• ANÚNCIOS

• PUBLICIDADE

[MATÉRIA] Quando trocar o óleo do carro?

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

[MATÉRIA] Quando trocar o óleo do carro?

UNREAD_POSTpor lotus_negra » Qua, 06 Jul 2011 10:01

Quando trocar o óleo do carro?
por Rodrigo Cambiaghi - Revista Papo de Homem
em 06/07/2011

Quem nunca se deparou com o famoso “frentista mecânico”? Aquele que, logo ao abrir o capo do carro, encontra mil e um problemas.

É uma cena clássica de um posto de gasolina

— Boa tarde. Completa o tanque, por favor.

— Pois não. Quer que eu dê uma olhadinha na água e no óleo?

— Claro. (abre capo do carro)

(Frentista checa o óleo, se aproxima com o medidor na mão e cara de preocupado)

— Olha, o nível tá baixo viu? Precisa completar.

— Ah não precisa. Vejo isso semana que vem.

— Cuidado hein? Pode fundir o motor. E a viscosidade do seu óleo ta ruim. Também (colocando o dedo no óleo) precisa trocar o óleo.

Atenção nesse post. Vou abordar um pouco do básico sobre lubrificantes de motor para evitar que você seja enrolado. Saiba quando realmente deve-se completar ou fazer a troca.

Pra que diabos serve o lubrificante do motor?

Não é difícil encontrar pessoas que já rodaram de 30 a 40 mil quilômetros sem nunca trocar o lubrificante. Sem contar os milhares de motoristas que mal sabem que existe lubrificante no carro.

O carro é cheio de peças que juntas precisam ser lubrificadas para manter o bom funcionamento e evitar o desgaste. O grande desafio é a troca rápida de temperatura do motor. O óleo precisa manter as características de lubrificante independente do calor ou do frio.

Justamente por isso não colocamos óleo de cozinha ou vaselina no veículo.

Imagem
Falaram que essa vaselina funciona bem no calor. Falaram

O lubrificante, com o passar do tempo, perde a viscosidade, fator que garante que ele revista bem as peças do motor. Motor sem lubrificante ou viscosidade baixa significa maior atrito entre as peças, prejudicando a vida útil e desempenho do motor e aumentando o consumo de combustível.

Medindo o nível do óleo corretamente.

O procedimento é simples: retire a vareta do motor e limpe a ponta dela, certificando-se de que não ficou nenhum pedaço de pano ou qualquer outro resíduo na vareta. Coloque-a de volta e retire novamente. Observe os dois marcadores na ponta do medidor que indicam o máximo e o mínimo. Se o nível está entre as duas barrinhas, não há necessidade de completar.

Importante: espere pelo menos 5 minutos com o motor desligado antes de medir. Isso é o tempo de escorrer o óleo das partes mais altas do motor até a base do carter. Se você checar antes disso, provavelmente o nível dele vai estar um pouco abaixo do real.

Por isso o frentista picareta pede para verificar o óleo assim que você desliga o carro.

Imagem
Certifique-se que não ficou nenhum pedaço de pano na vareta

Ok, o nível está realmente abaixo do mínimo. E agora? Completo? Troco? Vai fundir meu motor?

Antes de tudo: descubra quantos quilômetros ainda faltam para fazer a troca completa. É pra isso que colamos aquela etiquetinha no pára-brisa.

O recomendado é sempre fazer a troca completa. No entanto, em carros com maior quilometragem é comum baixar o nível do óleo. Geralmente, 1 litro com 1mil quilômetros rodados. Isso, claro, é especificado no manual do proprietário. Se você fez a troca há pouco tempo e o nível do seu óleo baixou muito, você pode completar. Mas tenha muita atenção nessa hora.

Há dois fatores fundamentais que você precisa saber sobre o óleo que já está no motor do seu carro antes de colocar qualquer produto.

* Base: Mineral, Semi-Sintético e Sintético.
* Viscosidade: 30, 40 e 50 para os monoviscosos ou 15w40, 5w40, etc para os multiviscosos.

Você não precisa saber o que significa cada um desses itens e números. Apenas garanta que o lubrificante que você está colocando no carro possui a mesma base e viscosidade do que já está no motor.

Não tem idéia de qual lubrificante vai no motor? Olhe no manual. Ao contrário de manual de celular e notebook, ter o manual do seu carro a disposição é essencial. Se você perdeu seu manual e precisa desesperadamente trocar o óleo do seu carro, minha recomendação: vá até um posto de troca especializado. Locais assim sempre tem uma lista com todas as marcas e modelos de carros existentes indicando qual o lubrificante ideal para o seu carro.

