• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

Matéria: Por que brasileiro não gosta de 16v?

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

Matéria: Por que brasileiro não gosta de 16v?

UNREAD_POSTpor Dinho » Ter, 22 Mar 2011 14:54

polêmica
Por que o Brasil insiste em duvidar dos 16V?
Fonte: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/por ... ar-dos-16v

Fazia um certo tempo que não ouvia isso, mas aconteceu. Conversando com um taxista a respeito do seu interesse pelo Nissan Livina, ele acabou dizendo (a bordo de sua Meriva 1.8 8V) a razão das suas suspeitas: os motores de 16 válvulas da minivan japonesa. Afinal, por que muitos brasileiros ainda desconfiam desse tipo de motor?

Vamos a um histórico rápido. Em março de 1993 era lançado o Tempra 16V, o primeiro carro com cabeçote multiválvulas fabricado no Brasil. Tinha 28 cavalos a mais que o motor 2.0 original e ultrapassava a barreira dos 200 km/h , mas oferecia um desempenho praticamente igual em baixas rotações – e por um preço sensivelmente maior.

Essa falta de reações mais enérgicas em marcha lenta na primeira geração de motores desse tipo seria uma das justificativas para que eles não emplacassem no Brasil. A outra surgiu em relação à manutenção supostamente mais dispendiosa. A teoria – que ganhou força com os problemas enfrentados por donos do Gol 1.0 16V e 16V Turbo na virada do século – na verdade escondia o fato de que 1) a maioria dos mecânicos simplesmente não estava preparada para lidar com cabeçotes multiválvulas, e 2) a maioria dos motoristas não seguiu os padrões de manutenção recomendados pelos fabricantes.

Imagem

A relativa lentidão em trânsito urbano seria resolvida com o uso de coletores de geometria variável e comandos de válvulas variáveis (VTEC, i-VTEC, VVT e VVT-i). O problema é que, no auge da adoção desses motores no Brasil, quando Palio, Corsa, Gol, Astra e outros carros exibiam orgulhosamente a inscrição 16V, poucos possuíam esses refinamentos. Os motores 1.0 16V Turbo e o Fivetech dos Marea traziam comandos variáveis, mas foram sufocados pela necessidade de maior cuidado na manutenção – apesar de continuarem valorizados pelo público entusiasta.

O fato é que motores com quatro válvulas por cilindro são indiscutivelmente mais modernos, mais potentes, oferecem mais rendimento e menor consumo que os com duas válvulas por cilindro, e se popularizaram no mundo inteiro, menos no país do samba. Gradualmente, todas as marcas mais populares do Brasil foram abandonando os cabeçotes desse tipo. Na Volks e na GM, a configuração simplesmente desapareceu. Na Ford, continuou equipando poucos carros, como o Focus, mas sem nenhuma identificação indicando sua presença.

Na Fiat, os cabeçotes do tipo acabam de voltar com força nos modernos motores E.torQ – e perceba que o grande destaque da linha é dado justamente à fartura de torque, e não à quantidade de válvulas. O mesmo ocorre com Honda e Toyota, cujos motores a maioria dos motoristas leigos nem sabe que possuem 16 válvulas.

Imagem

Qual lição tiramos de toda essa história? Talvez que o subdesenvolvimento e as características constrangedoras (e únicas) de nosso mercado às vezes não são culpa apenas dos fabricantes e dos impostos. O próprio público que insiste em pensamentos retrógrados acaba contribuindo para isso.

A implicância aparentemente está diminuindo, e a tendência é que esse tipo de motor domine o mercado – mas sempre tem algum cara como o taxista do início do texto para ir contra a lógica e mexer com nossa paciência.

Compartilhar

Re: Matéria: Por que brasileiro não gosta de 16v?

