custos não foram divulgados.
Recentemente não houve mais nenhuma divulgação por parte da Bose, mas podemos estar certos que o trabalho não parou, e esse sistema deve aparecer novamente no cenário automotivo em breve.
Ao menos é o que desejamos. E que seja 100% confiável e muito durável, para facilitar a vida do entusiasta colecionador do futuro.

Fonte: http://autoentusiastas.blogspot.com/200 ... uando.html

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Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor rafael machado » Sex, 28 Jan 2011 14:43

Uma destas ai pra mim tava bom demais






Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor terayon » Sex, 28 Jan 2011 16:04

Gostei do jump no obstaculo.....


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor tuningdf » Sex, 28 Jan 2011 16:05

suspensao massa d++
essa.


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Rainier » Seg, 31 Jan 2011 08:59

terayon escreveu:Gostei do jump no obstaculo.....



fiquei pensando, sera que não dá pra fazer isso com as suspen ar das rapidas????


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Tiago Avila » Seg, 31 Jan 2011 09:04

Rainier escreveu:
terayon escreveu:Gostei do jump no obstaculo.....



fiquei pensando, sera que não dá pra fazer isso com as suspen ar das rapidas????



Voce nao ta falando serio, ta? :029:


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor bobsdk » Seg, 31 Jan 2011 09:12

pow achei loco essa suspensão mas vai demorar pra chegar aqui no brasil antes de tudo e vai vim custando a ruela de cada um aqui
vai ser foda isso ai eh muito foda lindo
mas sera q tem como programar pra rebaixar isso?!
kkkkkkkkkkkkkk


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor jfcorsa » Seg, 31 Jan 2011 09:24

é ja tinha visto......


:027:


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Rainier » Seg, 31 Jan 2011 13:02

bobsdk escreveu:pow achei loco essa suspensão mas vai demorar pra chegar aqui no brasil antes de tudo e vai vim custando a ruela de cada um aqui
vai ser foda isso ai eh muito foda lindo
mas sera q tem como programar pra rebaixar isso?!
kkkkkkkkkkkkkk


BTF QUE TEM SIM PQ ELA É CONTROLADA POR UMA PROGRAMA DE PC, AI JÁ VIU NEH!


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Eddylogus » Seg, 31 Jan 2011 13:18

sinistro heim?? muito filé


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Rainier » Seg, 31 Jan 2011 13:50

Tiago Avila escreveu:
Rainier escreveu:
terayon escreveu:Gostei do jump no obstaculo.....



fiquei pensando, sera que não dá pra fazer isso com as suspen ar das rapidas????



Voce nao ta falando serio, ta? :029:


TO!
mas eu to falando do jump, pq as suspen ar da rapidas não pulam?! então pq elas não poderiam pular em movimento?
é só algum louco ai tentar




Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Tiago Avila » Seg, 31 Jan 2011 14:03

Rainier escreveu:
Tiago Avila escreveu:
Rainier escreveu:
terayon escreveu:Gostei do jump no obstaculo.....



fiquei pensando, sera que não dá pra fazer isso com as suspen ar das rapidas????



Voce nao ta falando serio, ta? :029:


TO!
mas eu to falando do jump, pq as suspen ar da rapidas não pulam?! então pq elas não poderiam pular em movimento?
é só algum louco ai tentar



e depois voltar pra buscar o eixo traseiro.... e as colunas...... e rezar pras rodas estarem juntas ainda.


Re: BOSE - SUSPENSÃO DO FUTURO. QUANDO?

UNREAD_POSTpor Rainier » Seg, 31 Jan 2011 14:35

KKKKKKKKKK
PIOR NEH
SUSPEN AR NÃO TEM A TECNOLOGIA DESSA SUSPENSÃO AI



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