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[Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

Área destinada à matérias diversas...

Moderador: Equipe-D

[Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Dinho » Qui, 31 Jan 2008 10:07

Tudo sobre molas
Reunido por Dinho Alves
Publicado em: http://www.digus.com.br/dforum
Fontes:
http://www.meucarro.jp/dicas_mola.cfm
http://www.astrolabioazul.com/paixao2cv ... susp_2.php
http://www.turbocar.com.br/dicasprep.htm




1) O que é uma Mola?

- Uma mola é um objeto elástico flexível usado para armazenar a energia mecânica . As molas são feitas geralmente de aço endurecido.



2) Tipos mola


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- a mola helicoidal ou de bobina (feita enrolando um fio em torno de um cilindro) e a mola cónica - estes são tipos de mola de torsão , porque o fio próprio é torcido quando a mola é comprimida ou esticada.



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- a mola de lâmina: usada nos amortecedores de veículos off-road, conhecidas como "feixe de molas" e em interruptores elétricos.



ImagemImagem

- Mola pneumática: As primeiras molas pneumáticas foram desenvolvidas pela FIRESTONE na década de 30. Suspensões a ar com molas FIRESTONE foram apresentadas pela primeira vez em automóveis experimentais em 1935.




3) Como funciona a mola?

Molas têm uma característica chamada energia acumulada por peso. Um dado fundamental de toda mola é sua constante (c). A constante da mola é o coeficiente da força F requerida para comprimir a mola e o deslocamento associado.

A unidade mais usada é o newton/milímetro (N/mm). Colocada a mola num dispositivo, como em um sistema de suspensão, comprimindo-a e anotando o quanto foi comprimida, estabelece-se uma relação entre força aplicada e deslocamento do êmbolo da prensa, chegando-se à constante da mola.

Por exemplo, se a mola foi comprimida 10 mm sob força de 15 kg, sua constante é 1,5 kg/mm; em newtons, 14,7 N/mm. Com objetivo de obter estabiliade e conforte em sistemas automotivos, as molas helicoidais e de lâminas têm constante variável. Isto significa que a cada força aplicada durante a compressão a constante da mola vai mudar.

Quanto maior o valor de c, maior será a força necessária para comprimir a mola, logo o sistema será mais "duro".

Uma mola possui dois comprimentos, o livre e o de instalação. A diferença entre os dois, em milímetros, multiplicado pela constante, resultará no peso que a mola vai suportar e manter em uma dada altura de suspensão. Desse modo, é possível haver molas de diferentes constantes que deixem o carro com a mesma altura, como pode ser feito o inverso: termos duas molas com constantes iguais mas com alturas diferentes (MOLAS ESPORTIVAS). Se um carro sai de fábrica com molas dianteiras de 18 N/mm, quem apreciar uma suspensão mais firme pode usar outra de 20 N/mm, por exemplo.

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4) Porque não se deve cortar molas?

Quanto mais elevada a constante, mais a mola resistirá à força, portanto mais dura ela será. Dá-se o inverso com constante mais baixa.

Cortar elos de uma mola helicoidal eleva sua constante, da mesma maneira que encurtar uma barra de torção. Então, ao se cortar elos da mola com o intuito de abaixar o carro, a suspensão, além do rebaixamento, ficará mais dura. Como já se pode ver, mexer em mola requer conhecimentos.

- Com a mola aquecida o sua estrutura fica prejudicada (a mola destemperada fica mais frágil) e pode acontecer a deformação ou quebra da mesma . Essa deformação ou quebra pode acontecer por um período de tempo muito curto (2 meses) ou até menos , tudo depende por onde o carro anda (se a rua possui muitos buracos ou não).

- As técnicas de esquentar ou cortar molas podem danificar os amortecedores , danificar os batentes e até mesmo desalinhar o veículo, causando dificuldades para frenagem e dirigibilidade (principalmente em curvas e viradas bruscas).

- Ainda, molas cortadas podem de desprender dos pratos da coluna de amortecedor, rasgando pneus e desestabilizando todo o veículo.

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5) Molas Lineares X Molas Progressivas:

Nas molas convencionais, conhecidas como molas lineares, a constante da mola é constante.

No caso das molas de acção progressiva, a constante da mola é dependente do deslocamento, isto é o valor c aumenta à medida que a mola é comprimida.



6) Molas Esportivas:

As molas esportivas têm um rate inicial menor que as originais de fábrica para ganhar altura livre, com o objetivo que não ficar solta no "strut", como pode ocorrer quando a mola é cortada.