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Ter, 22 Mar 2011 14:58

Brasileiro é burro!Aquela charge do comercial de posto "Brasileiro é louco por carro" é uma piada!
Eu tenho vontade ter uma marea turbo, mas não tenho condições ainda de manter uma então nem me atrevo agora e meu irmão possui uma parati 1.0 16v turbo, que requer cuidado tmb, mas não deixa de ser um carrão! :023:

UNREAD_POSTpor Alex_Souza » Ter, 22 Mar 2011 15:08

E verdade eu não gosto de 16v por isto comprei um com 20v.
:027:

UNREAD_POSTpor Glauberassis » Ter, 22 Mar 2011 15:19

Brasileiro tem q aprender mesmo, meu carro atual é o terceiro 16v que tenho, e nenhum me deu dor de cabeça, muito pelo contrario, só alegria :023:

UNREAD_POSTpor Rainier » Ter, 22 Mar 2011 15:34

a real é que brasileiro quer ter carro mas não quer gastar com manutenção
ai vem os mecanicos de beira de estrada que não conhecem Zorra nenhuma e diz que o negocio não presta por pura falta de conhecimento
A fiat sempre lança uns carros com umas coisas modernas mas os brasileiros tem medo do novo, isso me faz lembra do fiat Tipo
eu tive um e muitos mecanicos diziam que o carro não prestava porque tinha sensor demais
isso é ruim? eu acho uma maravilha no meu se a pastilha estivesse gasta acusava no painel
mas os mecanicos não acham isso uma coisa boa, sera pq? pq fica mais dificil passar agente pra tras?
sei que não são todos os mecanicos que pensam e agem assim, mas tem uma boa parte que se encaixa.

UNREAD_POSTpor paulomaga » Ter, 22 Mar 2011 15:38

brasileiro gosta mesmo e carro 8v carburado!!! ja tive uma corsa w 1.6 16v, melhor carreta q já tive, economica e andador! frois foi na h de vender!

UNREAD_POSTpor digo » Ter, 22 Mar 2011 15:43

o meu é gol g3 1.0 16v, nao troco por um outro gol 8v!

vou trocar de carro agora em junho, mas as vezes penso em nem trocar e continuar com ele!

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Ter, 22 Mar 2011 16:38

Fiz um topico semelhante a um tempo atrás, e cheguei a conclusão do seguinte. Não gosta porque não sabe manter e não da conta de manter como merece, ai mete o pau falando que não presta.

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Ter, 22 Mar 2011 16:48

Junta a ignorância e leiguice de usuários com a falta de preparo e atualização dos mecânicos e dá nisso!!!

:025:

Astrazão 2.0 16V, meu sonho!!!

:032:

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Ter, 22 Mar 2011 16:51

Dudufuddellys escreveu:Junta a ignorância e leiguice de usuários com a falta de preparo e atualização dos mecânicos e dá nisso!!!

Minha proxima meta. GSI16v Branco :walla:

UNREAD_POSTpor Dudufuddellys » Ter, 22 Mar 2011 16:56

Hugo_Roriz escreveu:
Dudufuddellys escreveu:Junta a ignorância e leiguice de usuários com a falta de preparo e atualização dos mecânicos e dá nisso!!!

Branco é mosca branca :sss:

E eu só vi uma vez um GSI Branco!

De resto sempre vejo vermelhos e pretos!

Cores monotonia já!

Teve um user aqui que um dia me disse que os tons cinzas, pratas e vermelhos são mais baratas para as montadoras!

fff fff fff fff

Pelo contrário, o vermelho desbota com o tempo, o prata e cinza com suas variações de tons, são cores mais caras, devido ao tipo de pigmentação que eles usam e tbm por serem cores que demoram mais a se desgastar com o tempo, desbotar ou perder o brilho!

Mas deixa pra lá.

:sss:

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Ter, 22 Mar 2011 17:00

Dudufuddellys escreveu:
Hugo_Roriz escreveu:

Branco é mosca branca :sss:

E eu só vi uma vez um GSI Branco!

De resto sempre vejo vermelhos e pretos!

Cores monotonia já!

