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Sódio nos alimentos

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Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor -HUNTER- » Ter, 16 Out 2012 13:42

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O sódio é um mineral presente em diversos alimentos, mas é constituinte principal do sal de cozinha (cloreto de sódio NaCl).

Em quantidades excessivas, este mineral pode prejudicar a saúde. Mas você sabe porque? O sódio participa de funções básicas no corpo, como equilíbrio ácido-base, equilíbrio de água no organismo, contração muscular, impulsos nervosos, ritmo cardíaco, entre outros, sendo então fundamental para a saúde física.

Porém, consumir excessivamente o sódio faz com que ocorra a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial.

Já a restrição do consumo de sódio diminui a pressão arterial, e segundo alguns estudos reduz a mortalidade por doenças como acidente vascular encefálico e na regressão da hipertrofia ventricular esquerda. A restrição do consumo de sódio pode ainda reduzir a excreção de cálcio pela urina, contribuindo para a prevenção da osteoporose em mulheres idosas.

Por isso, a diminuição de sódio deve ser feita não apenas por pessoas hipertensas, mas pela população em geral. Mas não é só o sal que possui sódio, frutos do mar, alimentos enlatados, conservas, embutidos e defumados são ricos em sódio. Existem hoje no mercado produtos substitutos de sal, contendo cloreto de potássio em substituição ao cloreto de sódio e podem ser consumidos, principalmente para pacientes hipertensos.

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Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor ::JP:: » Qua, 17 Out 2012 10:23

Fantastico!

Nunca parei pra ler sobre isso. :027:


Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor _DuDu_ » Qua, 17 Out 2012 11:57

Parabéns Hunter..

Top a Matéria.


Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor AGMATHEUS » Sex, 19 Out 2012 09:44

Boa.
Como dizem: "Você é o que você come".
Alimentação, assim como o treino, precisa ser levada a sério.


Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor Rodrigo Rmc » Dom, 04 Nov 2012 22:22

Isso para pessoas sedentarias! Mas mesmo p/ os que treinam e importante controlar a ingestão de sódio seja qual for a fonte...

Mas sabiam Q no pós-treino e bom ter uma pequena quantidade pode ajudar na hipertrofia miofibrilar?!


Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor ewertongol » Seg, 05 Nov 2012 08:40

Os suplementos pelo que eu vi tem muito sódio? isso interfere em alguma coisa???


Re: Sódio nos alimentos

UNREAD_POSTpor -HUNTER- » Seg, 05 Nov 2012 08:43

ewertongol escreveu:Os suplementos pelo que eu vi tem muito sódio? isso interfere em alguma coisa???

É só vc controlar na alimentação durante o dia

Eu comprei aquele sal cisne light, que tem 50% menos sódio



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