Tem uma região de transição suave, que foi concebida pensando em não alterar bruscamente a sensação de conforto, e o rate final foi sensivelmente aumentado para atingir a condição de carga máxima, evitando assim fim de curso na suspensão.

E a partir das molas de ação linear juntamente com a atuação que pode-se obter com molas de ação progressiva foi desenvolvida a novidade: as molas esportivas de alta performance.

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Editado pela última vez por Dinho em Sáb, 16 Fev 2008 10:12, num total de 1 vezes

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UNREAD_POSTpor Alez » Qua, 13 Fev 2008 22:41

Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...


UNREAD_POSTpor Hudson » Qua, 13 Fev 2008 23:51

Muito bom mesmo esse informação. tem que por ele fixo


UNREAD_POSTpor Dinho » Sex, 15 Fev 2008 16:42

Alez escreveu:Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...



Segue:

1) Esportivas de Ação linear:
- Molas Red Coil - Nacionais, custam cerca de 450,00


2) Esportivas de Ação Progressiva:
- Molas Kangoo Run - nacionais, custam cerca de R$ 300,00 na Comando AP;
- Molas Eibach - importadas (as melhores) custam cerca de R$ 800,00
- Molas AGKit - Argentinas, custam cerca de R$ 600,00
- Molas H&R - Européias, difíceis de achar no Brasil
- Molas Macaulay - entre as nacionais, a menos conhecida e, por isso, não posso avaliar a qualidade (http://www.macaulay.com.br)


UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Sex, 15 Fev 2008 17:00

Dinho escreveu:
Alez escreveu:Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...



Segue:

1) Esportivas de Ação linear:
- Molas Red Coil - Nacionais, custam cerca de 450,00


2) Esportivas de Ação Progressiva:
- Molas Kangoo Run - nacionais, custam cerca de R$ 300,00 na Comando AP;
- Molas Eibach - importadas (as melhores) custam cerca de R$ 800,00
- Molas AGKit - Argentinas, custam cerca de R$ 600,00
- Molas H&R - Européias, difíceis de achar no Brasil
- Molas Macaulay - entre as nacionais, a menos conhecida e, por isso, não posso avaliar a qualidade (http://www.macaulay.com.br)


NÃO SEI QUANTOS AS MOLAS ESPORTIVAS DINHO, MAS MEU IRMÃO TEVE UM ESCORT XR3 COM SUSPENÇÃO A ROSCA DA MACAULAY E DETESTOU, POIS NÃO TINHA CONFORTO E PARECIA QUE ELA ERA MOLA DE MOTO BIZ...EU ANDAVA NELE TAMBÉM E NÃO GOSTEI...


UNREAD_POSTpor Dinho » Sex, 15 Fev 2008 17:09

FABRICIUS escreveu:
NÃO SEI QUANTOS AS MOLAS ESPORTIVAS DINHO, MAS MEU IRMÃO TEVE UM ESCORT XR3 COM SUSPENÇÃO A ROSCA DA MACAULAY E DETESTOU, POIS NÃO TINHA CONFORTO E PARECIA QUE ELA ERA MOLA DE MOTO BIZ...EU ANDAVA NELE TAMBÉM E NÃO GOSTEI...



Todo mundo fala isso das Macaulay msm... Eu nunca vi nem testei... Pelo preço delas é melhor comprar umas Cangoo Run que são progressivas...

Usei as Cangoo num palio G3 e ficou bom demais msm!!! Parecia suspensão original....


UNREAD_POSTpor FABRICIUS » Sex, 15 Fev 2008 17:15

Dinho escreveu:
FABRICIUS escreveu:
NÃO SEI QUANTOS AS MOLAS ESPORTIVAS DINHO, MAS MEU IRMÃO TEVE UM ESCORT XR3 COM SUSPENÇÃO A ROSCA DA MACAULAY E DETESTOU, POIS NÃO TINHA CONFORTO E PARECIA QUE ELA ERA MOLA DE MOTO BIZ...EU ANDAVA NELE TAMBÉM E NÃO GOSTEI...



Todo mundo fala isso das Macaulay msm... Eu nunca vi nem testei... Pelo preço delas é melhor comprar umas Cangoo Run que são progressivas...

Usei as Cangoo num palio G3 e ficou bom demais msm!!! Parecia suspensão original....