Teve um user aqui que um dia me disse que os tons cinzas, pratas e vermelhos são mais baratas para as montadoras!

fff fff fff fff

Pelo contrário, o vermelho desbota com o tempo, o prata e cinza com suas variações de tons, são cores mais caras, devido ao tipo de pigmentação que eles usam e tbm por serem cores que demoram mais a se desgastar com o tempo, desbotar ou perder o brilho!

Mas deixa pra lá.

:sss:

Não é a cor vermelha que desbota monstro...E sim que o verniz que usavam (mais a volks) é que queimavam logo e dava aparência de desbotados...Na gm e fiat eu nunca vi o caso de carro vermelhor desbotar (a não ser os chevettes) mas fora isto só a volks que fez um serviço porco nos golzinhos bola e G3. :023:

UNREAD_POSTpor Hugo_Roriz » Ter, 22 Mar 2011 17:02

Pois é, o branco é foda, tem um nos classificados inclusive, mais não tem TS. Quero um branco e completão. Se for dificil de achar, não tem problema, nenhum dos carros que comprei foi facil, já ate me acustumei.

UNREAD_POSTpor two_two » Ter, 22 Mar 2011 17:08

sem reclamações sobre 16v.

o focus ta perfeito, econômico, andador demais e manutenções na média.
não é nenhum capetinha como o duratec, mas o zetec é guerreiro demais.

UNREAD_POSTpor jampulindaraz » Ter, 22 Mar 2011 17:19

quem gosta de dar pau o 16v nao aguenta e pronto .. que chatisse da p. , respeito a opinião de todos, mas nunca deixo de comprar um 8 valvulas pra comprar um 16... só se aparecer tipo "galinha morta", pra quem vive correndo e deixar de fazer a manuntenção na data certa o melhor e ter o motor mais simples que aguenta mesmo....

UNREAD_POSTpor vitorzootec » Ter, 22 Mar 2011 17:25

Logo quando saiu a Palio weekend, meu velho comprou uma, era 1.6 16V. Ele num gostou muito do motor não... :026:

UNREAD_POSTpor fabio.henrique » Ter, 22 Mar 2011 17:32

É complicado falar de 16V, 8V .... so tive carro 8V, então fica dificil de opinar sobre o assunto !!!! mais irei relatar uma historia veridica !!!!

Meu avô sempre foi louco por opala... inclusive ele tem um deve ter uns 20 anos acho que deu problema no motor acho umas duas vezes ou ate menos !!!!! ocorre que, tem 3 anos que ele foi obrigado a ficar com um gol 1.0 16V que ja deu mais trabalho do que o opala veio !!!! isso não que dizer que exclusivamente é pelo fato do carro ser 16V mais acho que ajuda...!!!!!

UNREAD_POSTpor zone » Ter, 22 Mar 2011 18:44

Lá em casa já tivemos 2 goletas 16v e nunca tivemos problema!!! Não tenho do q reclamar...

UNREAD_POSTpor marcinhoo » Ter, 22 Mar 2011 19:23

a velha história do "vizinho me disse"...

UNREAD_POSTpor magotron » Ter, 22 Mar 2011 20:41

Depois tem umas bestas aqui do Fórum que ainda retrucam comigo quando eu falo, como já dito em tópicos passados, as duas maiores culpadas de Brasileiro não gostar de carros 16V são a engenharia porca da VW e da FIAT, com os dois lixos tempra 16V e Gol/Parati 1.0-16V aspirado/turbo :025:

Ps: Muito, mais muito feliz com meu 2.2 16V "GGGGMMMMM" :walla:

UNREAD_POSTpor Marcio kaloy » Ter, 22 Mar 2011 20:49

eu tenho um 1.0 16v turbo e sou Feliz :032: :032: :032: :032: :032:

UNREAD_POSTpor Neguin » Ter, 22 Mar 2011 20:59

kanabyz escreveu:eu quero um 16v pra mim

+1
eu sempre escultei que 16v era ruim,
mais eu to doido pra compra um pra min :010:
eu nao vejo nem um problema no carro 16v
meu pai odeia o 16v, mais quando eu pergunto porque nao sabi respondeer, so fala que e ruim. :026:

Próximo

Retornar para Matérias