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GUIA REBAIXAMENTO: instalação da suspensão à ar...

Quer modificar seu carro e não tem idéia do que fazer ??? Aqui você poderá entrar em debate sobre o que cairá melhor em sua máquina...

Moderador: Equipe-D

GUIA REBAIXAMENTO: instalação da suspensão à ar...

UNREAD_POSTpor ::JP:: » Qui, 21 Fev 2008 07:58

Ar que sobe e desce!

Ultimamente está se tornando cada vez mais comum ver carros com suspensão a ar rodando pelo Brasil, principalmente em feiras e eventos do setor automotivo. Porém, ainda há muita desinformação a respeito deste tipo de suspensão. Dúvidas e questionamentos são frequentes para aqueles que ainda não viram o sistema de perto, por este motivo fomos até a B&F Suspensões, uma das empresas pioneiras na fabricação de kits de suspensão a ar (totalmente nacional) acompanhar a montagem de um carro passo-a-passo.

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Antes de iniciarmos o passo-a-passo da montagem vale ressaltar que qualquer tipo de veículo pode receber uma suspensão a ar, salvo algumas excessões, como carros que possuem suspensão c/ barras de torção. Existem basicamente 2 tipos de montagem de uma suspensão a ar, são elas:

- Sistema independente
- Sistema frente e traseira


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Com o sistema independente é possível regular cada uma das 4 rodas do veículo de maneira independente, ou seja, é possível levantar e/ou rebaixar apenas a roda dianteira do lado esquerdo, ou a roda traseira direita e assim por diante. Já com o sistema frente e traseira é possivel levantar e/ou rebaixar a frente ou a traseira do carro, ou seja, através dos botões de acionamento da suspensão as duas rodas dianteiras e/ou traseiras são acionadas simultaneamente.

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Sendo assim vamos partir para a montagem do kit. O carro que ilustra esta matéria é uma GM Ipanema, o tipo de montagem da suspensão a ar escolhido é o independente nas 4 rodas. Inicialmente o carro é colocado sobre cavaletes para mante-lo elevado. Na dianteira, antes de retirar o conjunto do telescópio para fora, é preciso separar o disco de freio, as pinças, a homocinética e o terminal de direção. Na traseira apenas a roda é retirada e o amortecedor é solto para facilitar o manuseio do eixo traseiro.

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Na dianteira, o telescópio original do carro é substituido por outro com o corpo encurtado, o amortecedor original também é substituido, agora ele é 30% mais duro. A mola é retirada do telescópio e no mesmo local é colocado a bolsa de ar. O amortecedor permanece no mesmo lugar, sua aste passa por dentro da bolsa, servindo para vedar a mesma, impedindo o vazamento de ar. Com o novo conjunto finalizado, (telescópio, bolsa de ar e amortecedor) ele é novamente montado no carro, discos de freio, pinças, homocinética e o terminal de direção são recolocados em seus devidos lugares.

A próxima etapa é passar todo o mangueiramento pelo carro. As mangueiras saem do cilindro onde o ar é armazenado e vão para as válvulas solenóides, das válvulas, as mangueiras vão para as bolsas de ar, passando pelos manômetros (relógios) que indicam a pressão de cada bolsa de ar (no caso da suspensão frente/trás a pressão de ar da dianteira e traseira do carro). Ao todo são gastos cerca de 15 metros de mangueira (variando de carro para carro).

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Na parte traseira em baixo do carro e na frente próximo ao motor são colocadas as válvulas solenóides, são elas que controlam a entrada e saída de ar das bolsas. No caso do sistema independente são colocadas 2 válvulas solenóides para cada bolsa (roda) 1 faz a entrada do ar e a outra faz a saída do ar. No caso do sistema frente e trás, são utilizadas 2 válvulas para cada 2 bolsas (rodas) 1 para entrada outra para saída do ar.

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Com a frente do carro totalmente montada, mangueiramento passado e válvulas instaladas, falta apenas a colocação das bolsas de ar traseiras. As bolsas traseiras são colocadas no mesmo local das molas originais do carro, que são retiradas. Por fim as mangueiras são conectadas as bolsas de ar. Na traseira deste carro o amortecedor permance original, mas dependendo do veículo ele deve ser substituido por outro preparado.