Misturar óleos diferentes pode causar problemas sérios. O frentista picareta provavelmente vai querer te empurrar o produto que ele tem em estoque. Se seu óleo estiver baixo e aquele posto não tiver um de mesma base e viscosidade, não tenha medo das profecias apocalípticas do frentista. Seu motor não vai fundir se você rodar mais alguns quilômetros. É mais importante colocar o produto correto no seu carro.

Dica: Quando fizer a troca de óleo, guarde a embalagem ou rótulo do produto no seu carro. Assim você não corre o risco de esquecer o lubrificante que está usando.

Troca de óleo

Cada base de lubrificante tem uma qualidade diferente e, por consequência, preços e tempo de troca diferentes. Isso varia para cada fabricante de carro e de quantos quilômetros rodados possui o seu veículo. O mais comum:

* Base Mineral: 5mil km
* Base Semi-Sintética: 10mil km
* Base Sintética: 20 mil km

Como eu disse anteriormente, o manual do seu veículo deve recomendar um tipo de óleo específico para o carro. Isso não significa que você não pode tentar outros tipos de base, desde que você faça a troca completa e preferencialmente troque também o filtro.

Se o seu carro é esportivo ou tem um motor de alta performance, o mais recomendado é que você utilize um óleo sintético que mantém a viscosidade constante independente da temperatura. Isso garante a lubrificação correta das peças.

Fique atento também se há necessidade de trocar o filtro – também consta no manual (não falei que era importante?). O normal é fazer a troca do filtro a cada duas trocas de lubrificante. No entanto, alguns fabricantes recomendam trocar o filtro e o lubrificante ao mesmo tempo para evitar mistura do novo com o residual que sobrou.

Quando fizer a troca, compre 1 ou 2 litros a mais e guarde dentro do carro. Assim você não corre o risco de não encontrar o lubrificante correto pro seu carro e completa sempre que precisar. Deixe a embalagem sempre bem tampada pra evitar que entrem resíduos.

Imagem
É uma foto clichê? É. Mas quem se importa?

Minha experiência:

Uma vez me perguntaram de onde vem a minha birra com os frentistas metidos a mecânico.

Durante a última vez que fiz uma troca de óleo no posto de gasolina o frentista queria me convencer que trocando o filtro de ar do motor diminuiria a minha alergia. Filtro de ar do motor não tem nada a ver com o ar que entra dentro da cabine do motorista. Seria algo tão absurdo quanto um médico te dizer que você precisa de um transplante de rins para enxergar melhor.

Sem contar nas dezenas de histórias que escutei de amigos e, principalmente, amigas que foram enrolados no posto de gasolina e gastaram um monte de grana sem precisar.

Isso foi fator decisivo para eu nunca mais fazer troca de óleo em posto de gasolina. Dou preferência, sempre, para centros específicos de troca de óleo ou direto com o meu mecânico.

Posto de gasolina, na minha opinião, só para abastecer o tanque e calibrar os pneus.

Veja também: viewtopic.php?f=198&t=155088 :027:

Compartilhar

Re: [MATÉRIA] Quando trocar o óleo do carro?

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 06 Jul 2011 10:08

Eu ainda sou do tipo que prefere trocar o filtro de óleo a cada troca, e troco a cada 5000km mesmo usando óleo semi-sintético.

UNREAD_POSTpor alanceltinha » Qua, 06 Jul 2011 10:32

putz trocar filtro de ar vai diminuir alergia? e cada uma viu

esse frentistas n sabem de nada msm. nunca deixei olhar o óleo pq realmente o carro tava em movimento...o nivel vai dar baixo.

bom topico

UNREAD_POSTpor (-_-)Vitin » Qua, 06 Jul 2011 10:37

eu uso sintético e troco a cada 7000 km... e sempre troco o filtro de óleo!
e tbem soh troco com o mecânico de confiança, e nunca em postos! pq frentista é safado! Quer tirar vantagem de qualquer jeito!

UNREAD_POSTpor Rusty_UCB » Qua, 06 Jul 2011 10:40

Sempre troco o do meu carro com 5mil juntamente com filtro. Não pode vacilar com 16v. :034:
Editado pela última vez por Rusty_UCB em Qua, 06 Jul 2011 10:54, num total de 1 vezes

UNREAD_POSTpor Samu » Qua, 06 Jul 2011 10:45

Baixar 1 litro a cada mil Km!

fff

UNREAD_POSTpor GTI » Qua, 06 Jul 2011 10:59

A minha realidade é outra!

Eu — Boa tarde. Só R$10,00, por favor.

Frentista — Pois não.