O PALIO BAIXO MAIS OU MENOS QUANTOS DEDOS DINHO?AS MOLAS SÃO UNIVERSAIS OU HÁ DE VÁRIAS ALTURAS?POIS JÁ VI MOLAS QUE OS CARROS PARECEM QUE NÃO MUDOU NADA ESTETICAMENTE E OUTRAS QUE O CARRO QUASE "ENTERROU"


UNREAD_POSTpor Alez » Sex, 15 Fev 2008 17:41

Dinho escreveu:
Alez escreveu:Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...



Segue:

1) Esportivas de Ação linear:
- Molas Red Coil - Nacionais, custam cerca de 450,00


2) Esportivas de Ação Progressiva:
- Molas Kangoo Run - nacionais, custam cerca de R$ 300,00 na Comando AP;
- Molas Eibach - importadas (as melhores) custam cerca de R$ 800,00
- Molas AGKit - Argentinas, custam cerca de R$ 600,00
- Molas H&R - Européias, difíceis de achar no Brasil
- Molas Macaulay - entre as nacionais, a menos conhecida e, por isso, não posso avaliar a qualidade (http://www.macaulay.com.br)


Obrigado cara... então no caso é melhor comprar mola progressiva?

Outra coisa dinho: no caso você que gosta dos carros da FIAT... vc saberia me dizer onde teria dessas molas progressivas pra comprar para o palio weekend segunda geração com motor GM 1.8?

Mais uma vez: Grato.


UNREAD_POSTpor Alez » Sex, 15 Fev 2008 18:15

Alez escreveu:
Dinho escreveu:
Alez escreveu:Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...



Segue:

1) Esportivas de Ação linear:
- Molas Red Coil - Nacionais, custam cerca de 450,00


2) Esportivas de Ação Progressiva:
- Molas Kangoo Run - nacionais, custam cerca de R$ 300,00 na Comando AP;
- Molas Eibach - importadas (as melhores) custam cerca de R$ 800,00
- Molas AGKit - Argentinas, custam cerca de R$ 600,00
- Molas H&R - Européias, difíceis de achar no Brasil
- Molas Macaulay - entre as nacionais, a menos conhecida e, por isso, não posso avaliar a qualidade (http://www.macaulay.com.br)


Obrigado cara... então no caso é melhor comprar mola progressiva?

Outra coisa dinho: no caso você que gosta dos carros da FIAT... vc saberia me dizer onde teria dessas molas progressivas pra comprar para o palio weekend segunda geração com motor GM 1.8?

Mais uma vez: Grato.


P.s: onde fica essa Comando AP?


UNREAD_POSTpor Dinho » Sáb, 16 Fev 2008 10:07

Alez escreveu:
P.s: onde fica essa Comando AP?


É a Comando Auto Peças.... Eu sei que a do H Norte tem pq comprei as do antigo Palio da patroa lá, na época Dez/2006 paguei R$ 350,00 divido em 3X sem juros....

Outras lojas:


http://www.wolloko.com
http://www.autoz.com.br
http://www.vtuning.com
Tebão Auto Peças em Brasília
Street Racing em Brasília
Polimarcas em Brasília
Multi-Rodas em Brasilia
MC Rodas em Brasilia


UNREAD_POSTpor Alez » Sáb, 16 Fev 2008 10:21

Dinho escreveu:
Alez escreveu:
P.s: onde fica essa Comando AP?


É a Comando Auto Peças.... Eu sei que a do H Norte tem pq comprei as do antigo Palio da patroa lá, na época Dez/2006 paguei R$ 350,00 divido em 3X sem juros....

Outras lojas:


http://www.wolloko.com
http://www.autoz.com.br
http://www.vtuning.com
Tebão Auto Peças em Brasília
Street Racing em Brasília
Polimarcas em Brasília
Multi-Rodas em Brasilia
MC Rodas em Brasilia


Cara muito Obrigado...

:walla:


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor GuinhO^^ » Qui, 05 Jun 2008 12:58

Rebaixar é arte...

RASPAR??? *****...faz parte.... :019: :019: :019: :019:

hUHAUhauUAuUAuhUauUHUa


Re:

UNREAD_POSTpor Pedrinho » Qui, 05 Jun 2008 13:32

Dinho escreveu:
Alez escreveu:
P.s: onde fica essa Comando AP?


É a Comando Auto Peças.... Eu sei que a do H Norte tem pq comprei as do antigo Palio da patroa lá, na época Dez/2006 paguei R$ 350,00 divido em 3X sem juros....