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No porta-malas do carro fica o cilindro de ar que armazena todo o ar responsável pelo "sobe-e-desce" do carro. No cilindro utilizado neste carro cabem cerca de 130 libras, fazendo o carro subir e descer aproximadamente 7 vezes. Quando o ar do cilindro acaba é necessário recarrega-lo, para isto basta uma bomba de pneus convencional (a mesma que utilizamos em postos de gasolina para calibrar o pneu do carro).

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Para quem deseja mais conforto, o kit de suspensão a ar conta também com 2 acessórios opcionais, são eles: o controle remoto e o compressor. O controle remoto, faz o mesmo papel dos botões de acionamento da suspensão instalados no interior do carro, porém, através de controle remoto. Já o compressor, faz a captura do ar para o cilindro, não sendo mais necessário utilizar uma bomba de pneus para encher o cilindro de ar.

Instalação finalizada

Abaixo fotos do carro com a suspensão completamente instalada, mostrando algumas das variações conseguidas através da suspensão a ar. A variação de altura muda conforme o carro, na Ipanema deste passo-a-passo chega a cerca de 10 cm.

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O funcionamento da suspensão a ar é feito através de uma bolsa de ar que substitui a mola original do carro. Esta bolsa de ar pode ser inflada (levantando o carro) ou ser murcha (rebaixando o carro).

Cada uma das 4 bolsas de ar instaladas no carro são assistidas por um par de válvulas solenóides, uma de entrada de ar, outra de saída de ar. Os comandos de entrada e saída de ar são feitos no interior do carro através de botões ou opcionalmente por controle remoto.

O ar utilizado no conjunto é armazenado em um reservatório de ar (cilindro de ar) para mante-lô abastecido basta utilizar um calibrador de pneus (de posto de gasolina) ou através de um compressor elétrico (opcional) que faz a captura do ar.

A figura ao lado ilustra o funcionamento da bolsa no telescópio do carro quando ela é inflada ou murcha.

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UNREAD_POSTpor GORDIN_G3 » Qui, 21 Fev 2008 08:06

Boa matéria . :D




Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor stefan schmidt » Ter, 03 Mar 2009 17:34

INSTALEI A MINHA EM CASA COM APENAS UM JACAREZIN E UMA CAIXA DE FERRAMENTAS
FICO PERFEITO, TIRANDO UMA MANGUEIRA Q ESTOUROU PQ PASSEI POR LUGAR ERRADO, DEU TUDO CERTO. É SIMPLES SÓ FAZER DIREITO

ABRAX








Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor GTI » Seg, 11 Mai 2009 14:28

Nóssa, tem mais de um ano que o tópico foi postado e quase ninguém viu, inclusive eu! Essa merecia mesmo ser desenterrada.
Muito bom o tópico!
:clap: :clap: :clap:


Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor MárciOCaldas » Seg, 11 Mai 2009 14:42

Achei esse cilindro de ar enorme...

Boa materia...

:clap:
Editado pela última vez por MárciOCaldas em Sex, 26 Fev 2010 15:38, num total de 1 vezes


Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor rodriggoweb » Seg, 11 Mai 2009 15:07

o canal eh no controle e com compressor,ficar enchendo e entrando dentro do carro pra apertar botão,não rola !!!




Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor luiz_montana » Sáb, 28 Nov 2009 09:20

MUITO BOA MATERIA
PARABENS!!!!!!!!!!!!! :haha:




Re: [Materia] Suspensão à Ar: como instalar?

UNREAD_POSTpor mangulão » Sex, 26 Fev 2010 15:34

parabéns....
pela matéria !!!!!!!!!!!!
precisamos de tipos assim de conhecimentos
valeus!!!!!!!!! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:




Re: GUIA REBAIXAMENTO: instalação da suspensão à ar...

UNREAD_POSTpor Eddylogus » Seg, 16 Mai 2011 10:12

interessante, mas acho uma besteira suspensão a ar














Re: GUIA REBAIXAMENTO: instalação da suspensão à ar...

UNREAD_POSTpor RAFAEL..... » Qua, 29 Jun 2011 22:36

DUVIDA: pode andar com 0 de pressão??? Fica com estabilidade boa?
Editado pela última vez por RAFAEL..... em Qua, 29 Jun 2011 22:51, num total de 1 vezes






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