Depois de pedir 10 lascas de fuel o Frentista nem fala mais nada.
fff

UNREAD_POSTpor RAFAEL..... » Qua, 06 Jul 2011 11:20

Icecub3 escreveu:Eu ainda sou do tipo que prefere trocar o filtro de óleo a cada troca, e troco a cada 5000km mesmo usando óleo semi-sintético.

Eu tbm acho que o correto é isso, trocar junto com o oleo....(a cada 10 mil)

No mesmo prazo, troco o filtro de combustivel, pq os combustiveis que agente coloca só deus sabe que que tem......

Filtro de ar não troco pq coloquei um Inflow ai só lavar, banhar de oleo mineral e colocar novamente.....

UNREAD_POSTpor Samu » Qua, 06 Jul 2011 11:24

GTI escreveu:A minha realidade é outra!

Frentista — Pois não.

fff

Enchi o tanque da gordinha semana passada pra tirar média mlk...! Crise ta mals, fazia tempo!!

fff

12.8 Km/l, :032:

UNREAD_POSTpor GTI » Qua, 06 Jul 2011 11:25

Samu escreveu:

Frentista — Pois não.

fff

Enchi o tanque da gordinha semana passada pra tirar média mlk...! Crise ta mals, fazia tempo!!

fff

Tanque do meu só molha até em cima quando vou viajar.
fff

UNREAD_POSTpor stcunha » Qua, 06 Jul 2011 11:27

RAFAEL..... escreveu:
Icecub3 escreveu:Eu ainda sou do tipo que prefere trocar o filtro de óleo a cada troca, e troco a cada 5000km mesmo usando óleo semi-sintético.

No mesmo prazo, troco o filtro de combustivel, pq os combustiveis que agente coloca só deus sabe que que tem......

Filtro de ar não troco pq coloquei um Inflow ai só lavar, banhar de oleo mineral e colocar novamente.....

+1 troco o semi de 5k em 5k, junto com o filtro de óleo. Filtro de comb. e filtro de ar a cada 10k. Quando usava carro com sintético era a cada 7k, e filtro de comb. e ar a cada 10k. Sou um pouco chato com isso pq a vida tá difícil de aguentar uma retífica. Ah militec a cada 15k, era pra ser 10k mas tb tá duro de aguentar... heheheh....

UNREAD_POSTpor wanderson.martins » Qua, 06 Jul 2011 11:29

O meu eh de 5.000 e 5.000 mil KM...
o motor já ta com 210.000 Km lacrado rsrs

UNREAD_POSTpor Samu » Qua, 06 Jul 2011 11:30

GTI escreveu:
Samu escreveu:

Frentista — Pois não.

fff

fff

fff

Ta complicado mlk... como eu uso o carro todo dia, tava indo se 50tinha em 50tinha!

fff

Vou comprar um Biz 125RR

:032:

UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Qua, 06 Jul 2011 11:32

Samu escreveu:
GTI escreveu:
Samu escreveu:

Frentista — Pois não.

fff

fff

fff

Ta complicado mlk... como eu uso o carro todo dia, tava indo se 50tinha em 50tinha!

fff

Vou comprar um Biz 125RR

Samuzinho, deixa eu trocar o seu óleo... :032:

UNREAD_POSTpor Samu » Qua, 06 Jul 2011 11:35

FABRICIUS escreveu:
Samu escreveu:
GTI escreveu:
Samu escreveu:

Frentista — Pois não.

fff

fff

fff

fff

Vou comprar um Biz 125RR

Samuzinho, deixa eu trocar o seu óleo... :032:

Meu sonho fabricinho lindo!

:016:

UNREAD_POSTpor rique2010 » Qua, 06 Jul 2011 11:53

eu sempre troco com 7.500
e é kit completo
oleo, filtro de ar, filtro de oleo, filtro de combustível, agua do radiador... procuro sempre renovar a gasolina da partida a frio tbm...
é melhor gastar no máximo 150,00 / 200,00 com isso a cada 6 meses ou 7.500k
do q gastar 3, 4 mil pra fazer um motor novo

UNREAD_POSTpor Rainier » Qua, 06 Jul 2011 13:23

bom topico
meu pai sempre fala pra minha mae nao deixar o frentista olhar agua e oleo
eles adoram passar a perna em desavisados

UNREAD_POSTpor Icecub3 » Qua, 06 Jul 2011 17:07

Rusty_UCB escreveu:Sempre troco o do meu carro com 5mil juntamente com filtro. Não pode vacilar com 16v. :034:

Com certeza e o carro retribui este carinho rodando por milhares de km sem ter que passar por uma retífica :023:

UNREAD_POSTpor stcunha » Qua, 06 Jul 2011 17:30

rique2010 escreveu:eu sempre troco com 7.500
e é kit completo
oleo, filtro de ar, filtro de oleo, filtro de combustível, agua do radiador... procuro sempre renovar a gasolina da partida a frio tbm...