Outras lojas:


http://www.wolloko.com
http://www.autoz.com.br
http://www.vtuning.com
Tebão Auto Peças em Brasília
Street Racing em Brasília
Polimarcas em Brasília
Multi-Rodas em Brasilia
MC Rodas em Brasilia



DINHO, porque algumas siguradoras nao permitem o uso de molas esportivas, ja que as mesmas sao autorizadas pelo detran????
to com esse problema.... :025:
tem como fazer alguma coisa ou so mudando de siguradora?!?
Um abraço!!


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor GuinhO^^ » Sex, 06 Jun 2008 11:16

Pior...tem isso msm...

:025:

A questao das seguradoras... :025:


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor df.leonardo » Qui, 12 Jun 2008 14:37

Alguem sabe como se da o procedimento passo a passo para legalizar o rebaixamento atraves de molas esportivas junto ao Detran?


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Ch3v3tt3 Cav3rinha » Sex, 31 Out 2008 14:36

ae galera sobre suspensaão a ar..

quero colocar no meu carro mais estou meio na duvida e tal..

é o seguinte depois de instalada a susp/ar, necessita de fazer manutenções periodicamente?

valew


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Gervas » Dom, 11 Out 2009 17:32

amigos,


to cum problemaoo ^^

minha roda tah pra fora e como uso mola esportia tah pegando pra caraii

o q posso fazer pra coloka essa roda mais pra dentro ?


passe no cubo u q?


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Dinho » Ter, 10 Nov 2009 17:11

Gervas escreveu:amigos,


to cum problemaoo ^^

minha roda tah pra fora e como uso mola esportia tah pegando pra caraii

o q posso fazer pra coloka essa roda mais pra dentro ?


passe no cubo u q?



Troque suas rodas por rodas com Off-set correto pro teu carro (que acho que é 38 ou 40mm)


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor CVLEAL » Seg, 08 Mar 2010 21:46

ah mlki rebate logo essa lata e trepa no shao
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Gustavo_BsB » Ter, 23 Mar 2010 10:32

:clap:

Boa materia...antiga mais atual ate hoje!!!


Re:

UNREAD_POSTpor binhu_stifler » Ter, 23 Mar 2010 10:43

Dinho escreveu:
Alez escreveu:Dinho... me passa novamente aquela relação das molas esportivas que podem ser adquiridas sem dor de cabeça... tô afim de usar mais mola cortada não.

Grato...



Segue:

1) Esportivas de Ação linear:
- Molas Red Coil - Nacionais, custam cerca de 450,00


2) Esportivas de Ação Progressiva:
- Molas Kangoo Run - nacionais, custam cerca de R$ 300,00 na Comando AP;
- Molas Eibach - importadas (as melhores) custam cerca de R$ 800,00
- Molas AGKit - Argentinas, custam cerca de R$ 600,00
- Molas H&R - Européias, difíceis de achar no Brasil
- Molas Macaulay - entre as nacionais, a menos conhecida e, por isso, não posso avaliar a qualidade (http://www.macaulay.com.br)


se´ra que acho as molas Red Coil pro meu verona ano 91???? :026:




Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor Kiko Turbo » Dom, 12 Set 2010 08:47

Excelente matéria Dinho!

Tenho meu voyaginho desde 2003, e SEMPRE usei mola cortada, semana passada adquiri molas esportivas ALIPERTI, ele ficou um pouco mais alto, mas só tive alegria, ficou mais macio e não ficou bobo... eu aconselho. Mola cortada nunca mais!!


Re: [Técnica] Tudo sobre molas: cortar, esportivas e outros

UNREAD_POSTpor MedMax » Ter, 21 Set 2010 16:27

Kiko Turbo escreveu:Excelente matéria Dinho!

Tenho meu voyaginho desde 2003, e SEMPRE usei mola cortada, semana passada adquiri molas esportivas ALIPERTI, ele ficou um pouco mais alto, mas só tive alegria, ficou mais macio e não ficou bobo... eu aconselho. Mola cortada nunca mais!!


Kiko,
To procurando molas pro meu corsa classic e na comando auto peças só vende essa Aliperti, vc já usou algum outro tipo de mola esportiva nesse ou em outro carro ou só essa? Se sim, elas são comparaveis a quais? Em relação a original quantos centimetros mais ou menos ela abaixa? Onde vc comprou e quanto vc pagou?

Valeu Kiko.


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