Até a água do radiador? Eita... Acho que não precisa tanto, coloque um bom fluido meio/meio e dá pra rodar pelo menos uns 30k. O óleo pra 7,5k tem que ser o sintético, senão acho que perde as propriedades, se rodar no alcool dá pra rodar 7,5k com semi.

UNREAD_POSTpor RAFAEL..... » Qua, 06 Jul 2011 17:40

stcunha escreveu:
RAFAEL..... escreveu:

+1 troco o semi de 5k em 5k, junto com o filtro de óleo. Filtro de comb. e filtro de ar a cada 10k. Quando usava carro com sintético era a cada 7k, e filtro de comb. e ar a cada 10k. Sou um pouco chato com isso pq a vida tá difícil de aguentar uma retífica. Ah militec a cada 15k, era pra ser 10k mas tb tá duro de aguentar... heheheh....

Não acredito em militec......

Acho que é balela, gasto desnecessario.....

OPINIÃO MINHA, ou seja nenhum dado tecnico que comprove o que eu estou falando......

UNREAD_POSTpor rique2010 » Qua, 06 Jul 2011 18:37

stcunha escreveu:
rique2010 escreveu:eu sempre troco com 7.500
e é kit completo

Até a água do radiador? Eita... Acho que não precisa tanto, coloque um bom fluido meio/meio e dá pra rodar pelo menos uns 30k. O óleo pra 7,5k tem que ser o sintético, senão acho que perde as propriedades, se rodar no alcool dá pra rodar 7,5k com semi.

agua tbm mano
rsrs
mando tirar o bujão e lavar
qse ñ rodo com alcool
ñ tá compensando pra mim
no alcool o carro faz no máximo 9km
e com o preço de 2.09 sou mais por gasolina e ele fazer 13.5
rsrs (isso com roda 15)
com as 13 é 15km certinho

UNREAD_POSTpor thiagoSS » Qua, 06 Jul 2011 18:58

RAFAEL..... escreveu:
stcunha escreveu:
RAFAEL..... escreveu:

Não acredito em militec......

Acho que é balela, gasto desnecessario.....

OPINIÃO MINHA, ou seja nenhum dado tecnico que comprove o que eu estou falando......

tem videos no youtube de um carro rodando sem óleo, só com os restos do óleo com militec :027:

UNREAD_POSTpor Rainier » Qui, 07 Jul 2011 08:38

ai galera eu mandei a materia desse topico por email para as mulheres que conheço e para muitos outros contatos
meu tio me retornou o email com um texto que eu fique de cara segue o texto.

Filipe,
Gostei da dica, mas você não sabe ainda qual é a malandragem de fato, na verdade ele não quer completar o seu óleo, O frentista ao verificar o nível do óleo, ele não desce totalmente a vareta, logicamente com isso o nível vai ficar mais baixo, ele leva a vareta até você que está confortavelmente dentro do carro, e provavelmente aproveitando para usar o celular. Você vê a vareta e manda completar com um litro de óleo, e aí é que vem o golpe, o frentista tem um litro de óleo vazio ou com um pouco de óleo no meio do estoque, no qual ele já sabe o endereço, e como nós somos muito acomodados não descemos do carro para acompanhar o serviço do tão "prestativo" frentista ele fingi que completou o óleo, guando na verdade não coloca óleo nenhum, e com destreza de fazer inveja, ele joga na sua frente o litro vazio no lixo como que descartando a vasilhame usado, com o tempo gasto neste processo, já deu tempo do óleo descer para o carter e o nível do óleo subir, ele então coloca novamente a vareta só que desta vez até o final, e levando até ao motorista para mostra que o nível desta vez ficou correto, você paga pelo óleo que não existiu e ele emboça o valor, já que não tem que repassar nada para o posto, quando você vai embora, o então frentista pega no lixo novamente o vasilhame descartado e recoloca no meio dos outros óleos novamente, esperando o próximo freguês, de preferência os que não descem do carro para acompanhar o abastecimento ou nem olham para bomba para saber se ela está zerada, estes com certeza já passaram no primeiro teste do frentista e são candidatos em potencial para o golpe.
Este golpe foi confessado por um conhecido meu, que simplesmente disse que vendia em média 80 (oitenta) litros de óleo fantasma por dia.
Porrtanto fique mais atento ainda e se possível mande este email novamente para seus amigos. Valeu?
Marco Antônio

vei to de cara qnto esse frentista safado num ganhava por dia, por mês então.

Próximo

Retornar para Matérias